Evanilson se tornou mais um brasileiro na Premier League ao assinar contrato com o Bournemouth. O clube inglês pagou 37 milhões de euros (R$ 228 milhões), além de outros 10 milhões de euros (62 milhões) em bônus ao Porto, e fez do atacante a compra mais cara de sua história.
A movimentação gerou um debate nas redes sociais. Vale a pena trocar um bicampeão europeu, acostumado a vencer títulos e que disputa a Champions League por uma equipe coadjuvante da Premier League? Apesar da desconfiança, Evanilson tem motivos de sobra para ficar otimista com seu novo clube.
O atacante deve estrear pelos Cherries neste domingo (25), contra o Newcastle, às 10h (de Brasília), no Vitality Stadium. O jogo será pela segunda rodada da Premier League.
Dominic Solanke é o espelho para Evanilson olhar no Bournemouth
Evanilson chega ao Bournemouth com a missão de substituir Dominic Solanke, artilheiro do time no último Campeonato Inglês, com 19 gols. O inglês foi negociado com o Tottenham por um valor recorde.
O próprio Solanke é um exemplo positivo para o ex-Fluminense. Revelado pelo Chelsea, o atacante teve dificuldades de se firmar no Stamford Bridge e foi para o Liverpool, onde também não engrenou. Se mudou para o Bournemouth em 2018/19 e, aos poucos, se desenvolveu até atingir seu melhor momento na temporada passada.
Evanilson chega a um engrenagem já pronta, onde terá oportunidades em campo e, principalmente, será servido no ataque. Na última Premier League, o Bournemouth teve a nona maior média de xG (63.76), de acordo com o “Understat”. Isso significa a média de gols esperados que o time criou durante o campeonato.
Histórico de jogadores negociados pelo Bournemouth com equipes maiores
Desde 2015, quando estreou na Premier League, o clube do Sul da Inglaterra acumula jogadores que foram negociados com clubes maiores da liga. Apesar de oscilações no período, o Bournemouth tem um projeto consolidado e quem ajuda a desenvolver os atletas – principalmente os jovens – que lá estão.
O principal caso é o de Nathan Aké, vendido ao Manchester City em 2020/21. Além de claro, Dominic Solanke. Calum Wilson, hoje no Newcastle, é outro exemplo positivo. Aaron Ramsdale se destacou no Bournemouth e foi negociado ao Sheffield United uma temporada antes de ir para o Arsenal.
Uma boa temporada no Bournemouth pode levar Evanilson aos clubes do primeiro patamar da Inglaterra. Afinal, além de ter se provado na liga, o atacante já estará adaptado ao país.
Boa temporada em 2023/24 e Andoni Iraola no comando: o Bournemouth promete
O Bournemouth tem um dos melhores trabalhos do futebol inglês na atualidade. O técnico Andoni Iraola chegou ao clube na temporada passada com a missão de montar um time mais atrativo. Conseguiu. Além de cumprir seu objetivo inicial, melhorou os resultados do time.
Na última Premier League, os Cherries ficaram em 12º lugar, com 48 pontos. Foi a segunda melhor posição do clube na história da liga e a melhor pontuação em todos os tempos. Um resultado final espetacular e que pode melhorar ainda mais em 2024/25.
O time perdeu Solanke e Lloyd Kelly na janela, mas se reforçou. Além de Evanilson, nomes como Luis Sinisterra, Enes Ünal, Reitor Huijsen e Julián Álvarez foram contratados como grandes esperanças.
Com 24 anos, Evanilson está no lugar certo na hora certa. Se aproveitar a oportunidade, a estadia no litoral inglês pode ser curta e durar apenas uma temporada. O horizonte que se apresenta ao jogador brasileiro é agradável.
Heeeee's Brazilian 🇧🇷 pic.twitter.com/mITjZMxYig
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) August 20, 2024