Escudo do Tottenham: contamos a história do galo

O que inspirou o clube a escolher a ave como símbolo

1
899
Tottenham escudo Catherine Ivill Collection Getty Images Sport
Catherine Ivill Collection Getty Images Sport

Um galo em pé em cima de uma bola. Quem gosta de futebol sabe que essa imagem forte e icônica representa o escudo do Tottenham Hotspur. Mas por que a ave foi escolhida como símbolo do clube?

Escudo do Tottenham: contamos a história do galo  

A história por trás é também parte da história da fundação dos Spurs. E, assim como esta, é coberta de simbolismos e um pouco de mistério.

A escolha do galo, como símbolo, e da expressão Hotspur, como parte do nome, foram inspiradas por um homem. Mas para chegar nele devemos voltar ao ano 1882, quando o clube foi fundado.

Naomi Baker Collection Getty Images Sport
Naomi Baker Collection Getty Images Sport

Fundado por adolescentes

O pouco de mistério que há em torno da origem do Tottenham se dá pelo fato de que ele foi fundado por um grupo de adolescentes, estudantes das escolas Saint John's Middle Class e Tottenham Grammar. Eles também faziam parte do Hotspur Cricket Club. Seu intuito, ao criar o clube de futebol, era ter um esporte para praticar durante o inverno.

Acontece que os garotos não fizeram os devidos registros dos primeiros passos da instituição. O dia 5 de setembro de 1882 é considerado como data de fundação, pois foi quando os jovens fizeram os primeiros pagamentos para inscrição do time em torneios locais. Mas a data exata da fundação é desconhecida.

Leia mais: Quiz: Adivinhe qual o escudo verdadeiro

A história contada, e aceita pelas principais páginas especializadas em história dos Spurs (incluindo a página oficial do clube), é de que o grupo de rapazes se reuniu em uma noite, debaixo de um poste de iluminação, na Tottenham High Road, a cerca de 100 metros de onde seria construído o estádio de White Hart Lane, no norte de Londres. Ali eles decidiram a criação do novo clube.

Ele nasceu simplesmente como Hotspur Football Club (Tottenham foi adicionado ao nome em abril de 1884 para evitar ser confundido com outro clube londrino de nome similar). A expressão Hotspur, que também dava nome ao clube de cricket do qual os jovens fundadores faziam parte, foi inspirada em Sir Henry Percy.

Quem foi Sir Henry Percy?

Tottenham escudo Catherine Ivill Collection Getty Images Sport
Catherine Ivill Collection Getty Images Sport

Percy foi um nobre inglês que viveu entre 1364 e 1403. Ele foi um importante capitão durante a guerra entre Inglaterra e Escócia. Também liderou, mais tarde, rebeliões contra o rei Henry IV e foi morto durante a batalha Shrewsburry. William Shakespeare o tornaria em um de seus principais personagens na peça Henry IV parte 1.

Sir Henry Percy foi conhecido como Harry Hotspur. Consta que o motivo do apelido era por causa das esporas que usava em suas botas (Hotspur significa “espora quente”, em uma tradução livre) para cravá-las no cavalo para que esse galopasse mais rápido.

Além disso, a família de Sir Harry Hotspur foi dona de terras na região de Tottenham, no norte de Londres. Portanto fazia sentido usá-lo como inspiração. Sua história também inspirou a escolha do galo como símbolo.

Leia mais: A origem dos escudos dos times do Big 6

Conta-se que a decisão pela ave aconteceu porque a expressão Hotspur (espora quente) poderia ser relacionada a um bravo galo de briga. Alguns acrescentam (e não há como ter certeza da veracidade disso) que Sir Henry Percy também era um apreciador de rinhas de galos.

Fato é que o galo se tornou um símbolo para o clube. Em 1909 um ex-jogador, William James Scott, fez uma estátua em bronze de um galo em cima de uma bola de futebol, ao custo de 35 libras. A peça de quase três metros de altura foi colocada no topo do West Stand do antigo White Hart Lane.

Desde a final da FA Cup de 1921 a ave faz parte do escudo do Tottenham. Em novembro de 2018 o galo de bronze foi realocado para o novo estádio dos Spurs. Agora ele fica no topo da South Stand.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.