Eurocopa: Polícia alemã proíbe cerveja e aconselha ingleses a fumarem maconha

6 minutos de leitura

A Eurocopa começou e, com ela, várias cenas de torcedores fazendo festa regados de cerveja nas ruas da Alemanha já viralizara nas redes sociais. A polícia alemã tem uma preocupação específica com a torcida da Inglaterra.

As autoridades locais proibiram a torcida da Inglaterra de beber cerveja e recomendou que eles fumassem maconha. A Informação é do jornal inglês “The Sun”.

Maconha para os ingleses

A cannabis foi legalizada na Alemanha em 1º de abril, e um porta-voz da polícia de Gelsenkirchen, cidade alemã, disse ontem ao “The Sun” que os torcedores que consumirem maconha poderão fumar em paz.

— Não é problema para os torcedores fumar cannabis na rua. Se virmos um grupo de pessoas bebendo álcool e parecendo um pouco agressivos, e outro grupo fumando cannabis, é claro que vamos abordar o grupo bebendo álcool. Beber álcool pode tornar alguém mais agressivo, e fumar maconha deixa as pessoas de bom humor. Queremos prevenir a violência e manter as pessoas seguras — disse Stephan Knipp, porta-voz da polícia alemã, ao “The Sun”.

“Nosso foco será nos torcedores que estão bebendo e potencialmente se tornando violentos, é por isso que adotamos precauções de segurança em relação ao álcool”, concluiu.

Embora os torcedores possam fumar maconha em muitas áreas públicas, isso não será permitido dentro da Veltins Arena, local da estreia da Inglaterra na Eurocopa contra a Sérvia, com capacidade para 62 mil lugares, nem em fan fests, bares ou praças da cidade.

Os bares em “áreas sensíveis” da cidade deixarão de servir bebidas alcoólicas imediatamente antes e depois do jogo. Os temores de violência aumentaram com os relatórios de inteligência que sugeriam que 500 torcedores organizados sérvios, apoiadores de Putin, apareceriam.

FA avisa torcedores da Inglaterra sobre comportamento na Eurocopa

A Federação Inglesa de Futebol (FA) alertou os torcedores ingleses que poderão ter seus ingressos para os jogos da Eurocopa confiscados caso se comportem mal na Alemanha.

O jogo de abertura da Inglaterra contra a Sérvia foi considerado pela polícia alemã como um dos jogos de “alto risco” do torneio. Antes da partida, a FA entrou em contato com os torcedores e os pediu para “tratar as cidades e os locais com respeito”.

Espera-se que cerca de 500 mil torcedores ingleses viajem à Alemanha para a Eurocopa e muitos farão uma viagem a Gelsenkirchen, cidade que sediará o primeiro jogo da Inglaterra na competição.

— Esperamos que todos os torcedores continuem a ter em mente a importância de representar a Inglaterra da maneira certa no exterior. Nossa presença aqui é uma oportunidade para demonstrar o melhor da Inglaterra, dentro e fora do campo — escreveu a FA em comunicado para membros do England Supporters Travel Club (ESTC), principal grupo de torcedores da Inglaterra.

A Uefa, organizadora da Eurocopa, junto com a FA e as autoridades locais, implementaram um sistema abrangente de apoio aos torcedores que testemunharem ou enfrentarem comportamento anti-social, discriminatório, assédio ou ameaças.

Cada um dos estádios da Eurocopa terá uma equipe de resposta rápida no local que poderá atender às reclamações. Aqueles que relatarem problemas serão colocados em contato com um escritório de advocacia e terão a opção de permanecer anônimos.

A comunicação da FA aos torcedores deixa claro que “qualquer comportamento inaceitável pode resultar em retirada de ingressos para jogos futuros (inclusive durante o torneio)”.

A FA também forneceu aos membros do ESTC um endereço de e-mail dedicado para enviar relatórios e há um número de celular para pedidos urgentes.

O órgão dirigente terá a sua própria segurança e comissários nos outros dois jogos da Inglaterra na fase de grupos – contra Dinamarca, em Frankfurt, e a Eslovénia, em Colônia – para ajudar.

— A FA não tolerará qualquer comportamento excessivo e investigará sempre denúncias de comportamento inadequado com a máxima urgência. Os membros são embaixadores da seleção inglesa e devem agir de forma a continuar a melhorar a imagem dos adeptos ingleses e da seleção inglesa no cenário mundial — salienta o comunicado da federação.

Riscos em Inglaterra x Sérvia

Torceodres da Inglaterra na Eurocopa de 2016
Torcedores da Inglaterra na Eurocopa de 2016 (Foto: Icon Sport)

Existem preocupações específicas sobre o jogo da Inglaterra contra a Sérvia neste domingo (16), porque grupos de torcedores dos dois países têm um histórico de vandalismo.

Foram tomadas medidas para reduzir a possibilidade de problemas, incluindo servir apenas cerveja com baixo teor alcoólico em locais ao redor do estádio e proibir o consumo de bebidas em público na praça principal da cidade.

A FA tentou proibir o álcool nos bares e pubs do entorno do estádio Veltins-Arena para a estreia da Inglaterra na Eurocopa, mas o pedido foi negado.

A polícia britânica vai enviar o maior número de agentes para ajudar os alemães num grande torneio de futebol desde a Copa do Mundo de 2006.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.