A English Football League (EFL), enviou um pedido para que a Premier Leaguereduza os valores distribuídos entre as equipes da competição, buscando diminuir a lacuna financeira entre a primeira e a segunda divisão do futebol inglês.
A EFL organiza algumas competições na Inglaterra, como a segunda divisão, a Championship, com as três melhores equipes sendo promovidas para a Premier League, a elite do futebol no país, onde consequentemente, os três priores times, são rebaixados da primeira divisão.
EFL pede que Premier League reduza lacuna financeira
A Premier League é considerada por muitos torcedores e especialistas, a principal liga nacional de futebol do mundo. A competição vem rendendo aumentando a audiência nos últimos anos, além do alto investimento dos clubes nas contratações de jogadores.
No entanto, a EFL pediu para que a Premier League reduzisse os gastos financeiros. O governo da Inglaterra deverá fechar o novo projeto ‘livro branco’, com um novo regulador independente do futebol inglês. Enquanto isso, as duas organizações estão negociando as questões financeiras.
A EFL trabalha para ampliar a parte financeira dos clubes da League One e League Two, com o objetivo de tornar os clubes financeiramente sustentáveis. Além disso, busca diminuir a lacuna financeira entre a Championship e a Premier League.
Os representantes da EFL pedem para a Premier League compartilhar 25% da receita de TV, que devem ser divididos entre os 72 clubes das divisões na Inglaterra. Em comparativo com a última temporada, o Norwich City, último colocado da primeira divisão, recebeu 100 milhões de libras, enquanto o Fulham, campeão da Championship, ganhou 10 milhões.
O presidente da EFL, Rick Parry afirmou que o objetivo é reduzir a diferença financeira entre as competições e a Premier League, beneficiando os clubes. “O futebol inglês agora tem a oportunidade de fazer as mudanças necessárias para corrigir o desequilíbrio. O dinheiro está no jogo, mas uma solução de redistribuição não”, comentou.
A Premier League afirmou que está disposta a reduzir pela metade a lacuna entre as competições, mas não irá financiar os outros clubes. Outra possibilidade, é a implementação dos pagamentos por méritos na EFL, com a distribuição semelhante ao que ocorre na primeira divisão e a posição que cada equipe terminou a temporada.
A secretária da cultura, Michelle Donelan, confirmou que o projeto ‘livro branco’ deverá ser finalizado nas próximas semanas e acrescentou que a EFL e a Premier League precisam chegar a um acordo. “Publicaremos o livro branco dentro de duas semanas. Está claro que o futebol não precisa que o governo aja”, afirmou.
No entanto, segundo o ministro dos esporte, Stuart Andrew, as negociações entre as duas organizações progrediram nos últimos dias e demonstrou otimismo para chegarem em um consenso. “Acho que a perspectiva do próximo livro branco pode ter encorajado isso e esperamos que eles apareçam com uma solução que trará estabilidade financeira para toda a pirâmide”, comentou.