O Everton contratou dois reforços no Deadline Day, termo utilizado para denominar o último dia da janela de verão europeia. Primeiramente, o clube anunciou a volta de Idrissa Gana Gueye. Em suma, o senegalês, de 32 anos, assinou até junho de 2024 com os Toffees, após defender o PSG nas três últimas temporadas.
Ainda nesta quinta-feira (1), foi a vez de James Garner ser anunciado pelo time de Merseyside. A saber, o jovem, de 21 anos, assinou um acordo de quatro anos com o Everton. Em resumo, o inglês pertencia ao Manchester United, mas atuou pelo Nottingham Forest, por empréstimo, na temporada passada.
Ademais, os valores das negociações com PSG e Manchester United, respectivamente, não foram revelados. Contudo, a imprensa europeia estima que o Everton desembolsou cerca de 10 milhões de euros para repatriar Gueye. Enquanto a taxa por Garner girou em torno de 15 milhões de libras.
Retorno de Gana Gueye
Gana Gueye surgiu para o futebol no Lille. O senegalês chegou na base do clube francês em julho de 2008. Dessa forma, ele subiu para o time profissional em 2010, e vestiu a camisa dos Dogues até 2015, quando se transferiu ao Aston Villa. Em síntese, o volante se destacou na Premier League 2015/16, despertando o interesse do Everton.
Sendo assim, o volante rumou aos Toffees em agosto de 2016. Foram três temporadas, com 108 aparições pelo time. De fato, Gueye se tornou uma das peças mais importantes do clube neste período, e adquiriu o respeito da torcida azul.
Entretanto, o PSG fez uma proposta interessante para todas as partes, e comprou o atleta em 2019. Ao todo, o senegalês disputou 111 partidas no Paris até ser repatriado pelos Toffees na atual janela de transferências. Vale ressaltar que o jogador é figurinha carimbada na Seleção Senegalesa e estará no Mundial do Catar.
Welcome back, @IGanaGueye! 💙 pic.twitter.com/2fo2kNLN2m
— Everton (@Everton) September 1, 2022
Carreira de James Garner
James Garner foi revelado pelo Manchester United. Em suma, o jovem se destacou na base dos Red Devils. Inclusive, frequentou todas as divisões inferiores da Seleção Inglesa. Todavia, atuou em apenas sete jogos pelo time de cima do United. Dessa maneira, o clube decidiu emprestar o meio-campista em duas oportunidades.
Primeiramente, o Watford obteve o empréstimo do inglês em setembro de 2020. Assim, Garner teve uma passagem breve pelos Hornets, com apenas 21 jogos. Logo depois, em janeiro de 2021, o Manchester United emprestou o jovem ao Nottingham Forest.
Em resumo, o meia permaneceu por praticamente um ano e meio no City Ground, e foi peça chave no retorno do Forest à elite do futebol inglês. Por consequência, alguns clubes da Premier League tentaram sua contratação. No entanto, o Manchester decidiu negociar o atleta, em definitivo, com o Everton.
Welcome, @jgarnerr96! 🔵 pic.twitter.com/Ax9hSaFha7
— Everton (@Everton) September 1, 2022
Outras informações do Everton
O Everton fechou a janela de verão com oito aquisições. São elas: James Tarkowski, Dwight McNeil, Rúben Vinagre, Conor Coady, Amadou Onana, Neal Maupay, além de Gana Gueye e James Garner, anunciados nesta quinta-feira (1).
Contudo, a torcida esperava mais reforços, principalmente no setor ofensivo, para evitar o drama da temporada passada. A saber, os Toffees se livraram do rebaixamento apenas na penúltima rodada do Inglês 2021/22.
Ademais, o clube também anunciou o empréstimo de dois atletas no Deadline Day. André Gomes se juntou ao Lille. Enquanto Lewis Warrington foi para o Fleetwood Town. Ambos os negócios são válidos até o fim da atual temporada.
Por fim, o Everton volta a campo no próximo sábado (3). A saber, os Toffees recebem o Liverpool, seu maior rival, no Goodison Park, às 8h30 (horário de Brasília). O Merseyside Derby é válido pela 6ª rodada da Premier League 2022/23.
- Everton x Liverpool palpites, dicas e prognóstico – 03/09
- Everton x Liverpool onde assistir, horário e escalação
Foto Destaque: Divulgação/Everton FC