Esta foi a escalação do Arsenal na última vez que o clube chegou às oitavas da Champions League

4 minutos de leitura

O Arsenal está de volta às quartas de final da Champions League! Depois de 14 anos sem passar pelas oitavas do torneio mais importante da Europa, os Gunners conseguiram empatar no placar agregado com o Porto, nesta terça (13), e avançaram em uma emocionante disputa de pênaltis.

Na última vez em que o Arsenal realizou esse feito, o futebol era muito diferente. Além de Messi e Cristiano Ronaldo estarem no início de uma das maiores rivalidades individuais da Europa, o time inglês contava com rostos e nacionalidades bem diferentes do time atual.

A escalação do Arsenal nas quartas da Champions League 2009/10

O Arsenal chegou às quartas de final da Liga dos Campeões pela última vez em 2010, depois de passar pelo mesmo Porto nas oitavas. Agora, os Gunners tinham pela frente o Barcelona de Lionel Messi, que ainda tinha 22 anos e apenas uma Bola de Ouro na época, e liderado por Pep Guardiola.

Na partida de ida, a equipe comandada por Arsene Wenger empatou em 2 a 2 no Emirates Stadium, com gols marcados por Theo Walcott e Fabregas no lado inglês e dois de Ibrahimovic.

A volta acabou sendo dominada pelos catalães, que aplicaram uma goleada de virada por 4 a 1, com gols marcados apenas por Messi. Bendtner fez o gol de honra para os Gunners.

Foto: ShareMyTatics

“Messi é como um jogador de PlayStation”

Em entrevista após a eliminação, o treinador histórico do Arsenal comparou Messi a um jogador de videogame. Naquele ano, o argentino conquistou sua segunda Bola de Ouro da carreira, que na época era dada em conjunto com o prêmio Fifa The Best.

— Ele é como um (jogador de) PlayStation. Acho que ele pode tirar vantagem de cada erro que você comete. O Barcelona é um time muito bom, mas é claro que tem o Messi que pode fazer a diferença em qualquer momento do jogo.

— Ele é muito jovem, mas pode alcançar muitas coisas – não há muitos jogadores que consigam marcar quatro gols como ele.

Equipe Arsenal
Foto: Icon Sport
Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.