O Everton não será mais vendido à 777 Partners. Através de suas redes sociais, neste sábado (1), o clube inglês oficializou que o acordo com a empresa colapsou após o prazo de aquisição expirar. Agora, os Toffees poderão ser negociados com outros interessados.
A 777 Partners iniciou negociações em setembro de 2023 para comprar as ações de Farhad Moshiri. A empresa norte-americana chegou a realizar investimentos significativos no clube, mas não conseguiu regularizar a venda junto à Premier League. Para piorar, o grupo tem enfrentado problemas com a Justiça dos Estados Unidos.
Por que a negociação entre Everton e 777 Partners colapsou?
A venda foi oficialmente cancelada porque a 777 não conseguiu cumprir o prazo estipulado pelo Everton para resolução das burocracias. O clube definiu a última sexta-feira (31) como data limite à holding após o aumento das dúvidas em torno da saúde financeira da empresa que também controla em Vasco da Gama.
Em comunicado, o Everton ratificou a decisão, mas agradeceu o apoio que recebeu da 777 Partners desde o fim do ano passado. O grupo realizou investimentos superiores a 200 milhões de libras aos Toffees nos últimos meses, para que o clube conseguisse fechar as contas enquanto constrói seu novo estádio.
O acordo entre 777 Partners e Blue Heaven Holdings Limited para a venda e compra da participação maioritária no Clube expirou hoje. O Conselho de Administração do clube reconhece o nível considerável de apoio financeiro que o 777 Partners forneceu ao clube nos últimos meses e gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhes agradecer por isso.
Club Statement: Update on agreement with 777 Partners. 🔵
— Everton (@Everton) June 1, 2024
Na Premier League, para um clube ser vendido, a liga precisa aceitar a operação, o que não aconteceu. Além disso, a 777 Partners tem sido investigada por fraude ao realizar empréstimo 350 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão) e usar como garantia fundos que não lhe pertencem ou não existem. Segundo o jornalista Phillip Auclair, a empresa decidiu colocar à venda todos os seus clubes.
Os clubes da 777 Partners
- Sevilla* (Espanha)
- Genoa (Itália)
- Red Star Paris (França)
- Hertha Berlin (Alemanha)
- Standard Liege (Bélgica)
- Vasco da Gama (Brasil)
- Melbourne Victory* (Austrália)
Quem será o novo dono do Everton?
Farhad Moshiri tem 94,1% das ações do clube e está disposto a vender sua parte. O clube confirmou que, superado o imbróglio com a 777 Partners, irá ouvir novos interessados. A expectativa é que muitas empresas se voltem ao gigante de Merseyside.
John Textor, dono da SAF do Botafogo e acionista do Crystal Palace, é um dos interessados nos Toffees. Ele pretende vender sua parte no Selhurst Park e comprar outro time no futebol inglês, onde possa ser protagonista nas ações. Recentemente, verbalizou ao “The Athletic” seu apreço pelo clube azul.
O Everton enfrentou problemas financeiras nas últimas temporadas, brigou contra o rebaixamento e chegou a receber punições da Premier League por violar regras econômicas. No entanto, o futuro da equipe pode ser melhor. Eles esperam dar um salto com a construção de um novo e moderno estádio que será inaugurado em 2025/26.
We can confirm our Men’s Senior Team will play competitive fixtures at @EvertonStadium at the start of the 2025/26 season. 🏟
The full 2024/25 campaign will be our last at Goodison Park. 💙
— Everton (@Everton) December 15, 2023