Eurocopa: Bellingham dá primeiro passo para alcançar Vini Jr na corrida da Bola de Ouro

4 minutos de leitura

Jude Bellingham é o principal concorrente de Vinicius Junior na disputa pela Bola de Ouro. Para muitos, o brasileiro está à frente, mas o meia inglês deu o primeiro passo para acabar com essa diferença na estreia da Inglaterra na Eurocopa de 2024.

Bellingham marcou o primeiro gol dos ingleses na tarde deste domingo (16), contra a Sérvia, na Veltins-Arena.

Com um único gol aos 13 minutos, a jovem estrela garantiu os três primeiros pontos da seleção inglesa. A equipe de Gareth Southgate agora lidera o grupo C, que também conta com Dinamarca e Eslovênia, que empataram na primeira rodada.

Apesar da vitória, esperava-se mais dos ingleses, que são os grandes favoritos a levar a taça. Especialmente no segundo tempo, o time deixou a Sérvia ganhar espaço e levar perigo ao gol, deixando de se fazer tão presente no ataque.

O próximo desafio da Inglaterra de Bellingham será contra a Dinamarca na próxima quinta-feira (20), às 13h (horário de Brasília), no Deutsche Bank Park, casa do Eintracht Frankfurt.

Bellingham x Vini Jr: quem ganha a Bola de Ouro?

Até então, o favoritismo de Vinicius Junior se devia ao seu poder decisivo no Real Madrid. O brasileiro marcou o segundo gol em uma final de Champions League na última temporada — desta vez na vitória sobre o Borussia Dortmund.

No entanto, comparando o desempenho de ambos na temporada pelo Real Madrid, os números são bem parecidos:

  • Bellingham: 23 gols e 13 assistências em 42 jogos
  • Vinicius Junior: 24 gols e 11 assistências em 39 jogos

Até antes do confronto entre Sérvia e Inglaterra, os números de Bellingham e Vini por suas respectivas seleções também eram extremamente semelhantes:

  • Bellingham: 3 gols e 5 assistências em 29 jogos
  • Vinicius Junior: 3 gols e 5 assistências em 30 jogos

A Bola de Ouro vai considerar o desempenho dos jogadores na temporada 2023/24, em que Vinicius Junior tem gol em final de Champions League a seu favor.

Portanto, o desempenho de ambos por suas seleções será primordial na decisão do prêmio. Jude pode se beneficiar do fato da Eurocopa ter uma notoriedade bem superior em relação à Copa América. E, com o gol deste domingo, o meia inglês já deu o primeiro passo para tirar a diferença em comparação com o brasileiro.

Vinicius Junior e Bellingham comemoram gol do Real Madrid - Foto: Icon Sports
Vinicius Junior e Bellingham comemoram gol do Real Madrid – Foto: Icon Sports
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.