A produção de talentos no futebol brasileiro não para. Um estudo feito pelo Cies Football Observatory realizou uma listagem dos 200 jogadores sub-20 mais promissores do mundo na atualidade. Seis jogadores nascidos no Brasil, como Endrick e Marcos Leonardo, entraram na relação entre os 20 maiores prospectos.
O estudou apurou atletas de 75 ligas do mundo todo, e considerou 20 jogadores em cada uma das dez posições do jogo. A pontuação para definição das posições foi feita pelo método de capital de experiência, que considera os minutos disputados em jogos oficiais, os níveis das partidas e os resultados conseguidos. Tudo isso dentro de um recorte dos últimos 365 dias.
O meio-campista espanhol Gavi foi o líder do ranking, com 4.37 pontos, considerado assim o mais promissor jogador sub-20 do mundo. Endrick, apesar de já negociado com o Real Madrid, não foi o brasileiro melhor colocado. O posto ficou com Marcos Leonardo, atacante do Santos, que ocupou a terceira posição. Na mira do Barcelona, Vitor Roque, do Athletico-PR, fechou o top 5.
Leia mais:
Real Madrid: Vinicius Junior ironiza La Liga após lance polêmico em jogo contra o Girona
Xavi dá ultimato sobre contratação de Vitor Roque, diz jornal; ingleses estão de olho
O top 10 e as posições dos brasileiros
- 1º – Gavi (Barcelona)
- 2º – Jude Bellingham (Borussia Dortmund)
- 3º – Marcos Leonardo (Santos)
- 4º – António Silva (Benfica)
- 5º – Vitor Roque (Athletico-PR)
- 6º – Alejandro Baldé (Barcelona)
- 7º – Milos Kerkez (AZ Alkmaar)
- 8º – Endrick (Palmeiras)
- 9º Ângelo (Santos)
- 10º Moukoko (Borussia Dortmund)
- 12º Andrey Santos (Chelsea)
- 18º Matheus Martins (Watford)
Ângelo, Marcos Leonardo e Matheus Martins na seleção dos melhores
O estudo do Cies Football Observatory também separou uma seleção dos melhores jogadores por cada posição. O ataque, inclusive, é formado por três jogadores brasileiro. Apesar de estarem à frente de Ângelo e Matheus Martins no ranking geral, Vitor Roque e Endrick não entraram pois disputaram vaga com Marcos Leonardo.
A seleção foi formada por Plamen Andreev (Levski Sofia – goleiro), Rico Lewis (Manchester City – lateral-direito), António Silva (Benfica – zagueiro), Zeno Debast (anderletch – zagueiro) e Alejandro Balde (Barcelona - lateral-esquerdo); Arthur Vermeeren (Royal Antwerp – volante), Pablo Gavi (Barcelona – meia central) e Bilal El Khannouss (KRC Genk – meia-ofensivo); Matheus Martins (Watford, ponta-esquerda), Ângelo Gabriel (Santos, ponta-direita) e Marcos Leonardo (Santos – centroavante).