Os estádios vazios influenciaram os mandantes na Premier League?

Os números nos ajudam a entender o impacto do público nos resultados dos mandantes na PL

0
365
Os estádios vazios influenciaram os mandantes na Premier League?
Neil Hall/Pool via Getty Images

Após a volta do futebol, no meio de junho, muita coisa mudou nos jogos. Extensos protocolos, novas medidas de segurança e, claro, os estádios vazios. A Premier League na temporada 2019/2020 teve uma média de público de 39.312 mandantes, segundo dados da ESPN. É a maior da história da era moderna do torneio.

O número de espectadores vem aumentando ano após ano e nesta temporada atingiu seu ápice até então. Mas o quanto esses torcedores influenciam de fato no resultado? Jogar com o apoio da sua torcida faz a diferença na Premier League?

Os números dos mandantes na Premier League

Até a pausa pela pandemia haviam sido disputados 288 jogos. Foram 129 vitórias para os mandantes, 87 para os visitantes e 72 empates. Isso rendeu um aproveitamento de 44,8% aos mandantes.

Gráfico de aproveitamento dos mandantes antes da parada

Foram 288 jogos no total. Depois da volta tivemos 92 jogos. Foram 43 vitórias dos mandantes, 29 dos visitantes, além de 20 empates. Ou seja, o aproveitamento dos times da casa aumentou para 46,7%.

Gráfico de aproveitamento dos mandantes Depois da volta
Foram 92 jogos no total

Ou seja, além dos números serem parecidos, o aproveitamento dos mandantes da Premier League aumentou sem a torcida. Isso nos dá a noção da pouca importância dos fãs no quesito “ambiente hostil”. Aquela ideia de que os times são muito mais fortes em casa, pelo menos na Premier League, não se sustenta.

Em comparação, o Campeonato Brasileiro de 2019 teve 48,2% de vitórias do time da casa. Na Bundesliga 2019-20, com a torcida os mandantes venciam 50,2%. Sem esse apoio o número caiu para 36%.

Leia mais: Archibald Leitch: o grande idealizador dos estádios ingleses

A possível lista dos motivos da Premier League ser mais ‘fria' é extensa, mas com certeza passa pelo Relatório Taylor e tudo de diferente que ele trouxe à Inglaterra. Por exemplo: a adição de cadeiras para a torcida ver o jogo sentada já traz uma clara mudança anímica. O inquérito mudou pra sempre os estádios ingleses e seus torcedores.

Além disso, com todo o sucesso que a Premier League tem, o alto número de turistas que visitam os vários estádio contribui para isso. Afinal de contas, cada vez mais você joga para fãs, turistas, que apenas querem ver certo time atuar. Assim, não há necessariamente uma relação de apoio àquele clube.

Leia mais: Quiz: acerte os estádios dos 20 clubes da PL em apenas 5 minutos

É claro que a maioria dos clubes vai preferir jogar em casa. Doze dos 20 tiveram mais vitórias que derrotas em seus domínios. O Liverpool, por exemplo, ficou invicto com 18 vitórias. Mas o contexto da Inglaterra pós-relatório Taylor e os números comparativos pré e pós-pandemia nos mostram que a vantagem não vem diretamente dos torcedores.

Não há posts para exibir