Antes de chegar ao Bournemouth no início da temporada 2024/25, Evanilson enfrentou muitos desafios na carreira. Um deles foi o falecimento de sua mãe.
Evanilson logo surgiu como uma das joias na base do Fluminense. Mas após a repentina morte de sua mãe Madalena, quando ele tinha 17 anos, ele pensou em abandonar o futebol. O atacante do Bournemouth comentou sobre o triste momento em sua vida em entrevista ao “The Sun”.
— Isso me afetou drasticamente. Eu era muito próximo da minha mãe. Voltei para Fortaleza e não queria voltar para o Rio e jogar.
O Samorim, da Eslováquia, demonstrou o interesse na contratação do jogador, mas inicialmente, ele não queria deixar o Brasil.
— Eu não queria ir para Samorin inicialmente porque meus amigos que voltaram de lá para o Brasil não falaram muitas coisas boas sobre isso. Mas meu empresário na época disse: ‘Olha, isso vai transformar sua vida como jogador profissional'. Então pensei que a melhor solução seria ir, depois que superei a morte da minha mãe.
Na entrevista, Evanilson destaque que o período no Samorim fez com que se apaixonasse pelo futebol novamente.
— Ninguém morre se a pessoa estiver presente em seu coração. É assim que me sinto sobre isso. Eu sempre rezo para ela. Minha mãe está sempre presente — acrescentou.

Evanilson fala sobre futuro do Bournemouth
Depois de vender Solanke para o Tottenham, o Bournemouth foi ao mercado de transferências e investiu 31,5 milhões de libras em Evanilson. Desde que chegou aos Cherries, o brasileiro soma 22 partidas na Premier League e seis gols.
— Sempre sonhei em jogar na Premier League. Eu sabia muito pouco sobre o Bournemouth , mas fiquei muito impressionado desde que cheguei. O clube me deu uma apresentação muito boa. Recebi ofertas de outros clubes, mas a oferta do Bournemouth foi a que mais me inspirou.

O Bournemouth é uma das surpresas da temporada 2024/25 da Premier League. Embora ocupe apenas a 10ª colocação, o time está com 44 pontos, sendo cinco atrás do quarto colocado Chelsea, que dá a vaga para a Champions League. Levar os Cherries para uma competição europeia é o principal objetivo de Evanilson.
— Até os antigos companheiros de equipa do Porto estão realmente impressionados com o estilo de jogo. Combina comigo, essa combinação de fisicalidade e o alto nível de técnica exigido. Meu próximo objetivo é jogar na Europa. Quero jogar pelo Bournemouth na Champions League. Estou muito otimista de que podemos fazer isso.
Another superb finish 🫶 pic.twitter.com/NUNcEmJHr8
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) March 10, 2025