Declan Rice se tornou o segundo capitão mais jovem da história do West Ham a vencer um troféu, atrás apenas da lenda Bobby Moore. Aos 24 anos, o volante é disputado por gigantes da Premier League no mercado da bola, principalmente Arsenal e Manchester City. Ele será vendido, mas as negociações têm sido difíceis e os Hammers rejeitaram diversas propostas.
O clube londrino quer 100 milhões de libras (R$ 610 milhões) pelo jogador. Os Gunners começaram oferecendo 80 milhões e foram prontamente rejeitados. Depois, foram acima da pedida: 105 milhões, mas novamente foram recusados.
O Manchester City já cogitou, além do pagamento em dinheiro, uma troca que envolveria o volante Kalvin Phillips, desejo do West Ham. No entanto, depois dos valores inflados, segundo o jornal inglês “The Athletic”, o time de Pep Guardiola desistiu oficialmente da contratação de Rice, enquanto o Arsenal recebeu as condições para poder fechar com o astro. Teria sido uma estratégia dos Citizens para aumentar o preço do volante e atrapalhar os Gunners?
Rice vai para o Arsenal?
A equipe de Highbury aumentou sua oferta para tentar garantir o principal alvo do técnico Mikel Arteta. Será uma taxa recorde na Premier League para um jogador britânico se a transferência se concretizar.
O ponto de divergência nas negociações não é o valor, mas sim a forma de pagamento. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, a situação principal é pela quantidade de parcelas: os Hammers querem que os 105 milhões sejam pagos em até 18 meses (um ano e meio), enquanto o Arsenal pretendia pagar, inicialmente, em quatro anos (48 meses).
Mesmo que haja esse empecilho, os Gunners seguem muito otimistas com o rumo das conversas, segundo Romano. O contrato do meio-campista expira em junho de 2024, com uma opção de extensão por mais um ano.
No entanto, o presidente do West Ham, David Sullivan, afirmou após a conquista da Conference League que ele esperava que jogador tivesse feito sua última partida pelo clube, acrescentando que ele “queria sair”. O jogador fez 245 aparições pela equipe desde sua estreia em 2017
City desiste
Os Citizens também foram recusados pelo West Ham anteriormente. O clube de Manchester havia igualado uma proposta de 90 milhões de libras feita pelo Arsenal, oferecendo uma quantia maior à vista, mas ambas as ofertas foram rejeitadas.
Depois de ver o rival ter sua oferta de 105 milhões de libras rejeitada, a direção dos atuais campeões da Premier League entende que o negócio não seria viável e, por isso, deixou as negociações pelo jogador. Mesmo que os Gunners não tenham fechado um acordo, o valor alcançado fez com que o time de Guardiola se afastasse.
Além disso, o jogador do West Ham seria um substituto para Gündogan, que foi para o Barcelona ao fim do seu contrato, e não para Rodri, com quem teoricamente disputaria posição. O encaixe não tão ideal também pode ser um fator para a desistência.