A Europa League é a segunda competição mais importante do Velho Continente e tem grandes talentos brilhando em suas partidas. Vários desses atletas poderiam ser boas contratações para times da Premier League na próxima temporada.
Em uma edição que Brighton, Liverpool e West Ham sequer chegaram à semifinal, é bom ficar de olho em quem avançou para as últimas fases. A PL Brasil separou 10 destaques na atual Europa League que clubes ingleses devem observar. A lista vai de promessas, velhos conhecidos dos britânicos e oportunidades de mercado interessantes.
Pierre-Emerick Aubameyang (Olympique de Marseille)
Sim, ele mesmo! Aubameyang militou por anos na Premier League, mas não deixou tantas saudades. Ele teve uma passagem destacada no Arsenal e flopou feio no Chelsea na última temporada. Porém… se reencontrou de vez no Marseille e acumula 10 gols na atual Europa League, o artilheiro da competição.
Aliás, Auba é o maior goleador do torneio em todos os tempos, com 34 tentos. Não é mais um jogador para ser titular em times do Big six inglês, mas pode ser uma boa peça de elenco para clubes como Manchester United, Tottenham e Aston Villa. Em equipes menores, chegaria como grande protagonista, apesar de seus 34 anos.
Leonardo Balerdi (Olympique de Marseille)
Balerdi está entre os melhores defensores da Europa League segundo dados do “Sofascore”. O argentino de 25 anos foi revelado pelo Boca Juniors e pode ser um bom achado por times ingleses.
Balerdi na Europa League
- 11 jogos
- 35 desarmes (2º do torneio)
- 21 interceptações (3º do torneio)
- 40 cortes (5º do torneio)
Jonathan Clauss (Olympique de Marseille)
Bons laterais estão em falta no futebol mundial. Por isso, Clauss se posiciona como uma boa alternativa. O francês está no Marseille desde a última temporada e faz uma Europa League admirável. São seis assistências até aqui, o que o faz líder do quesito junto com Amine Harit. Ele tem 31 anos e seria uma opção boa e barata para times ingleses.
Éderson (Atalanta)
O volante brasileiro é um dos nomes mais comentados para o mercado da Premier League. Éderson é observado de perto por Manchester United e Newcastle, cotado como possível sucessor de Casemiro ou Bruno Guimarães, respectivamente.
O meio-campista de 24 anos está pronto para dar o próximo passo na carreira, prova disso foi o desempenho contra o Liverpool nas quartas de final.
Teun Koopmeiners (Atalanta)
Por falar em Liverpool, Koopmeiners é apontado pela imprensa europeia como possível primeiro reforço do técnico Arne Slot nos Reds. O volante holandês é um homem de confiança de seu compatriota, já que trabalharam juntos no AZ Alkmaar. O jogador compõe o forte meio-campo da Atalanta ao lado de Éderson.
Giorgio Scalvini (Atalanta)
O talentoso zagueiro é considerado uma das maiores joias do futebol italiano. Scalvini em apenas 20 anos, mas joga como gente grande e é peça importante na surpreendente Atalanta. Em 2023, chegou a ser ventilado no Manchester United, mas as negociações não avançaram.
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
Wirtz é a grande estrela desse coletivo Bayer Leverkusen que vem fazendo história na temporada. Além de brilhar na Bundesliga, o jovem de 21 anos faz uma excelente Europa League, com quatro gols e quatro assistências. É ele um dos motivos para a equipe de Xabi Alonso ainda não ter perdido em 2023/24.
O Leverkusen, claro, quer manter sua joia e pedirá muito dinheiro para quem desejar comprá-lo. Wirtz já foi cogitado em Liverpool e Manchester City e poderia escolher onde jogar na Premier League.
Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
O esquema de Xabi Alonso faz com que os alas tenham números de atacantes. Grimaldo, por exemplo, foi lateral-esquerdo a vida toda e agora tem uma temporada digna de craque. As estatísticas impressionam.
- 46 jogos
- 11 gols
- 18 assistências
Dois gols e três dessas assistências foram na Europa League. Grimaldo tem 28 anos e seria a certeza de solução para o lado esquerdo de vários clubes ingleses.
Mile Svilar (Roma)
O jovem goleiro belga é um dos bons nomes da Roma na temporada. Mile Svilar tem ajudado Daniele De Rossi na missão de reerguer a equipe italiana após a saída de José Mourinho. Apenas Andrey Lunev, do Qarabag, fez mais defesas que o arqueiro de 24 anos na Europa League.
Svila na Europa League
- 13 jogos
- 5 jogos sem sofrer gols (1º do torneio)
- 42 defesas (2º do torneio)
Romelu Lukaku (Roma)
Lukaku tem história na Premier League. Por West Bromwich, Everton, Chelsea e Manchester United, o atacante já marcou 121 gols em 178 jogos. Ocorre que sua última passagem pelos Blues não foi das melhores, mas isso não impede sua utilidade em outras equipes do torneio.
O belga tem contrato com o clube londrino e está emprestado à Roma até o fim da temporada. Ele marcou sete vezes na Europa League e, ao todo, fez 20 gols pela equipe da capital italiana em 2023/24.