Ederson se lesionou na partida entre Liverpool e Manchester City, no domingo (10), pela Premier League e desfalcará a seleção brasileira na Data Fifa de março. Sem Alisson, também machucado, o arqueiro dos Citizens tinha grandes chances de ser o titular da Amarelinha nas partidas, mas agora será substituído.
Segundo informou o “Ge”, Ederson sofreu uma lesão no músculo reto femoral da perna direita que vai tirá-lo dos jogos por até três semanas. O Manchester City já informou à CBF para cortá-lo. A solução mais eficaz pode estar na própria Premier League.
Por que Neto deveria receber uma chance de Dorival Júnior na seleção?
Fora dos holofotes de Alisson e Ederson, existe outro goleiro brasileiro que brilha na Premier League. Reserva por muitas temporadas em Barcelona e Juventus, Neto encontrou alto nível de protagonismo no Bournemouth. O ex-Athletico-PR foi contratado pelos Cherries na última temporada e vem ajudando o time a fazer boas campanhas na Premier League.
Neto é um dos melhores goleiros da Premier League
O Bournemouth faz temporada confortável e está em 13º lugar, com 32 pontos. Boa parte dessa pontuação se deve a Neto, um dos melhores arqueiros da Premier League em 2023/24, como provam os números. Segundo o “Sofascore”, o jogador de 34 anos lidera alguns dos principais quesitos da posição.
- 97 defesas (7º da liga)
- 6 jogos sem sofrer gols (7º da liga)
- 1 pênalti defendido (7º da liga)
Neto atuou em 25 das 27 partidas do Bournemouth na Premier League. Ele sofreu 42 gols, o que caracteriza uma média de 1.7 gol sofrido a cada partida. Contudo, de acordo com o site “Understat”, o time do Vitality Stadium tem uma expectativa de gols sofridos no campeonato de 46, o que mostra que a equipe seria mais vazada se não fosse o brasileiro.
How did Neto keep this out?! 😱
Some stop from the Bournemouth 'keeper 👏 #BURBOU pic.twitter.com/SggChaIE9O
— Premier League (@premierleague) March 3, 2024
Experiência contra grandes adversários
O Brasil não enfrentará equipes fracas. Pelo contrário, Dorival Júnior terá pedreiras pela frente em sua estreia na seleção: Inglaterra (23/03) e Espanha (26/06). Para duelos desse porte, é fundamental ter atletas experimentados e com enfrentamento parecido com os dos atletas rivais.
Esse é o caso de Neto, que enfrenta semanalmente alguns dos melhores jogadores ingleses e espanhóis em ação. Sem Ederson e Alisson, a hierarquia da seleção indica que Bento, do Athletico-PR, seja o titular. Rafael, do São Paulo, foi convocado inicialmente como terceiro goleiro, e nunca antes vestiu a camisa da seleção brasileira.
Neto é experiente e acumula convocações para a pentacampeã desde 2010, com uma partida oficial vestindo a Amarelinha. Sua idade avançada, de fato, pode ser um argumento contrário à chamada, uma vez que o Brasil caminha sob o discurso de renovação.
Fato é que o goleiro do Bournemouth vive grande momento e se destaca na Premier League. Com tantos desfalques, pode receber uma chance principalmente se o argumento utilizado por Dorival for quem vive o melhor momento.