Reserva e em nova função no Tottenham: por que Diniz convocou Emerson Royal para a Seleção

7 minutos de leitura

Emerson Royal foi convocado por Fernando Diniz para disputar a partida contra o Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito do Tottenham foi chamado após Danilo, da Juventus, sofrer um problema muscular no empate contra a Venezuela, na quinta-feira (12), em Cuiabá. O anúncio da nova convocação foi feito na manhã desta sexta (13).

Não será a primeira vez de Royal na seleção brasileira. O camisa 12 dos Spurs já vestiu a camisa da Amarelinha durante a era Tite. Foram oito jogos sob o comando do ex-técnico, sendo que em quatro deles o lateral começou no banco. Ele esteve em campo na Copa América de 2021, nas Eliminatórias da Copa de 2023 e em amistosos, mas não disputou a última Copa do Mundo.

Porém, desde então, a forma de Emerson Royal jogar sofreu algumas mudanças — o que pode justificar sua convocação por Diniz.

O novo e ‘meio-campista' Emerson Royal

Royal chegou ao Tottenham no início da temporada 2021/22 e, até o início desta, atuava no setor defensivo como lateral. Foi esta função que exerceu na Seleção durante a Era Tite.

No entanto, com a chegada de Ange Postecoglou no Tottenham para esta temporada, o brasileiro ganhou uma “nova função” que se adequa ao estilo de jogo do treinador australiano. Agora, Royal joga muito mais no meio-campo e até mesmo no ataque que na defesa.

Em seus trabalhos anteriores, como no Celtic, Ange vinha implementando um estilo que se baseia em pressão alta e laterais versáteis, atuando por dentro. Para a posição de Royal, a ideia é que os jogadores não fiquem “presos” a sua função de origem, mas se infiltrem no meio-campo para ajudar no jogo ofensivo.

Isso surtiu efeito já no primeiro jogo do brasileiro com o novo treinador na Premier League 2023/24. Na partida contra o Brentford, fora de casa, Royal, quando o time tinha a bola, atuou muito mais como meio-campista que lateral, auxiliando na criação e trocando passes perto da área. A boa atuação foi compensada com um gol que garantiu o empate dos Spurs.

Veja a diferença entre o mapa de calor de Royal na temporada anterior e agora, com Ange Postecoglou:

Mapa de calor de Emerson Royal na Premier League 2022/23 (Foto: Sofascore)
Mapa de calor de Emerson Royal na Premier League 2023/24 (Foto: Sofascore)

O fato de Royal estar mais voltado para o ataque que para a defesa pode ser um dos motivos pelos quais Fernando Diniz o convocou. O técnico da seleção e do Fluminense é conhecido pelo estilo de jogo mais livre, no qual os jogadores não ficam presos às suas posições de origem e se movimentam até o ataque, com aproximação e intensa troca de passes.

Reserva pode ser um problema para a seleção?

No entanto, um fator pode ser desfavorável para Royal na Seleção. O lateral não tem sido a prioridade no Tottenham, passando a maior parte dos jogos no banco. Na atual temporada da Premier League, ele atuou apenas uma vez como titular. O espanhol Pedro Porro é o escolhido para a posição.

Ainda assim, o ritmo de jogo talvez não seja um problema pro próximo jogo, já que não é possível saber se Diniz o testará. Teoricamente, o substituto direto de Danilo é Yan Couto, do Girona, que entrou em seu lugar quando sentiu a lesão.

Os números de Emerson Royal na Premier League 2023/24 pelo Tottenham

  • 5 jogos (1 como titular)
  • 1 gol
  • 2º em frequência de gols (139 minutos)
  • Passes certos por partida: 92%
  • Disputas de bola vencidas: 38%
  • Cortes por partida: 1,4

Dados: Sofascore

Uruguai
17/10/23 - 21:00

Finalizado

2

-

0

Brasil

Uruguai - Brasil

South America – Copa do Mundo Qualifying - Estadio Centenario

4° Turno

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.