O Football Club Emmen, ou simplesmente Emmen, é um clube de futebol holandês da cidade de Emmen. Fundado em 21 de agosto de 1925 e disputa a Eredivisie.
Trajetória do Emmen: fundação, conquistas e ascensão
O clube que venceu a 2ª divisão do Campeonato Holandês, na temporada 2021/22, subiu para a divisão de elite do país, onde enfrentará equipes como PSV, Feyenoord e Ajax.
Informações importantes sobre a Emmen
- Estádio: Univé Stadiun
- Capacidade: 8.700
- Mascote: Tigre
- Principais rivais: SC Veendam, FC Groningen
Os anos de sucesso
Em 2022, o Emmen teve seu grande sucesso. Enfim, conquistou o título da segunda divisão e subiu para a elite. Na temporada 2021/22, os Canibais conquistaram o título com 82 pontos, em 38 partida. Assim, a equipe venceu 26 partidas, empatou cinco e perdeu apenas sete.
Depois de um grande tempo longe da elite holandesa, o time voltou a 1ª divisão na temporada. Porém, o objetivo pessoal do time é conseguir se manter e não cair novamente para a “segundona” do Holandês.
Na Eerste Divisie, o clube fechou a competição oito pontos na frente do segundo colocado, o Volendam, que terminou com 75 pontos. No campeonato, o time teve granes destaques, como Jeredy Hilterman, Teun Bijleveld, Peter van Ooijen e Peet Bijen. Os Canibais Senhora chegam com um time recheado de jovens, mas com alguns medalhões que dão um peso para a equipe.
O momento sombrio da Emmen
A maior parte do tempo da equipe foi uma época complicada para equipe. O time não conseguia subir para a 1ª divisão do Campeonato Holandês e sempre brigava com outras equipes para terminar no meia da tabela.
O regresso
Depois de trazer alguns jogadores no mercado de transferências, em 2021, os Canibais conseguiram o título da temporada 2021/22, e conseguiram o feito de subir para a elite holandesa.
Mercado de transferências do Emmen
Em suma, sendo um clube com uma história antiga e de muita superação, certamente os Canibais tiveram grandes jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube.
Então, separamos cinco nomes, atuais e do passado. No mercado de transferências, o Emmen trouxe alguns nomes que ajudaram a equipe
Jeredy Hilterman: artilheiro do título
Desde que chegou ao Emmen no mercado da bola, o atacante Jeredy Hilterman entrou em campo em 33 partidas, onde marcou dez gols e distribuiu quatro assistências. Sendo assim, o atleta, que hoje veste a camisa do NAC Breda, ajudou os Canibais a conquistarem o título da 2ª divisão holandesa.
Teun Bijleveld: aposta do Emmen
Surgiu no AZ, mas com um belo desempenho nas categorias de base subiu para o profissional da equipe. De lá, Teun Bijeleveld logo foi fisgado pelo Ajax B no mercado da bola. Porém, com poucas oportunidades, o meio-campo se transferiu ao Heracles Almelo e depois chegou ao Emmen, onde participou da campanha do time.
Tim Siekman: com mais jogos pela equipe
O holandês foi o jogador com mais jogos pela equipe. Apesar de não ter marcado muitos gols, Tim Siekman disputou mais de 220 partidas. Porém, ao todo, o atacante marcou apenas 21 gols e distribuiu 10 assistências.
Foi criado na base do time, mas saiu no mercado da bola de 2010 para o HHC Hardenberg, mas regressando ao clube em 2013, onde ficou até 2019, quando, mais uma vez, movimentou o mercado da bola. Desta vez, assinou com o Lommel.
Dennis Telgenkamp: maior goleiro da equipe
O goleiro pode não ter muita história em times grandes ou até mesmo na Seleção Holandesa, mas no Emmen, Dennis Telgenkamp, que fez mais de 266 jogos na sua carreira, foi o guarda-redes com mais partidas oficiais pelo os Canibais. Ao todo, o atleta esteve em seis temporadas pelo clube holandês.
Julius Dirksen: a promessa do Emmen para o futuro
Neste mercado da bola, o Emmen se movimentou. Logo, o clube holandês trouxe o jovem Julius Dirken, que veio do Ajax B. O zagueiro tem apenas 19 anos e é uma das promessas para o futuro da equipe.