O novo vice-campeonato da Inglaterra na Eurocopa pode colocar o ponto final na trajetória de Gareth Southgate na seleção. De acordo o jornal “The Times”, caso o treinador entregue seu cargo, a Federação Inglesa (FA) já tem candidatos para substituí-lo, com um inglês encabeçando a lista.
Nas entrevistas após a derrota para a Espanha por 2 a 1, neste domingo (14), Southgate relatou que quer aproveitar os próximos dias para refletir sobre seu futuro e ficar com sua família antes de conversas mais formais com o diretor-executivo da FA, Mark Bullingham.
Eddie Howe pode ser o novo treinador da Inglaterra
No topo do ranking de possíveis substitutos de Southgate está Eddie Howe, treinador do Newcastle. O inglês está no comando dos Magpies desde 2021 e levou o time à sua primeira classificação para a Champions League na nova fase do clube, na qual está sendo administrado pela família real da Arábia Saudita.
Segundo o “Times”, a FA ainda não entrou em contato com a direção do Newcastle para pedir permissão para falar com o treinador. E, embora sua possível saída demande um pagamento de compensação potencialmente caro, o jornal acredita que é possível alcançar um acordo.
Além disso, a iminente saída de Amanda Staveley da direção e do quadro de acionistas do Newcastle podem aumentar as chances da saída de Howe, já que ela foi a grande responsável pela chegada do técnico ao clube.

Ex-treinadores da Premier League fecham a lista de substitutos
Segundo o “Telegraph”, também inglês, outros nomes conhecidos pelos fãs da Premier League vêm em seguida na lista de candidatos à treinador da Inglaterra, além de Lee Carsley, técnico da seleção sub-21. Caso ele seja o escolhido, seguirá os mesmos passos de Southgate, que também subiu da base para a seleção principal.
Confira a lista de possíveis substitutos de Southgate. Todos estão sem clube atualmente:
- Graham Potter (ex-Brighton e Chelsea)
- Mauricio Pochettino (ex-Southampton, Tottenham e Chelsea)
- Thomas Tuchel (ex-Chelsea)
Nomes como Frank Lampard e Steve Gerrard também são ventilados, mas são considerados “azarões” e correm por fora.