Douglas Luiz venceu. O brasileiro saiu da comunidade Nova Holanda, no Rio de Janeiro, para os campos da Premier League. Mesmo assim, não esquece suas raízes e demonstra orgulho de onde veio.
Em entrevista ao “Mail Sport”, o volante do Aston Villa relembrou sua infância e passou por todas as fases de sua carreira. Revelado pelo Vasco, o jogador de 25 anos relembrou sua passagem pelo Manchester City e falou sobre o atual estágio que vive.
Douglas Luiz é feliz no Aston Villa e exalta Emery
No Villa desde 2019, Douglas é um dos rostos da evolução atravessada pelo clube nos últimos anos. Na atual temporada, o time está nas quartas de final da Conference League e tem grandes chances de se classificar para a Champions através da Premier League.
— É incrível estarmos entre os cinco primeiros. No ano passado, ficamos em sétimo lugar e fomos para a Conference League. Isso foi ótimo para nós. Agora estamos tentando dar mais um passo.
Douglas Luiz revelou como Unai Emery, no clube desde 2022, mudou todo o ambiente da instituição. O treinador elevou a mentalidade do Aston Villa e previu que o time disputaria a vaga na Champions League da próxima temporada com o Tottenham.
–Ele disse que queria lutar com um time em particular e esse era o Tottenham. Na verdade, ele nos lembrou disso esta manhã. Ele disse: “Eu disse que seria o Tottenham, não disse?” Ele é esperto. Ele conhece nosso nível (…) Ele mudou tudo. Antes dele, jogávamos bola longa, mais reta. Agora ele chegou e nos diz para mantermos o controle e ter tempo. Se a oposição não pressionar, não passe. Se apertarem então, ok, passe para um lado ou para outro.
Além do impacto coletivo, Unai Emery foi extremamente importante para o desenvolvimento de Douglas Luiz. O espanhol deu mais liberdade ao meio-campista, o que é ilustrado pelos números do jogador na atual temporada. Já são 10 gols e 10 assistências para o ex-Vasco.
–Quando ele veio para cá, queria descobrir imediatamente nossas melhores posições. Sempre joguei como um 6 (primeiro volante), mas ele veio e logo disse: “Douglas, você não é um seis. Comigo você é um oito. Você é um bom jogador. Você pode fazer o box to box. Vá e ataque”. Saí daquela reunião com um grande sorriso.
Douglas Luiz relembra passagem pelo Manchester City com carinho
Douglas chegou à Europa através do Manchester City, em 2017. Contudo, o jogador não conseguiu o visto de trabalho para permanecer na equipe e foi emprestado ao Girona. O brasileiro nunca jogou pelo Citizens mas participou de uma pré-temporada sob o comando de Pep Guardiola, o que ficou marcado em sua mente.
O volante exaltou a experiência que teve com Pep Guardiola. Douglas Luiz não poupou as palavras para elogiar o período que ficou nos Citizens. A imprensa inglesa informou recentemente que o espanhol gostaria de ter o brasileiro de volta nas próximas temporadas.
–É uma loucura, mas foram os três melhores meses que tive na minha vida futebolística. Pep me pressionou muito. Ele disse: “Douglas, em campo você só vê os primeiros cinco metros. Quero que você veja 30 metros.” Ele estava falando sobre minha visão. Eu me senti um jogador diferente.
Comunidade da Nova Holanda ainda vive no coração de Douglas Luiz
Hoje na maior liga do mundo, Douglas não esquece de onde saiu. O meio-campista enfrentou muitos obstáculos para chegar onde chegou, mas não guarda mágoas de suas raízes. A comunidade da Nova Holanda fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e abriga cerca de 130 mil pessoas.
–Eu vi tudo na minha vida. Já vi pessoas esfaqueadas na minha frente. Já vi pessoas baleadas. Muitas coisas ruins. Mas o bom é que essas comunidades são fortes. Se você não tiver comida, a comunidade ajudará. Isso é uma parte boa.
Segundo o jogador, tudo é mais difícil para quem nasce em uma periferia. Arrumar um emprego se torna uma tarefa complicada e atrapalha o crescimento dos moradores dessas localidades.
— Mas tudo é mais difícil para nós. Se procuramos emprego num supermercado, mas viemos de uma favela, não conseguimos o emprego. É tão errado, mas é verdade.
Seja por Aston Villa ou por um time ainda maior, Douglas Luiz certamente disputará sua primeira Champions League na próxima temporada. O cria da Nova Holanda venceu e segue orgulhando sua comunidade cada vez mais.