Ederson – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
604
Foto Destaque: Reprodução / Premier League
Foto Destaque: Reprodução / Premier League

Ederson Santana de Moraes , ou apenas Ederson, é um goleiro de futebol profissional. A saber, nasceu no dia 17 de agosto de 1993, em Osasco é um município da sub-região oeste situado na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil, e atualmente o guarda redes de 27 anos joga no Manchester City. 

Ainda que, nunca tenha atuado por um clube brasileiro, iniciou a carreira na base do São Paulo, aos 12 anos, ficando no Tricolor até os 15 anos. Bem como, começou no profissional aos 15 anos de idade, destacando-se na Europa.

Ederson – Início da carreira

A princípio, começou sua trajetória nos campos nas categorias de base do São Paulo. Em 2009, aos 15 anos, Ederson foi dispensado do Tricolor do Morumbi por telefone. Apesar da pouca idade, o garoto despertou interesse do Benfica-POR. Após dois anos na base do clube português, se profissionalizou na 2ª divisão portuguesa, no Ribeirão.

Um ano mais tarde, rumores de sua saída se confirmaram no mercado da bola e se transferiu ao Rio Ave para atuar pela Primeira Liga, onde seria reserva do esloveno Jan Oblak. Com a saída do goleiro, Ederson se estabeleceu como titular nas temporadas posteriores. Assim, após crescer no cenário esportivo, mais rumores surgiram e alimentavam um retorno. Após se destacar, o Benfica o “repatriou”. Em 2016, o paulistano alcançou seus primeiros títulos com a camisa benfiquista. Logo, a primeira partida oficial pelo clube aconteceu no clássico contra o Sporting, em março de 2016.

Antes de mais nada, em sua passagem pelo Benfica levantou duas taças da Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Pouco depois, ainda na temporada 2016, conquistou a Supercopa de Portugal. Além disso, em 28 de maio do ano seguinte, fechou com chave de ouro com mais um êxito na Taça de Portugal.

Além disso, já com destaque na Europa, movimentou o mercado de transferências mais uma vez, confirmando rumores de que Guardiola queria um goleiro que jogasse bem com os pés. Assim, no dia 1º de junho de 2017, atraiu o interesse do Manchester City, que desembolsou € 40 milhões no mercado da bola. Diante disso, na época, se tornou o segundo goleiro mais caro da história, atrás apenas de Gianluigi Buffon.

Trajetória, conquistas e highlights de Ederson

Então, pelos CitizensEderson foi integrado na equipe principal, para atuar como titular escolhido por Pep Guardiola. Imediatamente, após sua chegada sua partida oficial pelo lado azul de Manchester ocorreu no dia 12 de agosto do mesmo ano na vitória por 2 x 0 sobre o Brighton com mais um Clean Sheet na carreira do guarda redes.

No entanto, no dia 15 de setembro na partida entre o City e Liverpool o goleiro sofreu uma contusão após Mané, atacante dos Reds ter atingido o rosto do brasileiro com um chute em dividida pelo alto. Nesse contexto, devido ao impacto Ederson recebeu oito pontos para conter o ferimento, e voltar aos campos na semana seguinte.

A saber, já temporada 2018 e 2019, nos Citizens conquistou o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa aos olhos de 85 mil pessoas. Mais adiante, em 2020 e 2021, Ederson conquistou a Luva de Ouro da Premier League por dois anos consecutivos. O prêmio é dado ao arqueiro que fica mais partidas sem sofrer gols durante toda a competição nacional.

Foto destaque: Reprodução/ Getty Images

Transferências e Mercado da Bola de Ederson

Contudo, no mercado de transferências em pouco mais de oito anos como profissional já integrou quatro equipes do futebol. Decerto, o goleiro atuou pelo clube Ribeirão-POR, Rio Ave-POR, Benfica-POR e atualmente defende a camisa do Manchester City.

Dessa forma, é considerado por muitos o melhor goleiro da Premier League, Ederson é um dos melhores do mundo. No mercado da bola, desejado por qualquer time europeu. De fato, em razão de seu excelente posicionamento, reposição e jogo com os pés.

Tal qual, nos dias atuais não movimentou o mercado de transferências e permanece defendendo os Citizens, conhecido e exaltado como um dos grandes goleiros do futebol mundial. Decerto, não há possibilidade de sua saída tão breve dos Citizens no mercado da bola.

Manchester City

Com a finalidade de dar mais um passo importante em sua carreira, no time de Guardiola, Ederson fez parte da histórica campanha no Campeonato Inglês e chegou às quartas de final da Liga dos Campeões.

De antemão, desde sua chegada ao Manchester City, Ederson conquistou duas Premier Leagues, uma Copa da Inglaterra, duas Copas da Liga e ao fim duas Supercopas. Em primeiro lugar, o goleiro acertou a extensão de contrato com os Citizens até 2025, portanto, defende e mantem a segurança defensiva que trilhou no clube.  

Em outras palavras, Ederson disputou Copa América de 2021 sediada no Brasil. Embora, a Seleção Brasileira perderá o título para os argentinos por 1 x 0 no Maracanã.

Por fim, em um ano na Inglaterra, se transformou no maior destaque do Manchester City, um dos maiores clubes do país e do mundo. Ou seja, com o tempo na equipe, Ederson recebeu as luvas de melhor goleiro da Premier League em 2020/21.

Foto Destaque: Reprodução/ Getty Images

Seleção Brasileira

Afinal, Ederson fez sua estreia na Seleção Brasileira principal no dia 3 de março de 2017, vestiria enfim a camisa de seu país nas partidas contra o Paraguai e Uruguai. Não apenas, fez parte do elenco brasileiro que disputou a Copa do Mundo de 2018, bem como esteve no banco na eliminação do Brasil para Bélgica.

Em seguida, esteve também na Copa América de 2019 integrou a Seleção campeã da Copa América de 2019, no triunfo sob a seleção Peruana por 3 x 1 em pleno Maracanã.

Foto Destaque: Reprodução/ Getty Images