‘Espião’ Fernandinho diz que revelou segredo para Guardiola vencer o Fluminense

5 minutos de leitura

O Manchester City conquistou seu primeiro título Mundial sobre o Fluminense em dezembro do ano passado, ao vencer a equipe brasileira por 4 a 0. Mesmo de longe, o ídolo e ex-capitão Fernandinho ajudou o time de Pep Guardiola.

Em entrevista ao podcast “Denílson Show”, o atual volante do Athletico-PR revelou sua conversa com o elenco do City antes da partida e das dicas que deu sobre o time de Fernando Diniz para que os ingleses chegassem mais preparados.

Fernandinho ‘espião’ do Manchester City

O experiente meio-campista mantém contato com a equipe de Pep Guardiola e disse que “fez o dever de casa” ao contar sobre as estratégias do Fluminense para a antiga equipe:

— Eu avisei o pessoal lá e falei: ‘Tem que pressionar em cima, se não vocês vão sofrer’. Eu falei para o Guardiola — começou o brasileiro.

O volante ainda afirmou que esteve no CT em que o clube inglês estava treinando antes da partida para conversar pessoalmente com a equipe. Ele ainda revelou os motivos da equipe de Diniz ter tido sucesso no Brasil.

Fernandinho é sincero sobre United e elege o adversário mais difícil do Manchester City
Foto: Icon Sport

Segundo Fernandinho, no Brasil, “não tem nenhum time que pressione e o Fluminense lá dentro (do campo de defesa) e consiga manter essa pressão”. E ele reforçou a diferença para o futebol europeu:

— Um detalhe importante que na Europa não acontece: os jogadores da frente, quando fazem a primeira pressão, (no Brasil) não voltam para fazer a pressão nas costas de quem está conduzindo a bola — analisou.

Ele lembrou que o ataque do City, composto por Julian Álvarez, Bernando Silva e Phil Foden na ocasião, sempre voltava depois de fazer a pressão, enquanto “o pessoa do meio sustentava, temporizando, para não sofrer o drible”, e foi essa a fórmula do sucesso.

Guardiola tem uma ‘qualidade muito acima’

Antigo capitão e multicampeão com os Citizens, Fernandinho admitiu que a diferença de qualidade é notável entre as equipes: “Eles sabem que eles estão muito acima”.

— Em questão de qualidade, posicionamento dentro de campo, ideia de jogo… Todo mundo já se conhece, sabe como o Guardiola gosta que jogue. E aí o importante era ter a posse de bola, e como eu faço para ter? Tem que recuperar o mais rápido possível — frisou o brasileiro.

Marlon jogando pelo Fluminense na final do Mundial, contra o Manchester City (Foto: Icon sport)
Marlon jogando pelo Fluminense na final do Mundial, contra o Manchester City (Foto: Icon sport)

Fernandinho chegou ao City em 2013 e se tornou ídolo do clube. Foi campeão da Premier League em sua primeira temporada e conquistaria outros quatro títulos do Campeonato Inglês antes de deixar o clube, em 2022.

Fernandinho pelo Manchester City:

  • 383 jogos
  • 26 gols
  • 33 assistências
  • 5x Premier League
  • 6x Copa da Liga
  • 2x Community Shield
  • 1x FA Cup
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]