Desde 1996, o Arsenal não iniciava a temporada com um técnico novo. A era Wenger chegou ao fim e, depois de uma época com títulos e que empolgou o torcedor, se encerra com críticas e desempenhos abaixo do esperado, com a segunda temporada seguida sem conseguir a vaga na Champions League.
Unai Emery foi o escolhido pela diretoria para dar início a uma “nova era” nos Gunners. Parte da comissão técnica também foi renovada.
Emery chega com certa desconfiança, por parte da torcida, pela sua passagem no Paris Saint-Germain, onde “fracassou” na Champions League (principal objetivo do clube), bem como não teve “pulso” para lidar com as estrelas do time.
Já no Arsenal, o treinador irá encontrar um elenco e uma equipe com objetivos bem diferentes de sua ex-equipe. O clube londrino irá disputar a Europa League, competição na qual Emery já foi campeão por três vezes como técnico do Sevilla, feito que pode ser repetido pelos Gunners.
Leia mais: A importância do Exeter City para a seleção brasileira
Outro desafio do novo comandante é fazer o Arsenal voltar a ser competitivo, montar uma base, voltar a disputar o título da Premier League e retornar a Champions League.
Hoje podemos considerar o clube londrino numa situação semelhante ao Sevilla, sem a perspectiva de disputar o título nacional, mas com condições de brigar pelo título da Europa League.
Um dos motivos que levaram a diretoria a escolherem Emery foi a capacidade de montar um time competitivo, como fez com os clubes espanhóis Sevilla e Valência (três classificações para a Champions League em quatro temporadas), utilizando um baixo orçamento, situação que encontrará no Arsenal, que vive uma realidade financeira diferente dos principais rivais ingleses.
Leia mais: Homofobia e libertação: conheça a história de Robbie Rogers, ex-Leeds
Outro motivo foi o conhecimento demonstrado por ele sobre os jogadores do clube londrino bem como a forma que poderia aproveitá-los. A entrevista deixou os diretores animados e confiantes de que Emery era a escolha certa.
E o começo não vai ser nada fácil para o treinador. A estreia será diante do Manchester City, atual campeão inglês, em casa, no Emirates Stadium, e depois clássico londrino contra o Chelsea no Stamford Bridge. Já na terceira rodada mais um clássico londrino, dessa vez contra o West Ham, novamente em casa.
Logo de cara já vai dar pra ver o comportamento do time e se os Gunners serão mais competitivos. Outro ponto a analisar vai ser em qual esquema tático ele irá montar o time. Usará o quarteto Henrikh Mkhitaryan, Mesut Ozil, Alexandre Lacazatte e Pierre-Emerick Aubameyang?
A torcida precisa ter calma e paciência: Emery pode sim ser uma boa solução para o clube. O fator casa pode ser importante para o início de trabalho do treinador. Conseguindo as vitórias logo nos primeiros jogos vai dar uma tranquilidade maior para iniciar uma nova era nos Gunners.