A sexta-feira (17) tem sido um filme de terror para o Everton e seu torcedor. E ainda pode piorar. Depois de ter sido punido pela Premier League com a dedução de dez pontos na tabela, o clube agora pode enfrentar um processo bilionário contra outras equipes do futebol inglês.
Três times rebaixados nas últimas duas temporadas se julgam como prejudicados pela situação. As equipe devem ir à Justiça contra o clube de Merseyside.
Everton pode ter que indenizar adversários
Leicester City, Leeds United e Burnley querem cobrar até 300 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) do Everton. A informação é do “Mail Sport”. Os clubes entendem que foram prejudicados, já que a situação processual dos Toffees poderia ter sido resolvida antes.
Leicester e Leeds brigaram contra o rebaixamento contra a equipe de Sean Dyche até a última rodada da Premier League. O time do Goodson Park venceu o Bournemouth na última rodada e conseguiu ficar dois pontos à frente da zona da degola. Caso tivesse sido punido com a perda de dez pontos naquele campeonato, o clube ficaria com 26 pontos, na vice-lanterna, atrás de Foxes e Whites.
O Burnley caiu em 2021/22 e se juntou à causa já que o Everton também lutou para não cair na temporada. As equipes estimaram o valor de 300 milhões de libras pela quantia de 100 milhões de libras que cada uma acredita ter perdido com os rebaixamentos.
O trio havia escrito uma carta à Premier League no último mês para notificar da intenção. Com a punição sacramentada, eles confirmaram que tomarão as devidas providências.
Everton stay up on a dramatic #PL final day, while Leicester City and Leeds United are relegated pic.twitter.com/N88QxOVNKy
— Premier League (@premierleague) May 28, 2023
Por que o Everton foi punido pela Premier League?
A Premier League apresentou uma queixa contra o Everton por violações de regras financeiras e, posteriormente, formou uma comissão independente para julgar o caso. Os Toffees apresentaram um déficit de 124 milhões de libras em um período de três anos, excedendo o limite de 105 milhões de libras imposto pela liga.
A sanção foi imediata e o clube deixou a 14ª posição e foi parar na vice-lanterna, com apenas quatro pontos. A direção já anunciou que irá recorrer da decisão.
Club Statement. https://t.co/RpHdLJRurc pic.twitter.com/hyFfl9vWxO
— Everton (@Everton) November 17, 2023