Um dia depois de ser indiciado por supostos crimes cometidos nos Estados Unidos, Joe Lewis, acionista majoritário do Tottenham, se entregou às autoridades do país nesta quarta-feira (26).
Através das mídias digitais da Justiça estadunidense, um porta-voz do Ministério Público dos Estados Unidos comunicou que Joe Lewis se rendeu às autoridades federais de Manhattan durante a manhã. Ele terá até o final do dia para comparecer a um tribunal em Nova York.
O dono do Tottenham foi acusado de abuso de informação privilegiada nos Estados Unidos. Com seu acesso a salas de reuniões restritas, o homem de 86 anos teria repassados informações indevidas das empresas em que era envolvido para amigos e até parceiras românticas.
Joe Lewis teria tomado tais atitudes como maneira de “compensar seus funcionários ou dar presentes a seus amigos e amantes”, declarou Damian Williams, procurador do Distrito Sul de Nova York. O repasse de informações teria feito com que as pessoas possivelmente beneficiadas fizessem milhões de dólares no mercado de ações baseadas nesses atalhos conseguidos indevidamente.
Além de Joe Lewis, Patrick O’Connor e Bryan Waugh também foram indiciados e se entregaram às autoridades locais.
O proprietário do Tottenham, Joe Lewis, se rendeu às autoridades americanas após ser acusado de abuso de informação privilegiada. pic.twitter.com/iTwgoy6DNr
— Curiosidades PL (@CuriosidadesPRL) July 26, 2023
A participação de Joe Lewis no Tottenham
Inglês nascido em Londres, Joe Lewis comprou o Tottenham em 2001, por apenas 27,6 milhões de euros. Ao longo dos anos, ele foi se consolidando e aumentando seu poder sob o clube e hoje é dono de 85% do capital social da agremiação, através da ENIC Group, que é um dos braços do Tavistock Group, conglomerado com mais de 200 empresas controlado pelo britânico.
No entanto, Lewis não costuma aparecer como uma figura central dos Spurs. Ele nomeou Daniel Levy como presidente do clube, para ser uma espécie de “testa de ferro” das ações envolvendo o time londrino. É Levy quem responde pelo Tottenham e toma decisões centrais no funcionamento da equipe.
Apesar do pouco envolvimento com o futebol dos Spurs, recentemente a imprensa inglesa divulgou que Joe Lewis ordenou que Harry Kane seja vendido caso não renova seu contrato. O jogador negocia com o Bayern, enquanto o Tottenham deseja receber cerca de 100 milhões de euros por sua contratação.
Joe Lewis acumula uma vida de polêmicas e a detenção nos Estados Unidos é só mais uma. O bilionário já se envolveu em problemas com a Justiça argentina pela compra de uma mansão em Bariloche, mora na Bahamas para fugir da tributação britânica e armou um esquema para lucrar em cima de venda de obras de arte que acabou citado nos Panama Papers, vazamento que expôs empresas em paraísos fiscais.