O que significa a escolha do Arsenal por Unai Emery?

2 minutos de leitura

Desde 1996, o Arsenal não iniciava a temporada com um técnico novo. A era Wenger chegou ao fim e, depois de uma época com títulos e que empolgou o torcedor, se encerra com críticas e desempenhos abaixo do esperado, com a segunda temporada seguida sem conseguir a vaga na Champions League.

Unai Emery foi o escolhido pela diretoria para dar início a uma “nova era” nos Gunners. Parte da comissão técnica também foi renovada.

Emery chega com certa desconfiança, por parte da torcida, pela sua passagem no Paris Saint-Germain, onde “fracassou” na Champions League (principal objetivo do clube), bem como não teve “pulso” para lidar com as estrelas do time.

Já no Arsenal, o treinador irá encontrar um elenco e uma equipe com objetivos bem diferentes de sua ex-equipe. O clube londrino irá disputar a Europa League, competição na qual Emery já foi campeão por três vezes como técnico do Sevilla, feito que pode ser repetido pelos Gunners.

Leia mais: A importância do Exeter City para a seleção brasileira

Outro desafio do novo comandante é fazer o Arsenal voltar a ser competitivo, montar uma base, voltar a disputar o título da Premier League e retornar a Champions League.

Hoje podemos considerar o clube londrino numa situação semelhante ao Sevilla, sem a perspectiva de disputar o título nacional, mas com condições de brigar pelo título da Europa League.

Um dos motivos que levaram a diretoria a escolherem Emery foi a capacidade de montar um time competitivo, como fez com os clubes espanhóis Sevilla e Valência (três classificações para a Champions League em quatro temporadas), utilizando um baixo orçamento, situação que encontrará no Arsenal, que vive uma realidade financeira diferente dos principais rivais ingleses.

Leia mais: Homofobia e libertação: conheça a história de Robbie Rogers, ex-Leeds

Outro motivo foi o conhecimento demonstrado por ele sobre os jogadores do clube londrino bem como a forma que poderia aproveitá-los. A entrevista deixou os diretores animados e confiantes de que Emery era a escolha certa.

E o começo não vai ser nada fácil para o treinador. A estreia será diante do Manchester City, atual campeão inglês, em casa, no Emirates Stadium, e depois clássico londrino contra o Chelsea no Stamford Bridge. Já na terceira rodada mais um clássico londrino, dessa vez contra o West Ham, novamente em casa.

Logo de cara já vai dar pra ver o comportamento do time e se os Gunners serão mais competitivos. Outro ponto a analisar vai ser em qual esquema tático ele irá montar o time. Usará o quarteto Henrikh Mkhitaryan, Mesut Ozil, Alexandre Lacazatte e Pierre-Emerick Aubameyang?

A torcida precisa ter calma e paciência: Emery pode sim ser uma boa solução para o clube. O fator casa pode ser importante para o início de trabalho do treinador. Conseguindo as vitórias logo nos primeiros jogos vai dar uma tranquilidade maior para iniciar uma nova era nos Gunners.

Rodrigo Medeiros
Rodrigo Medeiros

Formado em Direito, torcedor do Palmeiras e que admira o Arsenal desde a temporada 2003/2004