Assim como a temporada do Manchester City tem sido muito abaixo do esperado, a do goleiro Ederson também tem deixado a desejar.
O brasileiro tem acumulado falhas, incluindo na última rodada da Premier League, na derrota por 1 a 0 para o Nottingham Forest, em batalha direta pelas primeiras posições. Ele até fez grande defesa no segundo tempo em chute de Hudson-Odoi, mas no fim da partida falhou no gol.
Ederson voltou a ser criticado pela imprensa inglesa e seu desempenho foi analisado em reportagem do site “The Athletic”.
— As coisas não têm funcionado como normalmente no City, e Ederson é apenas um exemplo. O brasileiro teve alguns momentos ruins nos últimos anos, mas geralmente tem sido uma presença consistente desde que foi contratado em de 2017 e seus passes permitem que o City jogue futebol do seu jeito, mas nesta temporada tem sido muito mais difícil saber o que esperar dele — avaliou o jornalista Sam Lee.

Assim como o titular Ederson, o reserva Stefan Ortega também acumulhou falhas ao longo da temporada. Os Citizens monitoram o mercado e avaliam a contratação de um novo goleiro.
O brasileiro chegou a ser alvo do futebol saudita nas últimas janelas e quase o clube inglês. Ele tem contrato com o City até junho de 2026.
A fase irregular não parecer ter afetado a avaliação do técnico da Seleção, Dorival Júnior. O goleiro do City foi convocado para os dois jogos da Data Fifa deste mês. O Brasil terá pela frente desafios complicados contra Colômbia e Argentina e deverá ter Alisson novamente como titular no gol.
Fora da Champions League, o City agora descansa ao longo da semana. A equipe azul de Manchester volta a campo contra o Brighton, às 12h (horário de Brasília), no Etihad Stadium, pela Premier League.