Espanha garante vaga na Eurocopa 2024, classifica Escócia e complica Noruega de Haaland

6 minutos de leitura

A Espanha venceu a Noruega por 1 a 0 neste domingo (15), pela oitava rodada da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa de 2024. Os gols foram marcados por Gavi, no Ullevaal Stadion, em Oslo. O resultado garante a classificação antecipada das seleções da Espanha e da Escócia para a próxima Euro.

Primeiro tempo sem gols

O primeiro tempo foi de amplo domínio da Espanha. A equipe ficou muito mais tempo com a posse de bola e conseguiu criar as melhores chances de gol, enquanto a Noruega mal chegou na área, levando pouquíssimo perigo ao gol de Unai Simon. Morata até marcou um gol aos 20 minutos, após lançamento de Carvajal na área, mas ele foi anulado por impedimento após checagem do VAR.

O lance de maior perigo da Noruega foi acontecer já no final do primeiro tempo, quando Haaland conseguiu a bola após erro da marcação espanhola e avançou em velocidade para a área, mas a defesa da Espanha conseguiu impedir que o artilheiro do Manchester City finalizasse. Em seguida, Fredrik Aursnes bateu uma falta e Leo Ostigard cabeceou, mas a bola foi para fora.

A superioridade espanhola na posse de bola, no entanto, foi se transformar em gols apenas na segunda etapa.

Espanha garante classificação antecipada

Na volta do intervalo, o técnico De la Fuente Castillo tirou Ansu Fati e colocou Mikel Oyarzabal para melhorar o lado esquerdo do ataque, que não foi muito eficiente na primeira etapa. A mudança surtiu efeito em pouco tempo, já que foi desse lado do campo que a jogada do gol da Espanha nasceu.

Após um bate-rebate na área, a bola sobrou para Gavi, que chutou e abriu o placar, aos quatro minutos. O gol levou um tempo para ser validado pelo VAR, já que a jogada envolveu muitas tentativas de jogadores da Espanha na área.

A Noruega conseguiu ficar um pouco mais de tempo com a bola no pé no segundo tempo, mas a equipe não conseguiu encaixar nenhum lance de perigo e ficou com o placar zerado. Com a vitória, a Espanha está garantida na Euro.

Noruega se complica e pode ficar fora da Euro

A derrota sacramentou a eliminação da Noruega das Eliminatórias e, consequentemente, a conquista de uma das duas vagas do grupo A que dão classificação direta para a Eurocopa 2024.

Ainda há a possibilidade – muito remota – dos noruegueses disputarem os playoffs da competição. Nessa repescagem, 12 equipes disputarão as últimas três vagas restantes. Os concorrentes dos playoffs são definidos com base no desempenho dos países na Liga das Nações.

Dessa maneira, a Noruega irá precisar torcer por uma complexa combinação de resultados, que envolve a classificação direta das seleções que estão na frente dela no ranking da Liga das Nações. Isso só será definido no fim das Eliminatórias, em novembro.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.