Doping de Pogba é confirmado após contra-análise; jogador pode sofrer punições

3 minutos de leitura

Paul Pogba foi pego no antidoping no início de setembro, por uso de testosterona no jogo entre Juventus e Udinese, pela primeira rodada do Campeonato Italiano de 2023/24. O jogador teve direito à contra-análise, mas o resultado foi o mesmo. Agora, o francês pode receber fortes punições.

A informação foi divulgada pela “Sky Sports” da Itália. De acordo com o que foi apurado pela emissora, a contra-prova foi realizada na última quinta-feira (5), no laboratório Acqua Acetosa. O uso de testosterona por parte de Pogba foi confirmado. O primeiro exame havia sido realizado em 20 de agosto.

Agora, se iniciará a fase de investigação. O francês tem sete dias para apresentar os documentos de defesa. Ele deve ser interrogado em um período de duas e quatro semanas.

O que pode acontecer com Pogba?

Com o desenrolar das negocias, Pogba pode sofrer variadas punições de órgãos reguladores do futebol, além de ações da própria Juventus. O clube pode se movimentar para se resguardar e evitar prejuízos financeiros. Ele está preventivamente suspenso e não entra em campo desde o dia 3 de setembro.

  • Pogba pode ser suspenso por quatro anos. A depender dos fatores, o meio-campista pode ser banido do esporte pelo Tribunal Nacional de Antidoping por um período entre dois a quatro anos.
  • Juventus pode rescindir o contrato. O vínculo entre as partes vai até 2026. Caso o jogador seja punido a tendência é que o clube finalize o contrato, a fim de economizar, já que Pogba recebe cerca de 8 milhões de euros por temporada. A Vecchia Signora também tem a possibilidade de suspender o vínculo e pagar apenas o salário mínimo de 39 mil euros ao atleta.
Pogba recebeu proposta para sair da Juventus - Foto: Icon Sports
Pogba pela Juventus (Foto: Icon Sport)

Em seu trabalho de defesa, o ex-Manchester United pode argumentar que o uso do hormônio foi sem intenção. Também há a possibilidade de uma espécie de acordo, aonde o meia poderia cumprir metade da pena imposta de acordo com o contexto situado.

Recentemente, André Onana, quando jogava pelo Ajax, e José Palomino, da Atalanta, tiveram sanções reduzidas após comprovarem que ingeriram substâncias proibidas de forma acidental.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.