O Everton anunciou seu terceiro reforço para a temporada, nesta quinta-feira (28). Trata-se do ponta Dwight McNeil, de 22 anos. Em suma, o inglês assinou até junho de 2027 com o clube. De acordo com diversas fontes da imprensa europeia, os Toffees desembolsaram cerca de 20 milhões de libras para adquirir o atleta junto ao Burnley.
A saber, o ponta irá vestir a camisa sete, disponível desde a saída de Richarlison para o Tottenham. Assim como Rúben Vinagre, McNeil destacou a força da torcida azul em sua primeira entrevista como reforço do Everton, concedida ao canal oficial do time:
“Já joguei no Goodison algumas vezes e sempre soube que era um local difícil para os adversários, pois os torcedores apoiam os jogadores do início ao fim. Quero fazer parte disso!”
Officially a Blue! 🔵
Welcome to Everton, @dwightmcneil! pic.twitter.com/3GztiWtHDb
— Everton (@Everton) July 28, 2022
Carreira de Dwight McNeil
McNeil surgiu para o futebol na base do Manchester United. Entretanto, rumou ao Burnley, único clube em que atuou profissionalmente, com apenas 14 anos de idade. Sendo assim, o ponta fez sua estreia pelos Clarets no fim da temporada 2017/18. Porém, atuou apenas por um minuto na derrota diante do Bournemouth.
O inglês passou a ser mais utilizado já na temporada seguinte. Foram 26 jogos, com três gols e cinco assistências. Suas boas atuações conquistaram o técnico Sean Dyche. Nesse sentido, McNeil se tornou peça fundamental no Burnley. Só para ilustrar, o ponta não participou de apenas dois jogos nas últimas três campanhas dos Clarets, na Premier League.
No entanto, a última temporada não foi boa para o atleta. Apesar de ter atuado em todas as partidas do Campeonato Inglês 2021/22, ele não conseguiu balançar as redes na competição. Ao todo, McNeil disputou 147 jogos pelo Burnley, com sete gols e 17 assistências. Além disso, o jovem foi convocado regularmente para a Seleção Inglesa Sub-21 até estourar a idade.
Everton se movimenta no mercado
Decerto, o Everton começa a participar ativamente da atual janela de transferências. Inicialmente, o time fechou apenas com o zagueiro James Tarkowski, que estava livre no mercado após o encerramento do seu vínculo com o Burnley.
Contudo, o técnico Frank Lampard subiu o tom dos pedidos públicos por reforços. Principalmente, na entrevista coletiva após o revés diante do Minnesota United, por 4 x 0, ocorrido durante a turnê norte-americana da equipe britânica.
Ao que tudo indica, os pedidos do treinador funcionaram. Além de McNeil, o Everton anunciou o lateral-esquerdo Rúben Vinagre, nesta semana. A saber, o português foi emprestado pelo Sporting até junho de 2023. O acordo prevê a opção de compra, fixada em cerca de 20 milhões de euros.
Ademais, outros jogadores estão no radar do clube. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os Toffees abriram conversas com o PSG para repatriar o volante Idrissa Gueye. Além do senegalês, o Everton tem interesse em Guido Rodríguez, do Real Betis. Por fim, o time ainda não desistiu de contar com Maxwel Cornet, destaque do Burnley.
Everton have approached Paris Saint-Germain for Gana Gueye. He's one of the names in the list but talks are still at early stages, discussions will continue in the next days. 🚨🔵 #EFC
PSG want to sell Gueye as soon as possible. pic.twitter.com/xE1fJOyFGJ
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 28, 2022
Outras informações do Everton
O Everton está próximo de emprestar o jovem Ellis Simms ao Sunderland, por uma temporada. De acordo com a imprensa local, o negócio está praticamente fechado. Dessa maneira, o atacante, de 21 anos, disputaria a Championship (2ª Divisão Inglesa) para adquirir mais experiência.
Além disso, o clube anunciou a extensão do contrato de Tyler Onyango, até 2025. Todavia, o meia, de 19 anos, foi emprestado ao Burton Albion, por uma temporada. Os Brewers estão na League One (3ª Divisão Inglesa).
O Everton volta a campo na próxima sexta-feira (29). Assim, o clube recebe o Dínamo de Kiev, às 15h45 (horário de Brasília). A renda do amistoso será destinada às vítimas da guerra na Ucrânia. Por fim, este será o último teste dos Toffees antes da estreia na Premier League, que ocorre no dia 6 de agosto, diante do Chelsea.