O Everton enfrenta problemas dentro e fora de campo. O proprietário da equipe, Larhad Moshiri, está disposto à vender o clube de Liverpool e está negociando com uma empresa americana, buscando investimento considerado necessário para os Toffees.
Na Premier League, o Everton ocupa a 19ª colocação com 15 pontos, sendo três vitórias, seis empates e 11 derrotas nas 20 partidas disputadas na competição. Os resultados ruins e a péssima campanha, resultaram na demissão de Frank Lampard.
Everton negocia investimentos com empresa americana
Recentemente, o proprietário do Everton colocou a equipe à venda. Desde 2016, Larhad Moshiri é acionista majoritário da equipe de Liverpool. No entanto, os resultados dos últimos anos, escapando do rebaixamento nas últimas rodadas na temporada passada e ocupando a penúltima colocação da Premier League 2022/23, mesmo investindo na contratação de jogadores, não vem agradando os torcedores.
O mandatário dos Toffees está negociando com a empresa americana, a MSP Sports Capital, sobre a venda de uma parte minoritária da equipe. Recentemente, Jahm Njafi, um dos executivos da empresa, acompanhou a partida do Everton contra o Southampton no Goodison Park, pela Premier League.
A ideia de Farhad Moshiri é vender uma porcentagem do Everton pelo valor mínimo de 500 milhões de libras. O objetivo é investir uma parte do valor na construção do Everton Stadium, localizado em Bramley-Moore Dock e está previsto para ser inaugurado no início da temporada 2024/25.
Além das obras no estádio, a diretoria do Everton busca a recuperação da equipe. Primeiramente, sair da zona de rebaixamento, evitando a queda para a Championship. Em seguida, iniciar o planejamento para investir em jogadores e disputar as primeiras colocações da Premier League, seguindo os passos do Newcastle.
A MSP tem um histórico com o esporte. A empresa negociou com Daniel Levy em 2015, sobre o investimento na construção do Tottenham Hotspurs Stadium. Além disso, Jahm Najafi é investidor do Phoenix Suns, time da NBA, McLaren Racing, equipe da Fórmula 1, e do Augsburg, da Aleamanha.
Everton busca a contratação de novo treinador
Enquanto negocia a venda do Everton, Moshiri precisa resolver outro problema na equipe. Na última segunda-feira (23), Frank Lampard foi demitido e os Toffees buscam um novo treinador.
Alguns nomes vem sendo ligados ao clube de Liverpool, com Bielsa sendo o favorito para o cargo. Segundo a imprensa internacional, o treinador viajou para Londres, onde irá negociar com a diretoria dos Toffees. Outros nomes especulados são Solskjaer, Sean Dyche e Ralph Hasenhuttl.
Além da contratação do novo treinador, o Everton também busca a definição de Anthony Gordon. O jogador não participou das últimas duas sessões de treinamentos, enquanto negocia a transferência para o Newcastle, que ofereceu 35 milhões de libras pelo atleta.
O Everton corre contra o tempo para definir os últimos detalhe da possível saída de Gordon e da contratação do novo treinador. O clube está utilizando a pausa para as disputas das Copas na Inglaterra para anunciar o novo comandante. O próximo compromisso dos Toffees será no dia 4 de fevereiro, contra o Arsenal.