Equipes La Liga 2022/23

10 minutos de leitura

Quer saber mais sobre as equipes disputando a La Liga? Veja aqui todos os detalhes sobre cada uma delas.

Informações das equipes La Liga 2022/2023

Equipe Cidade Treinador Estádio (mando) Capacidade Títulos (último) Material esportivo

Almería

Almeria

Joan Francesc (ESP)

Power Horse Stadium

15.000

0 (não possui)

Castore

Athletic Bilbao

Bilbau

Ernesto Valverde (ESP)

San Mamés

53.289

8 (1983-84)

New Balance

Atlético de Madrid

Madri

Diego Simeone (ARG)

Estádio Metropolitano de Madrid

68.456

11 (2020-21)

Nike

Barcelona

Barcelona

Xavi Hernández (ESP)

Spotify Camp Nou

99.354

26 (2018-19)

Nike

Cádiz

Cádis

Sergio González (ESP)

Estádio Nuevo Mirandilla

20.724

0 (não possui)

Macron

Celta de Vigo

Vigo

Eduardo Coudet (ARG)

Estádio de Balaídos

29.000

0 (não possui)

Adidas

Elche

Elche

Francisco Rodríguez (ESP)

Estádio Martínez Valero

31.388

0 (não possui)

Nike

Espanyol

Barcelona

Diego Martínez (ESP)

RCDE Stadium

40.500

0 (não possui)

Kelme

Getafe

Getafe

Quique Flores (ESP)

Coliseum Alfonso Pérez

17.000

0 (não possui)

Joma

Girona

Girona

Michel Sánchez (ESP)

Estádio Municipal de Montilivi

13.320

0 (não possui)

Puma

Mallorca

Palma de Maiorca

Javier Aguirre (MEX)

Visit Mallorca Estadi

23.142

0 (não possui)

Nike

Osasuna

Pamplona

Jagoba Arrasate (ESP)

Estádio El Sadar

23.516

0 (não possui)

Adidas

Rayo Vallecano

Madri

Andoni Iraola (ESP)

Estadio de Vallecas

14.790

0 (não possui)

Umbro

Real Betis

Sevilha

Manuel Pellegrini (CHI)

Estadio Benito Villamarín

60.712

1 (1934-35)

Hummel

Real Madrid

Madri

Carlo Ancelotti (ITA)

Santiago Bernabeu

81.044

35 (2021-22)

Adidas

Real Sociedad

San Sebastián

Imanol Alguacil (ESP)

Reale Arena

40.000

2 (1981-82)

Macron

Real Valladolid

Valladolid

José 'Pacheta' (ESP)

Estadio José Zorrilla

27.618

0 (não possui)

Adidas

Sevilla

Sevilha

Julen Lopetegui (ESP)

Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán

43.000

1 (1945-46)

Castore

Valencia

Valência

Gennaro Gattuso (ITA)

Mestalla

48.600

6 (2003-04)

Puma

Villarreal

Vila-real

Unai Emery (ESP)

Estadio de la Cerámica

22.000

0 (não possui)

Joma

A história do Campeonato Espanhol

Para muitos, o futebol espanhol é um dos mais fortes ao redor do mundo. Inegavelmente, muitos ídolos já passaram pela Espanha, jogando em uma das equipes da La Liga. Antigamente, tal qual o Campeonato Italiano, as disputas eram realizadas por regiões. Contudo, em 1928, um dos diretores do Arenas Club Getxo, um time do País Basco, propôs a criação de um campeonato nacional.

Posteriormente, depois de todos os trâmites e discussões, no dia 10 de fevereiro de 1929, surgiu a La Liga de forma oficial. De início, apenas 10 times participaram do torneio e, gradualmente, a quantidade de clubes participantes foi aumentando. Conforme os anos se passaram, surgiu também a La Liga 2, ou seja, a 2ª divisão do Campeonato Espanhol.

No ano de 1934, passou para 12 o número de equipes na La Liga. No entanto, ainda nos anos 30, o Campeonato Espanhol foi cancelado por alguns anos, por conta da Guerra Civil Espanhola. Por certo, houveram outras alternativas de torneios durante o período dos conflitos, tais como a Liga Mediterrânea e a Copa da Espanha Livre, que se encerraram após o fim da guerra.

Quando o torneio retornou de vez, em 1941, o número de times subiu para 14 e, nove anos mais tarde, o número de equipes na La Liga era 16. Em 1995, o número de times no Campeonato Espanhol subiu para 22, mas em 1997 reduziram para 20, mantendo essa quantidade nos dias atuais.

Equipes da La Liga e os clássicos

Inegavelmente, o futebol ao redor do mundo é feito de disputas clássicas e na La Liga isso não seria diferente. Certamente, muitos confrontos são clássicos por serem times da mesma cidade, mas em outros casos a rivalidade ultrapassa as quatro linhas do futebol. Um belo exemplo disso é o El Clásico, nome dado do duelo entre os gigantes Real Madrid Barcelona.

Muitos amantes do futebol consideram o confronto entre os Merengues e os Culés o maior clássico do planeta. Por certo, os primeiros duelos das equipes aconteceram na Copa do Rei, mas com o passar do tempo, a rivalidade cresceu e se tornou o que conhecemos nos dias de hoje.

Ademais, entra também a questão do separatismo, visto que o Real Madrid é o time da capital, enquanto o Barcelona é da região da Catalunha e tem o desejo de se separar da Espanha.

Nesse ínterim, tratando-se do âmbito político, os Merengues também têm certa rivalidade com o Athletic Bilbao, clube do País Basco, justamente por questões separatistas. Além disso, o duelo entre as equipes é o segundo que mais vezes aconteceu na Espanha e recebe o nome de El Viejo Clásico.

Em síntese, também existem os clássicos regionais, tais como o El Derbi Canario, entre a UD Las Palmas e o Club Deportivo Tenerife, pois ambos são times das Ilhas Canárias. Outrossim, há o Derbi del Turia, um clássico da Comunidade Valenciana, entre os times do Valencia Levante.

Como as equipes competem na La Liga?

Como dito anteriormente, atualmente a La Liga conta com 20 times que, por temporada, buscam levantar a taça do Campeonato Espanhol. Por certo, eles competem pelos chamados pontos corridos, bem como outros campeonatos mundo afora. Ao todo, são 38 rodadas e quem ficar em melhor colocação na tabela, conquista o torneio.

Para competir na La Liga 2, isto é, a segunda divisão do campeonato, três times que estão na elite são rebaixados. Assim sendo, três times que estavam no limbo, retornam para o Campeonato Espanhol. Nesse retorno, dois sobem de maneira automática, enquanto do 3º ao 6º colocado fazem uma mini eliminatória. Em síntese, apenas dois times vão para uma final de partida única e o vencedor volta à elite do futebol espanhol.

PLBrasil
PLBrasil

Criado em 2010, o Premier League Brasil é o maior veículo brasileiro especializado na cobertura do futebol inglês. Fale com a equipe ou envie sua sugestão: [email protected]