Europa League tem 10 destaques que seriam bons reforços para a Premier League

15 minutos de leitura

A Europa League é a segunda competição mais importante do Velho Continente e tem grandes talentos brilhando em suas partidas. Vários desses atletas poderiam ser boas contratações para times da Premier League na próxima temporada.

Em uma edição que Brighton, Liverpool e West Ham sequer chegaram à semifinal, é bom ficar de olho em quem avançou para as últimas fases. A PL Brasil separou 10 destaques na atual Europa League que clubes ingleses devem observar. A lista vai de promessas, velhos conhecidos dos britânicos e oportunidades de mercado interessantes.

Pierre-Emerick Aubameyang (Olympique de Marseille)

Sim, ele mesmo! Aubameyang militou por anos na Premier League, mas não deixou tantas saudades. Ele teve uma passagem destacada no Arsenal e flopou feio no Chelsea na última temporada. Porém… se reencontrou de vez no Marseille e acumula 10 gols na atual Europa League, o artilheiro da competição.

Aliás, Auba é o maior goleador do torneio em todos os tempos, com 34 tentos. Não é mais um jogador para ser titular em times do Big six inglês, mas pode ser uma boa peça de elenco para clubes como Manchester United, Tottenham e Aston Villa. Em equipes menores, chegaria como grande protagonista, apesar de seus 34 anos.

Aubameyang artilheiro Europa League
Aubameyang na Europa League (Foto: Icon Sport)

Leonardo Balerdi (Olympique de Marseille)

Balerdi está entre os melhores defensores da Europa League segundo dados do “Sofascore”. O argentino de 25 anos foi revelado pelo Boca Juniors e pode ser um bom achado por times ingleses.

Balerdi na Europa League

  • 11 jogos
  • 35 desarmes (2º do torneio)
  • 21 interceptações (3º do torneio)
  • 40 cortes (5º do torneio)

Jonathan Clauss (Olympique de Marseille)

Bons laterais estão em falta no futebol mundial. Por isso, Clauss se posiciona como uma boa alternativa. O francês está no Marseille desde a última temporada e faz uma Europa League admirável. São seis assistências até aqui, o que o faz líder do quesito junto com Amine Harit. Ele tem 31 anos e seria uma opção boa e barata para times ingleses.

Éderson (Atalanta)

O volante brasileiro é um dos nomes mais comentados para o mercado da Premier League. Éderson é observado de perto por Manchester United e Newcastle, cotado como possível sucessor de Casemiro ou Bruno Guimarães, respectivamente.

O meio-campista de 24 anos está pronto para dar o próximo passo na carreira, prova disso foi o desempenho contra o Liverpool nas quartas de final.

Éderson Europa League Premier League destaque
Éderson é destaque da Europa League (Foto: icon Sport)

Teun Koopmeiners (Atalanta)

Por falar em Liverpool, Koopmeiners é apontado pela imprensa europeia como possível primeiro reforço do técnico Arne Slot nos Reds. O volante holandês é um homem de confiança de seu compatriota, já que trabalharam juntos no AZ Alkmaar. O jogador compõe o forte meio-campo da Atalanta ao lado de Éderson.

Giorgio Scalvini (Atalanta)

O talentoso zagueiro é considerado uma das maiores joias do futebol italiano. Scalvini em apenas 20 anos, mas joga como gente grande e é peça importante na surpreendente Atalanta. Em 2023, chegou a ser ventilado no Manchester United, mas as negociações não avançaram.

Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)

Wirtz é a grande estrela desse coletivo Bayer Leverkusen que vem fazendo história na temporada. Além de brilhar na Bundesliga, o jovem de 21 anos faz uma excelente Europa League, com quatro gols e quatro assistências. É ele um dos motivos para a equipe de Xabi Alonso ainda não ter perdido em 2023/24.

O Leverkusen, claro, quer manter sua joia e pedirá muito dinheiro para quem desejar comprá-lo. Wirtz já foi cogitado em Liverpool e Manchester City e poderia escolher onde jogar na Premier League.

Wirtz Europa League
Wirtz pelo Bayer Leverkusen na Europa League (Foto: ICon Sport)

Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)

O esquema de Xabi Alonso faz com que os alas tenham números de atacantes. Grimaldo, por exemplo, foi lateral-esquerdo a vida toda e agora tem uma temporada digna de craque. As estatísticas impressionam.

  • 46 jogos
  • 11 gols
  • 18 assistências

Dois gols e três dessas assistências foram na Europa League. Grimaldo tem 28 anos e seria a certeza de solução para o lado esquerdo de vários clubes ingleses.

Mile Svilar (Roma)

O jovem goleiro belga é um dos bons nomes da Roma na temporada. Mile Svilar tem ajudado Daniele De Rossi na missão de reerguer a equipe italiana após a saída de José Mourinho. Apenas Andrey Lunev, do Qarabag, fez mais defesas que o arqueiro de 24 anos na Europa League.

Svila na Europa League

  • 13 jogos
  • 5 jogos sem sofrer gols (1º do torneio)
  • 42 defesas (2º do torneio)

Romelu Lukaku (Roma)

Lukaku tem história na Premier League. Por West Bromwich, Everton, Chelsea e Manchester United, o atacante já marcou 121 gols em 178 jogos. Ocorre que sua última passagem pelos Blues não foi das melhores, mas isso não impede sua utilidade em outras equipes do torneio.

O belga tem contrato com o clube londrino e está emprestado à Roma até o fim da temporada. Ele marcou sete vezes na Europa League e, ao todo, fez 20 gols pela equipe da capital italiana em 2023/24.

Lukaku Roma Europa League Premier League
Lukaku pela Roma (Foto: Icon sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.