O Liverpool perdeu para o Everton por 2 a 0, nesta quarta-feira (24), pela 29ª rodada da Premier League 2023/24. Os gols no Goodison Park foram marcados por Jarred Branthwaite e Calvert-Lewin.
O resultado complica e muito a vida dos Reds na briga pelo último título inglês de Jürgen Klopp. O clube estaciona na segunda posição, com 74 pontos, enquanto os Toffees garantem uma vitória importante na luta contra o rebaixamento.
Liverpool domina jogo, mas Everton é mais eficiente
Havia muita coisa em jogo no Derby de Merseyside desta quarta-feira. De um lado, o Liverpool ainda tentando se manter vivo na luta pelo título da Premier League. Do outro, o Everton mais uma vez querendo se afastar da zona de rebaixamento. E o ritmo intenso do jogo mostrou a importância do confronto.
Como esperado, o Liverpool passou a partida inteira superior na posse de bola (77% versus 23%), enquanto os Toffees esperavam oportunidades de contra-ataque. Mas quem soube aproveitar as chances foi o Everton. Aos 27 minutos, depois de um “bate rebate” na área, a bola sobrou para a joia Jarred Branthwaite marcar o primeiro.
Segundo gol indica “desistência” do Liverpool pelo título
Após o gol do zagueiro, o Liverpool passou a pressionar com ainda mais intensidade. O Everton contou com grandes defesas do goleiro Jordan Pickford e uma boa atuação de Branthwaite e Tarkowski para impedir que a defesa fosse vazada.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu praticamente da mesma forma — incluindo o fato de os Toffees serem mais eficientes na missão de afundar as redes, usando sua grande especialidade: a bola parada. Aos 13 minutos, em uma cobrança de escanteio, Calvert-Lewin subiu sem nenhuma marcação e cabeceou para marcar o segundo gol da equipe da casa.
Pickford precisou trabalhar para manter o placar e protagonizou grandes defesas até o último minuto do clássico. As mudanças de Klopp, com a entrada de Endo e Elliott, não surtiram efeito, levando a um melancólico fim para o último Derby de Merseyside do treinador, que foi a primeira vitória da equipe azul no clássico desde 2021.
Nas redes sociais, os torcedores dos Reds reclamaram da falta de entrega do elenco no clássico para conquistar o resultado.
Tchau títulos. O time entregou-se. Agora só resta brigar pela vaga na Champions na próxima temporada
— Marcio Alvim 🚩🚩🚩 (@marcioalvim2) April 24, 2024
Ainda dá? Liverpool estaciona na tabela
Com o resultado, os Reds permanecem na segunda posição, três pontos atrás do líder Arsenal e apenas um à frente do Manchester City, que ainda tem dois jogos a mais para disputar.
Agora, o Liverpool enfrenta o West Ham fora de cada, no sábado (27), às 8h30 (horário de Brasília). Já o Everton enfrenta o Brentford, no mesmo dia, em casa, às 13h30.