Everton anuncia contratação de Dwight McNeil

O Everton anunciou seu terceiro reforço para a temporada, nesta quinta-feira (28). Trata-se do ponta Dwight McNeil, de 22 anos. Em suma, o inglês assinou até junho de 2027 com o clube. De acordo com diversas fontes da imprensa europeia, os Toffees desembolsaram cerca de 20 milhões de libras para adquirir o atleta junto ao Burnley.

A saber, o ponta irá vestir a camisa sete, disponível desde a saída de Richarlison para o Tottenham. Assim como Rúben Vinagre, McNeil destacou a força da torcida azul em sua primeira entrevista como reforço do Everton, concedida ao canal oficial do time:

“Já joguei no Goodison algumas vezes e sempre soube que era um local difícil para os adversários, pois os torcedores apoiam os jogadores do início ao fim. Quero fazer parte disso!”

Carreira de Dwight McNeil

McNeil surgiu para o futebol na base do Manchester United. Entretanto, rumou ao Burnley, único clube em que atuou profissionalmente, com apenas 14 anos de idade. Sendo assim, o ponta fez sua estreia pelos Clarets no fim da temporada 2017/18. Porém, atuou apenas por um minuto na derrota diante do Bournemouth.

O inglês passou a ser mais utilizado já na temporada seguinte. Foram 26 jogos, com três gols e cinco assistências. Suas boas atuações conquistaram o técnico Sean Dyche. Nesse sentido, McNeil se tornou peça fundamental no Burnley. Só para ilustrar, o ponta não participou de apenas dois jogos nas últimas três campanhas dos Clarets, na Premier League.

No entanto, a última temporada não foi boa para o atleta. Apesar de ter atuado em todas as partidas do Campeonato Inglês 2021/22, ele não conseguiu balançar as redes na competição. Ao todo, McNeil disputou 147 jogos pelo Burnley, com sete gols e 17 assistências. Além disso, o jovem foi convocado regularmente para a Seleção Inglesa Sub-21 até estourar a idade.

Everton se movimenta no mercado

Decerto, o Everton começa a participar ativamente da atual janela de transferências. Inicialmente, o time fechou apenas com o zagueiro James Tarkowski, que estava livre no mercado após o encerramento do seu vínculo com o Burnley.

Contudo, o técnico Frank Lampard subiu o tom dos pedidos públicos por reforços. Principalmente, na entrevista coletiva após o revés diante do Minnesota United, por 4 x 0, ocorrido durante a turnê norte-americana da equipe britânica.

Ao que tudo indica, os pedidos do treinador funcionaram. Além de McNeil, o Everton anunciou o lateral-esquerdo Rúben Vinagre, nesta semana. A saber, o português foi emprestado pelo Sporting até junho de 2023. O acordo prevê a opção de compra, fixada em cerca de 20 milhões de euros.

Ademais, outros jogadores estão no radar do clube. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os Toffees abriram conversas com o PSG para repatriar o volante Idrissa Gueye. Além do senegalês, o Everton tem interesse em Guido Rodríguez, do Real Betis. Por fim, o time ainda não desistiu de contar com Maxwel Cornet, destaque do Burnley.

Outras informações do Everton

O Everton está próximo de emprestar o jovem Ellis Simms ao Sunderland, por uma temporada. De acordo com a imprensa local, o negócio está praticamente fechado. Dessa maneira, o atacante, de 21 anos, disputaria a Championship (2ª Divisão Inglesa) para adquirir mais experiência.

Além disso, o clube anunciou a extensão do contrato de Tyler Onyango, até 2025. Todavia, o meia, de 19 anos, foi emprestado ao Burton Albion, por uma temporada. Os Brewers estão na League One (3ª Divisão Inglesa).

O Everton volta a campo na próxima sexta-feira (29). Assim, o clube recebe o Dínamo de Kiev, às 15h45 (horário de Brasília). A renda do amistoso será destinada às vítimas da guerra na Ucrânia. Por fim, este será o último teste dos Toffees antes da estreia na Premier League, que ocorre no dia 6 de agosto, diante do Chelsea.