Espanyol: Retorno a elite e titulo em 2021

Espanyol: Retorno a elite e titulo em 2021
Foto: Divulgação/Espanyol

Outro ano se encerra e com isso, preparamos uma retrospectiva de 2021 do Espanyol. Entre bons e maus momentos, a equipe retornou para a 1ª divisão do futebol espanhol e com título. Dessa forma, na atual elite do Campeonato Espanhol, se encontra em 11º lugar e sonha com uma vaga na próxima Conference League.

Eliminação na Copa do Rei e título na 2ª divisão

Primeiramente, o ano de 2021 não começou bem para o Espanyol. Pela terceira fase da Copa do Rei 2020/21, o time foi eliminado pelo Osasuna, após a derrota pelo placar de 2 x 0. Entretanto, isso não abalou a equipe, que seguia com seu principal objetivo de retornar para elite do país.

Após 42 rodadas e com 82 pontos, os Pericos garantiram o título de La Liga 2 e o acesso para a 1ª divisão. Além disso, o time mostrou uma ótima reformulação, trazendo esperanças ao torcedor. Dona do melhor ataque da competição, com 71 gols e uma das melhores defesas, sendo vazada apenas 27 vezes. Além disso, contou com o artilheiro e sua principal estrela, Raúl de Tomás, balançando as redes em 23 oportunidades.

Contratações

Antes de tudo, o Espanyol teve um mercado de transferências interessante. Sem grandes movimentações, a equipe se fortaleceu em algumas posições em campo, além disso, sem muitos gastos na janela. Os meio campistas Yangel Herrera Manu Morlanes, junto com o atacante Loren Morón, chegaram por empréstimo.

Ademais, vale ressaltar a contratação de Aleix Vidal, que chegou sem custo e dos atacantes Leandry Dimata Álvaro Vadillo, junto com os defensores Miguelón Sergi Gómez.

Sustos na Copa do Rei

Ao contrário do que era esperado, os primeiros jogos na Copa do Rei 2021/22 trouxeram emoções para o torcedor. O Espanyol enfrentou dois times da quarta divisão espanhola, no entanto, a classificação para a terceira fase foi apertada.

Primeiramente, os Pericos visitaram o Solares, chegaram a abrir 3 x 0 no placar, mas viram o adversário diminuir para 3 x 2. Posteriormente, enfrentaram o Cristo Atlético e venceram, de virada, por 2 x 1. Agora, a equipe se prepara para jogar contra o Ponferradina, da La Liga 2, no dia 4 de janeiro e continuar sonhando com o título.

Começo ruim em La Liga e recuperação

Por fim, a volta para a divisão principal na Espanha foi marcada por tropeços da equipe. Nos cinco primeiros jogos, o Espanyol empatou três e perdeu duas vezes. No entanto, com uma vitória contra o Alavés em casa, por 1 x 0, parece ter sido uma virada para a equipe. Inclusive, venceu o atual líder da competição, Real Madrid, por 2 x 1.

Em resumo, após um início ruim, os Pericos se recuperaram e agora ocupam a 11ª posição na tabela, com 23 pontos. Além disso, o time se encontra seis pontos atrás da Real Sociedad, que está em sexto. Com isso, a torcida pode sonhar com uma vaga na próxima Conference League. Todavia, se despediu de 2021 com uma derrota, fora de casa, para o Celta, por 3 x 1. Finalmente, o time espera um 2022 mais tranquilo e com conquistas.