Everton pode ter que pagar R$ 1,8 bilhão a 3 times ‘prejudicados’ após punição por perda de pontos

3 minutos de leitura

A sexta-feira (17) tem sido um filme de terror para o Everton e seu torcedor. E ainda pode piorar. Depois de ter sido punido pela Premier League com a dedução de dez pontos na tabela, o clube agora pode enfrentar um processo bilionário contra outras equipes do futebol inglês.

Três times rebaixados nas últimas duas temporadas se julgam como prejudicados pela situação. As equipe devem ir à Justiça contra o clube de Merseyside.

Everton pode ter que indenizar adversários

Leicester City, Leeds United e Burnley querem cobrar até 300 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) do Everton. A informação é do “Mail Sport”. Os clubes entendem que foram prejudicados, já que a situação processual dos Toffees poderia ter sido resolvida antes.

Leicester e Leeds brigaram contra o rebaixamento contra a equipe de Sean Dyche até a última rodada da Premier League. O time do Goodson Park venceu o Bournemouth na última rodada e conseguiu ficar dois pontos à frente da zona da degola. Caso tivesse sido punido com a perda de dez pontos naquele campeonato, o clube ficaria com 26 pontos, na vice-lanterna, atrás de Foxes e Whites.

O Burnley caiu em 2021/22 e se juntou à causa já que o Everton também lutou para não cair na temporada. As equipes estimaram o valor de 300 milhões de libras pela quantia de 100 milhões de libras que cada uma acredita ter perdido com os rebaixamentos.

O trio havia escrito uma carta à Premier League no último mês para notificar da intenção. Com a punição sacramentada, eles confirmaram que tomarão as devidas providências.

Por que o Everton foi punido pela Premier League?

A Premier League apresentou uma queixa contra o Everton por violações de regras financeiras e, posteriormente, formou uma comissão independente para julgar o caso. Os Toffees apresentaram um déficit de 124 milhões de libras em um período de três anos, excedendo o limite de 105 milhões de libras imposto pela liga.

A sanção foi imediata e o clube deixou a 14ª posição e foi parar na vice-lanterna, com apenas quatro pontos. A direção já anunciou que irá recorrer da decisão.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.