Douglas Luiz – Mercado da bola, transferências e estatísticas

Douglas Luiz Soares de Paulo, ou simplesmente, Douglas Luiz, é um jogador profissional de futebol. A saber, o jogador tem 24 anos, nascido em 9 de maio de 1998, natural da capital do Rio de Janeiro. Contudo, o volante atua no Aston Villa desde 2019. Com isso, confira a trajetória do atleta na carreira. 

Douglas Luiz – Início da carreira 

Douglas Luiz iniciou sua carreira bem jovem nas categorias de base do Vasco da Gama em 2015. Logo, em pouco mais de um ano na base do clube carioca, o volante subiu para os profissionais. Com isso, com destaque, em 2017, o Manchester City comprou o jovem jogador brasileiro no mercado da bola por 12 milhões de euros. 

A saber, Douglas Luiz não teve oportunidades pelo City e foi emprestado no mercado de transferências para o Girona, clube do Grupo City, detentor do Manchester City e alguns clubes pelo mundo, em 2019. No entanto, as boas atuações pelo Vasco da Gama e a venda para o time inglês, convocações nas seleções brasileiras de base ficaram frequentes. 

Trajetória, conquistas e highlights de Douglas Luiz 

Após boa e curta passagem no Vasco da Gama, clube onde venceu a Taça Rio 2017 e atuou por 25 partidas, marcando três gols, Douglas Luiz se transferiu para a Europa. Logo, no Girona, o volante jogou 46 partidas entre 2017 e 2019, e venceu a Supercopa da Catalunha. 

Primeiramente, no Manchester City, detentor dos direitos do atleta, até 2019, Douglas Luiz não chegou a atuar. Logo, para buscar experiência na Premier League, os Citizens venderam o atleta no mercado da bola ao Aston Villa por 16,80 milhões de euros. 

Neste ínterim, pelo Aston Villa, o brasileiro obtém sucesso até o momento. Aliás, em 111 partidas, pelo Villa, o volante marcou cinco gols e vem sendo convocado para a Seleção Brasileira em muitas oportunidades. 

No entanto, pela seleção, desde a época de Vasco, o atleta venceu um quadrangular de seleções na categoria sub-20 em 2016 e o tradicional Torneio de Toulon no sub-23 em 2019. Além disso, Douglas Luiz esteve presente no ouro olímpico em Tóquio 2020. A saber, na seleção principal, atuou como titular em algumas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2022. 

Transferências e mercado da bola da carreira de Douglas Luiz 

Antes de mais nada, Douglas Luiz, prata da casa do Vasco da Gama, atuou uma temporada no clube e já chamou a atenção dos grandes clubes europeus. Além disso, boas atuações nas categorias de base da Seleção Brasileira, os rumores do volante na Europa cresciam. 

Logo, o Manchester City abriu os cofres e contratou o volante por 12 milhões de euros no mercado de transferências de 2017. No entanto, ainda sem experiencia e buscando a adaptação na Europa, Douglas Luiz foi emprestado para o Girona da Espanha.

A saber, o clube espanhol é do Grupo City, grupo detentor dos direitos do próprio Manchester City. Em suma, a mudança para um clube do mesmo grupo facilitou a transferências do atleta. 

Sequencialmente, o empréstimo com o Girona encerrou em 2019. Logo, Douglas Luiz retornou para o City, sem muita pretensão na temporada. Com isso, o Aston Villa buscou a contratação do volante brasileiro. Após rumores, o jogador chegou ao Villa por 16,80 milhões de euros e atua até o momento no clube. 

Vasco da Gama 

Douglas Luiz atuou no Vasco entre 2016 e 2017, em 25 partidas. A saber, o atleta atuou apenas 25 partidas pelo clube carioca. Porém, com muito destaque, o volante, era convocado para a seleção de base frequentemente. No Vasco, Douglas foi campeão da Taça Rio 2017. 

Girona 

Neste ínterim, o Manchester City possuía os direitos do jogador. Com rumores que Douglas Luiz não teria espaço no clube inglês, o próprio clube emprestou o jogador para um clube parceiro. O Girona foi o destino do carioca, por empréstimo, no mercado da bola de 2017. Aliás, a joia brasileira atuou em 46 partidas, não marcou gols e venceu a Supercopa da Catalunha. 

Aston Villa 

No entanto, o melhor momento de Douglas Luiz na carreira é no Aston Villa, clube em que o volante atua no momento. Após o fim do empréstimo no Girona, o jogador retornou ao City, sem espaço no clube. Logo, no mercado da bola de 2019, o Aston Villa contratou o jovem jogador por 16,80 milhões, agitando o mercado de transferências.

Contudo, Douglas Luiz causou uma boa impressão em sua primeira temporada pelo Aston Villa. A saber, em 111 partidas no clube inglês, carioca marcou cinco gols e vinha sendo convocado para a Seleção Brasileira recentemente. 

Seleção Brasileira 

Douglas Luiz se destacou na seleção desde a categoria de base. Entre 2016 e 2019, o volante atuou entre as seleções sub-20 e sub-23. Logo, venceu o quadrangular de seleções em 2016 e o Torneio de Toulon. Além disso, o atleta participou do segundo ouro olimpico do Brasil no futebol. A saber, o jogador é medalhista de ouro da Olimpiada de Tóquio 2020. 

Na seleção principal, o carioca atuou de titular nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2022. Aliás, entre 2019 e 2021. Com isso, o volante segue no radar de Tite para a busca do hexa da seleção Canarinho.