Douglas Luiz relembra conselho de Guardiola: ‘Ele me disse que…

6 minutos de leitura

Douglas Luiz venceu. O brasileiro saiu da comunidade Nova Holanda, no Rio de Janeiro, para os campos da Premier League. Mesmo assim, não esquece suas raízes e demonstra orgulho de onde veio.

Em entrevista ao “Mail Sport”, o volante do Aston Villa relembrou sua infância e passou por todas as fases de sua carreira. Revelado pelo Vasco, o jogador de 25 anos relembrou sua passagem pelo Manchester City e falou sobre o atual estágio que vive.

Douglas Luiz é feliz no Aston Villa e exalta Emery

No Villa desde 2019, Douglas é um dos rostos da evolução atravessada pelo clube nos últimos anos. Na atual temporada, o time está nas quartas de final da Conference League e tem grandes chances de se classificar para a Champions através da Premier League.

— É incrível estarmos entre os cinco primeiros. No ano passado, ficamos em sétimo lugar e fomos para a Conference League. Isso foi ótimo para nós. Agora estamos tentando dar mais um passo.

Douglas Luiz revelou como Unai Emery, no clube desde 2022, mudou todo o ambiente da instituição. O treinador elevou a mentalidade do Aston Villa e previu que o time disputaria a vaga na Champions League da próxima temporada com o Tottenham.

–Ele disse que queria lutar com um time em particular e esse era o Tottenham. Na verdade, ele nos lembrou disso esta manhã. Ele disse: “Eu disse que seria o Tottenham, não disse?” Ele é esperto. Ele conhece nosso nível (…) Ele mudou tudo. Antes dele, jogávamos bola longa, mais reta. Agora ele chegou e nos diz para mantermos o controle e ter tempo. Se a oposição não pressionar, não passe. Se apertarem então, ok, passe para um lado ou para outro.

Além do impacto coletivo, Unai Emery foi extremamente importante para o desenvolvimento de Douglas Luiz. O espanhol deu mais liberdade ao meio-campista, o que é ilustrado pelos números do jogador na atual temporada. Já são 10 gols e 10 assistências para o ex-Vasco.

–Quando ele veio para cá, queria descobrir imediatamente nossas melhores posições. Sempre joguei como um 6 (primeiro volante), mas ele veio e logo disse: “Douglas, você não é um seis. Comigo você é um oito. Você é um bom jogador. Você pode fazer o box to box. Vá e ataque”. Saí daquela reunião com um grande sorriso.

Unai Emery Aston Villa
Unai Emery, técnico do Liverpool (Foto : Icon Sport)

Douglas Luiz relembra passagem pelo Manchester City com carinho

Douglas chegou à Europa através do Manchester City, em 2017. Contudo, o jogador não conseguiu o visto de trabalho para permanecer na equipe e foi emprestado ao Girona. O brasileiro nunca jogou pelo Citizens mas participou de uma pré-temporada sob o comando de Pep Guardiola, o que ficou marcado em sua mente.

“Fiz uma pré-temporada com o City e foi incrível porque aprendi muito”

O volante exaltou a experiência que teve com Pep Guardiola. Douglas Luiz não poupou as palavras para elogiar o período que ficou nos Citizens. A imprensa inglesa informou recentemente que o espanhol gostaria de ter o brasileiro de volta nas próximas temporadas.

–É uma loucura, mas foram os três melhores meses que tive na minha vida futebolística. Pep me pressionou muito. Ele disse: “Douglas, em campo você só vê os primeiros cinco metros. Quero que você veja 30 metros.” Ele estava falando sobre minha visão. Eu me senti um jogador diferente.

O brasileiro Douglas foi contratado sob a expectativa de se desenvolver no Manchester City, em 2017 - Foto: Twitter @ManCity
O brasileiro Douglas foi contratado sob a expectativa de se desenvolver no Manchester City, em 2017 (Foto: @ManCity)

Comunidade da Nova Holanda ainda vive no coração de Douglas Luiz

Hoje na maior liga do mundo, Douglas não esquece de onde saiu. O meio-campista enfrentou muitos obstáculos para chegar onde chegou, mas não guarda mágoas de suas raízes. A comunidade da Nova Holanda fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e abriga cerca de 130 mil pessoas.

–Eu vi tudo na minha vida. Já vi pessoas esfaqueadas na minha frente. Já vi pessoas baleadas. Muitas coisas ruins. Mas o bom é que essas comunidades são fortes. Se você não tiver comida, a comunidade ajudará. Isso é uma parte boa.

Segundo o jogador, tudo é mais difícil para quem nasce em uma periferia. Arrumar um emprego se torna uma tarefa complicada e atrapalha o crescimento dos moradores dessas localidades.

— Mas tudo é mais difícil para nós. Se procuramos emprego num supermercado, mas viemos de uma favela, não conseguimos o emprego. É tão errado, mas é verdade.

Seja por Aston Villa ou por um time ainda maior, Douglas Luiz certamente disputará sua primeira Champions League na próxima temporada. O cria da Nova Holanda venceu e segue orgulhando sua comunidade cada vez mais.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.