A inacreditável história da estátua de Harry Kane no interior da Inglaterra

4 minutos de leitura

Com 62 gols pela Inglaterra e 278 pelo Tottenham, Harry Kane é o maior goleador da história história da seleção e dos Spurs. Não é exagero pensar que esses feitos o tornem digno de uma estátua no Reino Unido. O curioso é que ele até ganhou essa homenagem, mas ela nunca chegou a ser exposta para o público.

Uma reportagem da “BBC” da Inglaterra, publicada nesta quarta-feira (21), revelou que a prefeitura de Waltham Forest, cidade natal do centroavante, mandou esculpir uma estátua do jogador. Mas ela está há anos guardada em um armazém sem ser exposta.

Por que a estátua de Harry Kane nunca foi exposta ao público

A escultura foi feita em tamanho real e mostra Harry Kane sentado em um banco e a ideia de produzir a estátua surgiu em meados de 2019. Então, a Câmara de Waltham Forest, localizada no nordeste de Londres, destinou 7,2 mil libras (cerca de R$ 38 mil, na cotação da época) para fazer a obra de arte.

Com a estátua concluída em 2020, Emma Best e Roy Berg, vereadores do distrito de Chingford que aprovaram o projeto, planejaram instalá-la em uma plataforma na estação de trem Chingford Overground. No entanto, a proposta foi vetada ter sido avaliada como estrutura de risco pelo Transport of London, órgão responsável pelo sistema de transporte coletivo da capital inglesa.

A apuração do site diz que antes desta proposta, os dois vereadores rejeitaram uma moção inicial para colocá-lo no Ridgeway Park, um parque que fica há seis minutos de distância da estação ferroviária. Porém, não há informações sobre o motivo desta rejeição inicial.

Kane Inglaterra
Kane foi um dos únicos brilhos da Inglaterra contra a Ucrânia – Foto: Icon Sport

Em contato com a BBC, Emma Best relatou que passou “horas e horas” tentando chegar a um acordo sobre o local para a estátua com as “partes interessadas”. Já Roy Berg contou que não havia fotos da escultura para mostrar.

Enquanto não é instalada, a estátua está guardada em um armazém. Essa informação foi descoberta por um residente da cidade chamado Trevor Calver. Ele disse que está tentando encontrar a localização da estátua e quem está pagando pelo armazenamento.

— É ridículo, 7,2 mil libras a mais. É uma piada — mas não é engraçado — disse Calver.

Um porta-voz de Kane que não teve sua identidade revelada contou à BBC que estão “muito entusiasmados” com a ideia da homenagem ao artilheiro e que esperam que possa ser revelada ao público “nos próximos meses”.

— Especialmente com Harry sendo o maior artilheiro de todos os tempos da Inglaterra e do Tottenham. É o que ele merece. A localização da estátua é muito importante para nós e, como Emma disse, estamos tendo alguns problemas no momento, mas quando acertarmos, ficaremos felizes em ir — relatou o porta-voz.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.