De flop do Chelsea a alvo do City: 10 jogadores da Premier League que podem surpreender na Euro 2024

8 minutos de leitura

A contagem regressiva para a Euro 2024 começou. A principal competição de seleções da Europa será realizada na Alemanha e os anfitriões darão início aos jogos no dia 14 de junho. Será um mês com muitos jogos até a grande final, no dia 14 de julho.

A Eurocopa reúne alguns dos melhores jogadores do continente. Entre eles estão alguns nomes conhecidos da Premier League. Enquanto os holofotes estão voltadas para as estrelas, outros atletas podem surpreender na competição e ganharem o destaque.

Jogadores da Premier League que podem ser destaques na Euro 2024

Scott McTominay (Escócia)

Um nome muito conhecido para quem acompanha a Premier League, mas nem sempre está nos holofotes. O Manchester United enfrentou uma temporada conturbada, porém um de seus destaques foi Scott McTominay.

Erik Ten Hag utilizou constantemente McTominay nas partidas, variando entre a titularidade e reserva. Mesmo assim, o jogador marcou sete gols e contribuiu com uma assistência.

Na seleção escocesa o desempenho foi mais impressionante. O meia marcou sete gols nas Eliminatórias, superando nomes como Haaland entre os artilheiros. Ele foi fundamental para a Escócia garantir a vaga na Euro 2024 e certamente será importante para a equipe no Grupo A.

McTominay em campo pelo Manchester United
McTominay em campo pelo Manchester United. Foto: Icon sport

Fabian Schar (Suíça)

O zagueiro veterano é um dos líderes do Newcastle e um nome importante para a defesa do time. Schar esteve em campo 36 vezes na última edição da Premier League, nas quais 35 foram como titular. Além de ser destaque na defesa, ainda ajudou o ataque contribuindo com quatro gols e uma assistência.

A Alemanha é a grande favorita pelo primeiro lugar do Grupo A. No entanto, a outra vaga está aberta entre Escócia, Suíça e Hungria. A experiência de Schar pode ser importante para a seleção suíça, além de contribuir com o setor ofensivo e como uma das surpresas na Euro 2024.

Josko Gvardiol (Croácia)

Gvardiol ganhou destaque no cenário mundial pelas atuações com o RB Leipzig, mas principalmente na Copa de 2022 com a Croácia. Ele assinou com o Manchester City e terminou a temporada 2023/2024 em alta.

O croata assumiu a titularidade no City e viveu uma fase artilheira, marcando quatro gols e dando uma assistência na Premier League. Mas além de balançar as redes, demonstrou a versatilidade, sendo utilizado por Guardiola na lateral-esquerda.

A Croácia está no Grupo B ao lado de Itália, Espanha e Albânia. A seleção briga por uma das vagas para a segunda fase e Gvardiol pode ser crucial na defesa como no ataque.

Armando Broja (Albânia)

O atacante não está no melhor momento na carreira, porém a Euro 2024 pode ser crucial para o seu futuro. Broja foi emprestado pelo Chelsea ao Fulham no início do ano e não conseguiu espaço no time, principalmente pela fase de Rodrigo Muniz.

A Albânia foi uma das surpresas nas Eliminatórias sob o comando do brasileiro Sylvinho. A seleção terá um grande desafio no Grupo B da Euro, porém pode voltar a surpreender.

Broja retorna para a seleção sendo um dos grandes nomes do time. Ele marcou três gols e deu duas assistências nas Eliminatórias e um bom desempenho no torneio pode ser crucial para que volte aos holofotes do mercado de verão antes de assinar com um novo time ou permaneça no Chelsea.

Armando Broja em campo pela Albânia
Armando Broja em campo pela Albânia. Foto: IMAGO

Eberechi Eze (Inglaterra)

As atenções na Inglaterra estarão voltadas para nomes como Harry Kane e Bellingham, mas outro jogador pode ganhar os holofotes. Eberechi Eze fez uma grande temporada com o Crystal Palace, despertando o interesse de outros clubes ingleses.

Eze disputou 27 jogos dos Eagles na Premier League, nos quais 24 foram como titular. Ele marcou 11 gols e ainda deu quatro assistências. Segundo o “Football Insiders”, Tottenham, City e United querem a contratação do jogador.

