Melou! Everton cancela venda à 777 Partners e ouvirá novas ofertas

5 minutos de leitura

O Everton não será mais vendido à 777 Partners. Através de suas redes sociais, neste sábado (1), o clube inglês oficializou que o acordo com a empresa colapsou após o prazo de aquisição expirar. Agora, os Toffees poderão ser negociados com outros interessados.

A 777 Partners iniciou negociações em setembro de 2023 para comprar as ações de Farhad Moshiri. A empresa norte-americana chegou a realizar investimentos significativos no clube, mas não conseguiu regularizar a venda junto à Premier League. Para piorar, o grupo tem enfrentado problemas com a Justiça dos Estados Unidos.

Por que a negociação entre Everton e 777 Partners colapsou?

A venda foi oficialmente cancelada porque a 777 não conseguiu cumprir o prazo estipulado pelo Everton para resolução das burocracias. O clube definiu a última sexta-feira (31) como data limite à holding após o aumento das dúvidas em torno da saúde financeira da empresa que também controla em Vasco da Gama.

Em comunicado, o Everton ratificou a decisão, mas agradeceu o apoio que recebeu da 777 Partners desde o fim do ano passado. O grupo realizou investimentos superiores a 200 milhões de libras aos Toffees nos últimos meses, para que o clube conseguisse fechar as contas enquanto constrói seu novo estádio.

O acordo entre 777 Partners e Blue Heaven Holdings Limited para a venda e compra da participação maioritária no Clube expirou hoje. O Conselho de Administração do clube reconhece o nível considerável de apoio financeiro que o 777 Partners forneceu ao clube nos últimos meses e gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhes agradecer por isso.

Na Premier League, para um clube ser vendido, a liga precisa aceitar a operação, o que não aconteceu. Além disso, a 777 Partners tem sido investigada por fraude ao realizar empréstimo 350 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão) e usar como garantia fundos que não lhe pertencem ou não existem. Segundo o jornalista Phillip Auclair, a empresa decidiu colocar à venda todos os seus clubes.

Os clubes da 777 Partners

  1. Sevilla(Espanha)
  2. Genoa (Itália)
  3. Red Star Paris (França)
  4. Hertha Berlin (Alemanha)
  5. Standard Liege (Bélgica)
  6. Vasco da Gama (Brasil)
  7. Melbourne Victory* (Austrália)

Quem será o novo dono do Everton?

Farhad Moshiri tem 94,1% das ações do clube e está disposto a vender sua parte. O clube confirmou que, superado o imbróglio com a 777 Partners, irá ouvir novos interessados. A expectativa é que muitas empresas se voltem ao gigante de Merseyside.

John Textor, dono da SAF do Botafogo e acionista do Crystal Palace, é um dos interessados nos Toffees. Ele pretende vender sua parte no Selhurst Park e comprar outro time no futebol inglês, onde possa ser protagonista nas ações. Recentemente, verbalizou ao “The Athletic” seu apreço pelo clube azul.

O Everton enfrentou problemas financeiras nas últimas temporadas, brigou contra o rebaixamento e chegou a receber punições da Premier League por violar regras econômicas. No entanto, o futuro da equipe pode ser melhor. Eles esperam dar um salto com a construção de um novo e moderno estádio que será inaugurado em 2025/26.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.