Rivais pedem indenização bilionária, Everton pode ter nova perda de pontos ‘catastrófica’ e selar queda

4 minutos de leitura

A punição do Everton por irregularidades financeiras na Premier League pode ganhar um novo capítulo. Depois de a liga oficializar a perda de dez pontos na tabela de classificação para os Toffees, devido a um déficit milionário no caixa dos últimos três anos, o clube ainda deve receber uma nova punição.

De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, por causa de uma questão contratual com os possíveis novos donos da 777 Partners, o clube poderia sofrer uma nova dedução automática de nove pontos. Isso levaria os Toffees a uma pontuação negativa de -5, praticamente selando o rebaixamento da equipe.

Everton pode sofrer nova punição por irregularidades financeiras

O atual acionista majoritário do Everton, Farhad Moshiri, anunciou em setembro que firmou um acordo de venda da sua porcentagem do clube para a 777 Partners, empresa que também é dona do Vasco no Brasil. O acordo ainda está passando pela aprovação da Premier League, mas a mídia britânica tem indicado que a compra tende a ser aprovada.

Porém, o “Daily Mail” apurou que há uma cláusula no contrato que diz que o preço de venda do clube será reduzido significativamente se o Everton for instruído a “pagar uma indenização ou for rebaixado da Premier League”.

Rebaixados, Leeds e Leicester pedem indenização

O mesmo veículo noticiou na sexta-feira (17) que, além da punição de dez pontos já aplicada, Burnley, Leeds e Leicester planejam processar o Everton, o que afetaria o acordo com a 777. Cada um dos três clubes pretendem cobrar uma indenização de 100 milhões de libras cada, já que todos sofreram rebaixamentos nas últimas três temporadas, pelas quais o Everton foi condenado por gastos excessivos.

O trio tem 28 dias, contados a partir do julgamento de sexta, para apresentar formalmente sua reclamação. Caso eles sigam em frente e o Everton seja considerado culpado, o valor exato das indenizações será definido por uma comissão independente.

Se toda essa situação se concretizar antes do fim desta temporada, o caixa do Everton sofreria uma descompensação significativa. Por causa de uma regra implementada em 2004 no regulamento da Premier League, o clube, então sofreria uma nova penalidade automática de nove pontos.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.