O meia não chamou a atenção apenas de outros clubes. Ele foi convocado por Southgate e utilizado como titular no amistoso contra a Bósnia. O jogador aproveitou a oportunidade com bom desempenho e um dos destaques enquanto esteve em campo. A seleção inglesa busca o primeiro título da Euro e Eze pode ser uma das surpresas.

Eberechi Eze Crystal Palace City
Eze em campo pelo Crystal Palace (Foto: Icon Sport)

Jannik Vestergaard (Dinamarca)

O Leicester fez uma ótima campanha na Championship, garantindo não apenas o acesso para a primeira divisão como o título da liga. A equipe se destacou principalmente pelo trabalho defensivo, sofrendo apenas 41 gols em 46 jogos e Vestergaard teve um papel importante nisso.

Vestergaard esteve em campo em 42 jogos pelos Foxes na Championship, conseguindo 32 desarmes e 42 interceptações, segundo a plataforma de dados “FotMob”.

A Dinamarca está no Grupo C. A seleção inglesa é a favorita pela liderança, mas os dinamarqueses estão na briga pela vaga ao lado da Sérvia e Eslovênia. Um bom desempenho, principalmente defensivo, pode ser crucial e Vestergaard será fundamental para a seleção.

Vestergaard em campo pelo Leicester.
Vestergaard em campo pelo Leicester. Foto: IMAGO

Micky Van de Ven (Holanda)

O Tottenham fechou a contratação de Micky Van de Ven no início da temporada 2023/2024. Rapidamente o jogador se tornou um nome importante para o time de Ange Postecoglou.

Van de Ven foi titular em 27 jogos na Premier League, todos como titular. Ele se destacou pelo desempenho defensivo, alcançando 35 desarmes, mas também como uma excelente opção no ataque, marcando três gols, e velociodade.

Embora não seja considerado titular absoluto, Van de Ven pode ser um nome importante para a Holanda. Além de atuar como zagueiro, também pode ser improvisado na lateral.

Mykhailo Mudryk (Ucrânia)

Mudryk ainda não correspondeu às expectativas com a camisa do Chelsea e está em um momento conturbado na carreira. Somando todas as competições, o atacante marcou apenas seis gols com os Blues na última temporada.

No entanto, Mudryk tem a oportunidade de dar a volta por cima. Enquanto o Chelsea luta para afastar a crise, a Ucrânia busca surpreender na Euro 2024. A seleção não é uma das candidatas ao título, mas pode surpreender e conta com o atacante na busca pela vaga na segunda fase.

Mudryk Ucrania
Mudryk e Zinchenko pela Ucrânia (Foto: Imago)

Amadou Onana (Bélgica)

A Bélgica vai pra mais uma competição buscando coroar a geração com um título. A seleção conta com nomes como De Bruyne, Lukaku e Carrasco, mas outro jogador chega em alta para a Euro 2024.

Amadou Onana foi um dos destaques do Everton em 2023/2024, sendo uma peça crucial para o meio-campo, principalmente no setor defensivo. Times como Barcelona, Bayern, Manchester United e Arsenal estão monitorando o jogador.

Na seleção belga, Onana disputou quatro jogos nas Eliminatórias e ganhou espaço nas últimos compromissos na Data Fifa. Ele tem tudo para ser uma novidade na Euro 2024.

Amadou Onana Manchester United Everton
Amadou Onana em campo pelo Everton. Foto: Icon Sport

Tomas Soucek (República Tcheca)

Novamente o West Ham terminou a temporada entre os dez melhores colocados da Premier League. Entre os destaques está Soucek. Titular absoluto da equipe, pode atuar tanto na parte defensiva como no setor criativo. Ele fechou a liga com sete gols marcados e das assistências.

A tendência é que Portugal não encontre dificuldades para liderar o Grupo F, deixando as outras vagas abertas. Soucek foi importante para a República Tcheca garantir a classificação para a Euro 2024, com três gols e uma assistência. Certamente será crucial novamente no torneio continental.

Soucek em campo pelo West Ham
Soucek em campo pelo West Ham. Foto: IMAGO
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.