Eintracht Frankfurt: retrospectiva 2021

Eintracht Frankfurt: retrospectiva 2021
Foto: Divulgação/Eintracht Frankfurt

Acima de tudo, o ano termina de maneira positiva para o Frankfurt. Neste momento, a equipe vai para 2022 na parte de cima da tabela na Bundesliga. Enquanto isso, está classificada para as oitavas de final da Europa League. Sendo assim, confira a Retrospectiva 2021 do Eintracht Frankfurt.

Principais contratações

Rafael Borré

Primordialmente, é o grande destaque da equipe rubro-negra na temporada. O atacante colombiano de 26 anos chegou do River Plate sem custos, após o término do contrato com a equipe argentina. Aliás, chegou a ser sondado por Grêmio, Palmeiras e São Paulo, mas preferiu seguir carreira na equipe alemã, assinando contrato até 2025. Inegavelmente, Borré é peça fundamental do Frankfurt no ataque, ditando o ritmo e criando oportunidades. Em 17 jogos, o atacante fez quatro gols e deu três assistências.

Jesper Lindström

Em virtude da saída do atacante André Silva para o RB Leipzig, no meio do ano, por 23 milhões de euros, a equipe foi ao mercado priorizando novos nomes para o setor ofensivo. Além de Borré, encontrou no jovem norueguês de 21 anos uma bela joia para o ataque. Lindström foi contratado por € 7 milhões do Brondby. Sem dúvida, já mostrou que foi um belo investimento. Em 15 jogos, o meia fez quatro gols e deu duas assistências, além de se mostrar eficiente e veloz na pressão contra as defesas adversárias.

Gonçalo Paciência

O atacante português de 27 anos passou uma temporada emprestado ao Schalke. Assim sendo, retorna para as Águias para compor o poder ofensivo da equipe. Mesmo que sofreu com lesão e viu algumas partidas do banco de reservas, Paciência é um nome que pode oferecer mais no próximo ano. Por exemplo, mesmo com poucos minutos de jogo, é um dos artilheiros do time na temporada, com quatro gols. Além do mais, provou ser um excelente 12° homem, já que marcou todos seus tentos quando entrou na segunda etapa. Em duas oportunidades, inclusive, fez após os acréscimos, dando vitória ao Frankfurt nos dois jogos contra o Antwerp pela Europa League.

Eintracht Frankfurt nas competições

Até aqui, a equipe rubro-negra desempenha bom papel na Bundesliga, assim como foi na temporada passada. Além do mais, vem sendo destaque também na Europa League. Todavia, na Copa da Alemanha, ficou no caminho na primeira fase nesta temporada.

Desempenho na Europa League

De volta às competições europeias, o Frankfurt fez uma ótima campanha na fase de grupos da Europa League. No momento em que começava tropeçando na Bundesliga, as Águias se mantiveram firmes na competição continental.

Apesar de cair em um grupo com camisas tradicionais como Olympiacos e Fenerbahçe, a equipe alemã terminou na primeira colocação, vencendo três jogos e empatando outros três. Por consequência, se classificaram direto para as oitavas de final, com adversário a definir.

Desempenho na Bundesliga

A temporada 2020/2021 do Campeonato Alemão terminou com um gosto agridoce para o Frankfurt. Apesar de terminar em uma honrosa quinta colocação, a equipe ficou apenas um ponto atrás do Wolfsburg, quarto colocado e último classificado para a Champions League. Tudo isso poderia ter sido diferente se, na penúltima rodada, a equipe não tivesse vivido o vexame de perder para o lanterna Schalke por 4 x 3 – esta foi apenas a terceira vitória dos Azuis Reais na competição, onde terminaram rebaixados como uma das piores campanhas da história.

Seja como for, a temporada atual começou com o sinal de alerta ligado após vários resultados adversos. As Águias começaram perdendo do Borussia Dortmund por 5 x 2 e depois enfileiraram cinco empates seguidos na Liga, até vir a grande vitória contra o Bayern por 2 x 1. Na sequência, outros bons resultados começaram a surgir e o Frankfurt foi subindo na tabela até terminar 2021 na sexta colocação, com 27 pontos.

Desempenho na Copa da Alemanha

Todavia, na DFB Pokal, o Frankfurt vivenciou outra decepção. Eliminado na segunda fase na temporada passada, nesta a equipe fez pior, caindo logo na primeira etapa contra o Mannheim, da terceira divisão, por 2 x 0.

Jogo destaque do Eintracht Frankfurt

Antecipadamente, qualquer jogo em que uma equipe alemã vença o Bayern merece destaque. Logo, a Retrospectiva 2021 do Eintracht Frankfurt salienta a vitória contra os bávaros por 2 x 1 em plena Allianz Arena, em 8 de outubro. Além do mais, o placar foi de virada. Goretzka abriu para os donos da casa aos 29 minutos do primeiro tempo. Em seguida, quatro minutos depois, Hinteregger empatou. A virada veio aos 38 do segundo tempo, com Kostic.

De quebra, o resultado quebrou uma série de nove vitórias consecutivas do Bayern, sendo sua primeira derrota na Bundesliga na temporada. Ainda mais, foi a segunda vitória seguida do Frankfurt contra o maior campeão da Alemanha, após um outro 2 x 1 valendo pela temporada anterior, em 20 de fevereiro.

O que esperar para o restante da temporada

Com a Retrospectiva 2021 do Eintracht Frankfurt apontando um bom ano que passou, a equipe quer seguir crescendo em 2022. O técnico Oliver Glasner tem afinando cada vez mais o estilo de jogo com o elenco. Na Bundesliga, a equipe já mostrou que pode brigar por uma vaga na Champions League. Só para exemplificar, a equipe ganhou de rivais diretos nesta disputa, como Freiburg, Leverkusen e Mainz. Enquanto isso, pela Europa League, as Águias podem voar alto e, quem sabe, chegar tão longe como em 2019, quando caiu na semifinal para o Chelsea, nos pênaltis.