Esses são os estádios mais barulhentos do mundo

3 minutos de leitura

A força da torcida é algo que costuma fazer a diferença no futebol. Não é à toa que os torcedores são, por muitas vezes, chamados de 12º jogador. Mas tem alguns estádios que costumam ecoar mais barulho do que outros. Seja pelo fato de ter fãs mais fervorosos ou pela acústica da arena.

Pensando nisso, a “Iac Acoustics”, empresa australiana especializada em tecnologias de isolamento acústico e cancelamento de ruído, fez um estudo que definiu os estádios esportivos mais barulhentos do planeta. Confira o top 5:

5 – Estádio Williams-Brice – Carolina do Sul, EUA

A arena de futebol americano universitário tem algumas peculiaridades arquitetônicas que ajudam na criação de uma atmosfera impactante. Conhecida como “The Cock Pit”, o Estádio Williams-Brice foi inaugurado em 1934 e possui capacidade para o total de 80.260 pessoas. Esta é a casa dos Gamecocks da Carolina do Sul.

A arquibancada leste do estádio balança quando os torcedores pulam, o que costuma acontecer quando a banda toca a música “Louie Louie”. Além disso, várias partes do estádio vibram devido aos níveis de decibéis gerados durante o jogo típico.

4 – Ali Sami Yen Spor Kompleksi – Istambul, Turquia

Com capacidade para 52.044, o estádio do Galatasaray é uma das menores arenas desta lista. Em uma partida contra o rival Fenerbahçe em 2011, os torcedores do Gala quebraram do então recorde mundial, marcando 131,76 decibéis. Confira a atmosfera que a torcida faz na arena:

3 – Hampden Park – Glasgow, Escócia

Os clássicos do Old Firm de Glasgow não são para os fracos de coração. A atmosfera é alimentada por anos de amarga rivalidade entre Celtic e Rangers e fica bem barulhenta em dia de clássico. No ano de 2018, especialistas em som registraram um pico de ruído de 115 decibéis quando as duas equipes se encontraram no ‘Gers’ Hampden Park, algo semelhante a um motor a jato decolando. O time mandante acabou perdendo a partida por 4 a 0, então é difícil imaginar que a maioria dos torcedores estivessem tão barulhentos após o apito final.

Sente só o clima do estádio do Celtic:

2 – Estádio Arrowhead – Kansas City, EUA

Em setembro de 2014, esta arena da NFL teve um nível de ruído ensurdecedor de 137,5 decibéis foi registrado quando os fãs do Kansas City Chiefs apoiaram a equipe na vitória por 41 a 14 sobre o New England Patriots

Dado que eles nem se classificaram para os playoffs naquele ano, é possível imaginar o quão alto deve ficar os cânticos dos torcedores quando o time está em boa fase.

1 – Westfalenstadion — Dortmund, Alemanha

A casa do Borussia Dortmund, com capacidade para 81.3365 pessoas (que, para fins comerciais, atende pelo nome de Signal Iduna Park) foi originalmente construída para a Copa do Mundo de 1974. 

A arena possui o maior estande de um andar da Europa, que, quando preenchido com 25 mil torcedores do BVB cantando e agitando bandeiras, é conhecido como “A Muralha Amarela“. Graças à torcida, à proximidade do campo e à cobertura – que cobre 80% das arquibancadas e ajuda a conter o barulho – o ambiente é considerado um dos mais barulhentos e mais empolgantes da Europa.

Veja mais notícias do futebol europeu

  • Seleção brasileira: carrasco do 7 a 1 quer treinar o Brasil, diz jornal
  • Ex-Palmeiras, goleiro brasileiro chama atenção no futebol espanhol
  • PSG: Messi impõe condições para renovar e tem outra proposta bilionária
  • Champions: Técnico do Porto alfineta Inter de Milão após eliminação e faz desabafo
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.