Por que Emiliano Martínez não foi aproveitado no Arsenal e virou ídolo no Aston Villa

4 minutos de leitura

Emiliano Martínez se tornou um dos melhores goleiros do mundo desde que chegou ao Aston Villa. Mas antes de brilhar na equipe de Birmingham, o argentino amargou anos de reserva e empréstimos no Arsenal.

Quando sua chance de ser titular parecia que finalmente chegaria, o sonho acabou. E foi no Villa que “Dibu” conseguiu o espaço que sempre quis. O arqueiro reencontrará, mais uma vez, os Gunners neste sábado (24), pela segunda rodada da Premier League, no Villa Park.

A trajetória de Emiliano Martínez no Arsenal

Diferentemente da maioria dos argentinos, Martínez não jogou por um clube de seu país. Ele fez parte das categorias de base do Independiente, mas se mudou para Londres com apenas 18 anos.

Ele chamou a atenção dos Gunners no Mundial Sub-17, em 2009. No ano seguinte, chegou ao clube inglês e, a partir daí, precisou de duas características que superam a qualidade técnica: paciência e resiliência.

Foram seis empréstimos entre 2010 e 2019. Pelo Arsenal, no período, o goleiro fez apenas 12 jogos no time de cima.

Clubes onde Dibu Martínez jogou por empréstimo de 2010 a 2019

  • Oxford United
  • Sheffield Wednesday
  • Roterham
  • Wolverhampton
  • Getafe
  • Reading

Após tanta espera, a vez de Dibu Martínez finalmente chegou. Com uma grave lesão de Bern Leno, o sul-americano terminou a temporada 2018/19 como titular e em alta.

Em sua coluna na PL Brasil, em 8 de novembro de 2023, o jornalista Tim Vickery destacou que o Arsenal conseguiu lapidar uma joia bruta. Depois de tantos anos emprestado, Martínez só precisou de poucos meses para brilhar.

“Com tempo e paciência, e uma lista extensa de empréstimos, o Arsenal conseguiu transformar um promessa cheio de defeitos num goleiro pronto para aproveitar uma oportunidade — que veio três anos atrás, quando o titular Bern Leno sofreu uma lesão. Era a hora de Martínez mostrar o seu valor. Entrou no time e, numa questão de semanas, consolidou a sua carreira e virou uma grande esperança da seleção argentina.”

Trecho da coluna de Tim Vickery na PL Brasil

O que levou o Arsenal a não efetivar Emiliano Martínez titular no gol?

Destaque, campeão da Copa da Inglaterra e homem de confiança da torcida. Estava tudo certo para Emiliano Martínez virar o número 1 do Arsenal, mas isso não aconteceu. Leno retornou de lesão, e o clube inglês precisava tomar uma decisão.

Já experiente e com sonho de jogar na seleção argentina, Dibu não aceitava mais ser reserva. Se não virasse o titular do Arsenal, sairia de vez, como avisou em declaração à época.

Tenho boa idade (27 anos), estou com confiança de que preciso somar a maior quantidade de minutos possíveis. Estou na mira de 10 clubes da Europa, mas não posso dizer quem são, pois não há nada concreto. Não tenho a situação clara com o Arsenal.

A direção optou por Leno, hoje no Fulham. O tempo mostrou que a decisão não foi a mais correta, já que ambos os goleiros seguiram caminhos opostos. No entanto, à época, o alemão era um ativo mais valioso, como mostrou essa matéria da PL Brasil, de 23 de agosto de 2020.

“A diferença entre os dois goleiros também se dá nos valores de mercado (Emiliano Martínez, 7,2 milhões de libras – Leno, 28,8 milhões de libras). Embora 7 milhões de libras seja um valor baixo, pode servir para ajudar em uma negociação mais complicada”.

Sorte do Aston Villa, que contratou Dibu por apenas 17 milhões de euros e ganhou um ídolo. Melhor também para a seleção argentina, que pôde contar com um paredão decisivo em penalidades máximas, fundamental para as conquistas de títulos que aconteceram nos últimos anos.

Dibu Martínez seria titular no Arsenal atualmente?

Fazer exercício de suposição é sempre complicado. No entanto, é possível afirmar que, no fim das contas, todas as partes saíram felizes. O Aston Villa ganhou um grande goleiro; Emiliano Martínez se tornou ídolo de uma torcida e pôde se desenvolver; e o Arsenal, apesar dos pesares, se encontrou com as contratações de Aaron Ramsdale e, posteriormente, David Raya.

Fato é que o espírito decisivo de Emiliano Martínez faz falta a qualquer time do mundo. Afinal, Dibu é único. Ousado, frio e até, em certa medida, irresponsável. O argentino é o típico goleiro que ganha campeonato.

Como saber o que poderia ter acontecido é impossível, resta analisar os fatos. O arqueiro tem um desempenho extremamente equilibrado quando enfrenta os Gunners.

  • 8 jogos
  • 4 vitórias
  • 4 derrotas
  • 10 gols sofridos
  • 4 jogos sem sofrer gols
emiliano dibu martinez aston villa
Emiliano Martínez: herói do Aston Villa nos pênaltis (Foto: X/@AVFCOfficial)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.