O Everton anunciou seu maior investimento, até o momento, para a temporada 2022/23, nesta terça-feira (9). Trata-se do volante Amadou Onana, de 20 anos. Em suma, o belga assinou até junho de 2027 com o clube inglês.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os Toffees desembolsaram cerca de 40 milhões de euros (€ 36m de taxa mais € 4m de bônus) para adquirir o atleta junto ao Lille. Além disso, o time francês manteve 20% do passe do jogador, em caso de uma futura revenda.
Onana destacou a torcida azul em sua primeira entrevista como reforço do Everton, concedida ao site oficial da equipe. Confira:
“A torcida do Everton é incrível. Vi o apoio deles na temporada passada e também é uma das razões pelas quais escolhi o clube. Estou ansioso para conhecê-los em Goodison e, só de ouvir sobre a atmosfera, fico arrepiado”.
Tick. Tock.
It's Onana time! ⏰ pic.twitter.com/3eWopMRHlb
— Everton (@Everton) August 9, 2022
Carreira de Amadou Onana
Onana surgiu para o futebol no Zulte-Waregem. Contudo, o belga rumou à Alemanha ainda nas categorias de base. Por lá, completou sua formação no Hoffenheim e foi transferido ao time principal do Hamburgo. Desse modo, o volante estreou profissionalmente pelo clube, na 2. Bundesliga (2ª Divisão Alemã), em 2020.
Ao todo, disputou 26 partidas pela equipe alemã, na temporada 2020/21. Seu desempenho despertou o interesse do Lille. Assim, foi adquirido pelo time francês, por cerca de sete milhões de euros, em agosto de 2021.
Onana teve 42 aparições no Lille. A saber, ele atuou 32 vezes, 11 iniciando como titular, na Ligue 1. Além disso, esteve em campo nos oito jogos disputados pela equipe francesa na última UEFA Champions League. Após o fim da temporada 2021/22, Everton e West Ham disputaram a contratação do jovem, mas os Toffees levaram a melhor.
Ademais, o volante obteve convocações regulares para as seleções de base da Bélgica. Além disso, foi lembrado por Roberto Martínez, técnico da Seleção Belga, para a disputa da UEFA Nations League. Entretanto, jogou apenas 45 minutos, justamente na derrota, por 4 x 1, diante da rival Holanda.
Outras informações do Everton
O Everton informou que o zagueiro Ben Godfrey passou por uma cirurgia nesta segunda-feira (8). Em síntese, o jogador fraturou a fíbula, na etapa inicial do jogo contra o Chelsea, ocorrido no fim de semana. Ele vai iniciar a reabilitação no Finch Farm (CT do clube), e deve ficar afastado por cerca de três meses.
Já Yerry Mina, outro atleta machucado na abertura do campeonato, sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo. Desse modo, o colombiano será avaliado por um especialista, nesta semana, para descobrir a extensão do problema.
Por fim, os Toffees estão próximos de repatriar o volante Idrissa Gueye. De acordo com diversas fontes da imprensa europeia, a negociação com o PSG já está em estágio final. Vale ressaltar que o clube britânico anunciou cinco atletas para a temporada 2022/23, até o momento. São eles: James Tarkowski, Rúben Vinagre, Dwight McNeil, Conor Coady e Amadou Onana.
O Everton volta a campo no próximo sábado (13). A saber, a equipe visita o Aston Villa, às 8h30 (horário de Brasília), no Villa Park. O duelo é válido pela 2ª rodada da Premier League 2022/23.