O dono do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis, foi acusado de apoiar uma organização criminosa e incitar à violência relacionada ao esporte, de acordo com o jornal inglês “Daily Mail”. O empresário tem sido ligado a uma possível compra do Vasco.
O grego, por sua vez, afirma que está sendo chantageado. Ele também foi acusado de outras contravenções.
As acusações sobre o dono do Nottingham Forest
Marinakis, dono do Forest, também é proprietário do Olympiacos, da Grécia, e do Rio Ave, de Portugal. A imprensa inglesa indica que ele pretende comprar o Vasco e ter Edu Gaspar como um dos principais nomes do projeto no Brasil.
O Olympiacos divulgou uma declaração em resposta às acusações. O clube alega que se trata de uma tentativa de chantagem por parte daqueles que “atuam sob condições paraestatais na vida pública do país”.
O empresário foi acusado junto com vários funcionários do clube grego. Há uma investigação sobre uma organização criminosa dentro do futebol, que foi ligada ao assassinato de um policial no ano passado, após o clássico entre Olympiacos e Panathinaikos.
Em uma declaração, o Olympiacos diz que as acusações são “uma nova tentativa de chantagear o Olympiacos a fim de dobrar tanto o clube quanto o próprio presidente”.
A nota do Olympiacos
“Este desenvolvimento veio como uma continuação do injusto alvo em massa de nossos seguidores como uma organização criminosa.
Até mesmo o mais ingênuo pode entender que o momento escolhido não é aleatório. Este método tem características políticas e, infelizmente, usa a própria Justiça como ferramenta.
Aqueles que operam sob condições paraestatais na vida pública do país são responsáveis por essa bagunça.
O Presidente da PAE Olympiacos e a família Olympiacos têm consciência limpa, não estão sendo chantageados, não estão se curvando.”
A ligação de Evangelos Marinakis com o Vasco
Ainda não há uma confirmação oficial ou posição tanto do clube carioca quanto do empresário sobre um negócio formal entre as partes.
A imprensa britânica indica que Edu Gaspar, que deixará a direção do Arsenal para se juntar à empresa de Marinakis, tende a ser o nome que comandará o projeto, caso o grego compre o Vasco.
Além de seus reforços brasileiros, o Nottingham Forest conta com uma parte do seu departamento de scouting no Brasil e já há uma ligação do grupo com o Brasil. Anteriormente a PL Brasil detalhou como funciona a operação do clube em território nacional.