Everton anuncia primeiro reforço da temporada 2022/23

O Everton anunciou o primeiro reforço da temporada neste sábado (2). Trata-se de James Tarkowski. A saber, o zagueiro, de 29 anos, assinou por quatro temporadas com o clube. Em suma, o inglês defendeu o Burnley nos últimos sete anos, mas decidiu não renovar com os Clarets. Portanto, o atleta estava livre no mercado e rumou aos Toffees sem custos.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o negócio já estava fechado desde o início de junho. Contudo, o vínculo do jogador com o Burnley se encerrava no último dia 30. Desse modo, o Everton teve que esperar para realizar o anúncio oficial. Tarkowski vai vestir a camisa nº 2 em seu novo time.

Primeira entrevista como jogador do Everton

Confira alguns trechos da entrevista do defensor ao site oficial do Everton:

“Estou animado por ter me juntado ao Everton. É um clube enorme. Estou realmente ansioso pelos próximos anos e sou grato pela oportunidade que me foi dada.”

“Falando com o técnico, foi muito importante ver o que ele quer de seus jogadores e sua equipe, o que ele viu em mim e por que ele queria me contratar. Falar com (diretor de futebol) Kevin Thelwell também foi um fator. Ambos falaram sobre a ambição aqui que foi muito importante para mim.”

O zagueiro também enalteceu a torcida dos Toffees: “E depois há os torcedores do Everton. O apoio que eles deram à equipe na última temporada foi incrível. Você viu o quão grande é a base de fãs. Apesar de uma temporada difícil, os torcedores apoiaram seu time mais do que nunca”.

Carreira de James Tarkowski

O zagueiro iniciou a carreira no Oldham, em 2010. Ele disputou 89 partidas pela equipe e se transferiu ao Brentford em janeiro de 2014. Foram dois anos e 74 aparições com a camisa dos Bees. Seu desempenho despertou a atenção do técnico Sean Dyche, que o levou ao Burnley em fevereiro de 2016.

Inicialmente, o defensor entrou em campo apenas três vezes no acesso dos Clarets à Premier League em 2016. Já na temporada seguinte, Tarkowski disputou 19 jogos na elite do Futebol Inglês. Nesse sentido, o zagueiro foi conquistando a confiança do treinador e se tornou um dos pilares do Burnley.

Só para ilustrar, ele realizou mais de 30 jogos por temporada na Premier League a partir de 2017/18. Certamente, 2018 e 2019 foram os anos de auge do defensor e da equipe. Com o Burnley em 7º na liga, Tarkowski figurou em três convocações para a Seleção Inglesa no período citado.

Contudo, o desempenho do time ruiu na temporada passada, culminando na demissão de Sean Dyche e no rebaixamento traumático, sentenciado na última rodada. Ao todo, Tarkowski disputou 219 partidas pelo Burnley com sete gols e cinco assistências. Por fim, o beque realizou 37 jogos em 2021/22.

Últimas notícias do Everton

Após perder Richarlison para o Tottenham, o Everton se movimenta para estender o vínculo do goleiro Jordan Pickford. Em síntese, o titular da Seleção Inglesa tem mais dois anos no atual acordo que assinou em 2018. A saber, o arqueiro foi contratado junto ao Sunderland por 30 milhões de libras à época.

Além disso, os Toffees monitoram alguns jogadores para reforçar o setor ofensivo. Dessa maneira, nomes como Jesse Lingard, Emmanuel Dennis e Andrea Belotti são ventilados pela imprensa local.

O Everton divulgou que inicia a pré-temporada na próxima segunda-feira (4). Todavia, os atletas que defenderam suas respectivas seleções na última Data FIFA terão mais alguns dias de férias.