O Manchester City venceu o Copenhague por 3 a 1 na tarde desta terça-feira (13) no Estádio Parken, em jogo de ida das oitavas de final da Champions League.
Kevin De Bruyne abriu o placar para o Manchester City, com assistência de Phil Foden, que marcou ou assistiu 12 gols em seus últimos 12 jogos. O empate veio com um vacilo de Ederson, que, ao sair jogando, mandou a bola para Magnus Mattson, que aceitou o presente e marcou. Ainda no primeiro tempo, Bernardo Silva tocou na saída do goleiro com categoria e devolveu à lógica ao confronto.
Nos acréscimos do segundo tempo, De Bruyne devolveu o presente de Foden e deu assistência para a revelação do Manchester City fechar o placar.
De Bruyne imparável
De Bruyne está imparável. Desde que voltou de lesão, o camisa 17 jogou seis partidas e teve também seis participações para gols nesse tempo. Além disso, nas últimas 22 partidas de oitavas de final da Champions League, o meia marcou 10 gols e deu nove assistências.
De Bruyne se tornou o quarto jogador a marcar pelo menos 10 golos na fase a eliminar da Champions League desde 2019-20, junto com Karim Benzema (17), Erling Haaland (13) e Robert Lewandowski (11).
Os 10 gols marcados por De Bruyne em fases mata-mata de Champions League:
- Oitavas – Real Madrid
- Quartas – Lyon
- Oitavas – Borussia Monchegladbach
- Quartas – Borussia Dortmund
- Semis – Paris Saint-Germain
- Quartas – Atlético de Madrid
- Semis – Real Madrid
- Oitavas – RB Leipzig
- Semis – Real Madrid
- Oitavas- Copenhague
Kevin De Bruyne desde que voltou de lesão:
⚔️ 7 jogos (3 titular)
⚽ 2 gol
🅰️ 5 assists
⏰ 41 mins p/ participar de gol (!)
🔑 11 passes decisivos (!)
✅ 85% acerto no passe (!)
↗️ 83% acerto no passe longo (!)
💯 Nota Sofascore 7.78🇧🇪🤯 pic.twitter.com/9sOAcqAKls
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) February 13, 2024
De Bruyne e Bernardo Silva estão envolvidos em 42 gols do Manchester City em mata-mata de Champions League — o belga com 23 participações e o português com 19.
Preocupação para Guardiola
Na metade do primeiro tempo, Pep Guardiola teve que tirar Jack Grealish e colocar Jeremy Doku. O camisa 10 ficou caído no gramado por alguns minutos, tentou jogar, mas pediu a substituição pouco tempo depois.
Falha de Ederson
Aos 33 minutos de jogo, Kyle Walker recuou a bola para Ederson, que tentou passá-la para Nathan Aké, mas a deu de presente para Mattsson marcar.
O COPENHAGUE QUER APRONTAR! 😱🇩🇰 Saída de bola errada do City e GOLAÇO do time dinamarquês pra empatar o jogo: 1 a 1!
Copenhague x Manchester City é AGORA, ao vivo no @spacebrasil e na @hbomaxbr (https://t.co/xMQCsQFc9f)! #CasaDaChampions pic.twitter.com/SLhR57bydR
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) February 13, 2024
Ederson cometeu um erro que resultou diretamente em gol em um jogo da Premier League ou da Champions League pela segunda vez nos últimos três anos:
- Contra Tottenham (janeiro de 2023)
- Contra Copenhague (fevereiro de 2024)
O Manchester City tem apenas 11 jogos sem sofrer gols em 37 jogos nesta temporada, sendo dois deles no Mundial de Clubes. O ponto positivo é que os Citizens ultrapassaram a marca de 200 gols marcados na Champions League sob o comando de Guardiola.
Champions League
Com a vitória, o Manchester City precisa apenas de um empate no jogo de volta no Etihad Stadium. Os Citizens recebem o Copenhague no dia 6 de março, às 17h (horário de Brasília).