Everton-ING 2-0 Everton-CHI: o dia em que os clubes homônimos se enfrentaram

Conheça mais sobre essa história envolvendo os dois "Evertons"

0
237
clubes homônimos

O Everton é um dos clubes mais antigos do futebol mundial, tendo sido fundado em 1878. Além de ser um dos maiores vencedores em solo inglês, os Toffees serviram de inspiração para a criação de um time em outro continente, mais precisamente na América do Sul.

O Everton de Viña del Mar foi fundado em 24 de junho de 1909 por David Foxley, um anglo-chileno cujos avós emigraram de Liverpool. A decisão do nome se deu por conta de uma turnê que o homônimo inglês fazia no país sul-americano na época.

A equipe hispânica tem a alcunha de Los Ruleteros, devido ao apoio financeiro dado por um cassino local nos primeiros anos do clube. Eles inicialmente jogavam na cidade de Valparaíso, mas rapidamente se mudaram para Viña del Mar.

O time chileno tem uma história relevante, tendo conquistado quatro vezes a liga doméstica (1950, 1952, 1976 e 2008). Além disso, participou da Taça Libertadores em duas oportunidades.

O contato entre as duas equipes sempre foi harmonioso, mas não próximo. O Everton inglês enviou um telegrama parabenizando o time sul-americano pela conquista do primeiro título nacional, em 1950 (fato que se repetiu em 2008).

Leia mais Top 10 maiores promessas do futebol inglês que nunca vingaram

Outra demonstração de proximidade ocorreu em 2011, quando foi criado um memorial conjunto no Goodison Park, em comemoração aos membros de ambos os clubes que deram suas vidas nas Guerras Mundiais.

O ano de 2010 marcou o primeiro e único encontro até aqui das duas equipes. Pela Taça Irmandade (um jogo amistoso promovido para estreitar os laços entre as duas instituições) o Everton chileno viajou até o Goodison Park para enfrentar o “irmão mais velho”.

Jogadores disputam bola no jogo histórico entre os clubes. (Foto: Getty)

Clubes homônimos frente a frente

Em partida que marcou a presença de 25.934 torcedores, os donos da casa venceram os visitantes por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Beckford e Bilyaletdinov, ambos no segundo tempo.

Foi a primeira vez que um clube chileno foi convidado para jogar em solo europeu. Curiosamente, naquele mesmo ano o time de Viña del Mar foi rebaixado para a segunda divisão.