Eric García: qualidade e segurança na saída de bola

Eric García: qualidade e segurança na saída de bola
Foto destaque: Divulgação/ FC Barcelona

Eric García é zagueiro do Barcelona. O espanhol chegou no início da temporada 2021/22. Assim, com Piqué e Araújo como titulares, o atleta ficou no banco de reservas. Todavia, nos últimos jogos, o jogador se tornou titular. Além disso, possui uma boa saída de bola, característica que encaixa no esquema de Xavi.

A importância de Eric García no esquema de Xavi

Em suma, Piqué e Araújo são os titulares do Barcelona. Porém, com a chegada de Xavi, o Barça começou a criar as jogadas com os zagueiros. Assim, Eric García, que possui um bom passe e consegue avançar com a bola no pé, se encaixa no estilo de jogo em que o treinador colocou.

Na vitória por 4 x 0 contra o Real Madrid, o zagueiro fez um lançamento para o campo de ataque. Dessa forma, com esse passe mais longo, Militão subiu para o meio e deixou um buraco na zaga do Real. Então, o Barcelona conseguiu criar uma chance perigosa por conta do Eric García.

Antes da lesão, García estava mostrando um bom desempenho. Entretanto, quando voltou, o jogador caiu de rendimento e sofreu críticas da torcida. Atualmente, o defensor mostra mais segurança defendendo e também na saída de bola.

Por fim, o time do Barcelona não faz o famoso chutão para se livrar da bola. Piqué e Eric García possuem essa característica de ficar com a bola no pé e iniciar as jogadas. Fazendo com que o time adversário suba a marcação e deixe espaço para Ferran Torres, Aubameyang, Dembélé e Adama Traoré.

Um possível esquema com três zagueiros

Contra o Real Madrid, Xavi optou em começar a partida com três zagueiros. Todavia, Araújo foi escalado como um lateral-direito. Afinal, Dest estava machucado e Daniel Alves possui uma idade avançada para jogar todos os jogos.

A princípio, o treinador deve voltar com o brasileiro na posição. Entretanto, em alguns jogos, Xavi pode começar com os três zagueiros e ter mais proteção contra os contra ataques.

Foto destaque: Divulgação/ FC Barcelona