Pupilo de Guardiola é o novo técnico do Leicester: veja 6 discípulos de Pep

3 minutos de leitura

Além de montar times históricos e vencer títulos, Pep Guardiola ainda influencia profissionais e forma outros treinadores. O “Guardiolismo” já se tornou uma escola de futebol e um modo próprio de pensar o jogo e definir estratégias do trabalho dentro e fora das quatro linhas. Não são poucos os atuais técnicos que ganham espaço em grandes clubes após auxiliarem a catalão.

O mais novo pupilo de Guardiola que irá alçar carreira solo é Enzo Maresca. O ex-jogador italiano estava trabalhando como assistente de Guardiola no Manchester City, foi contratado oficialmente como novo técnico do Leicester e terá a missão de recolocar os Foxes na Premier League. Ele se junta a outros cinco nomes que buscaram seus lugares ao sol após anos aprendendo com o atual campeão da Champions League.

Mikel Arteta – Arsenal

Arteta também é espanhol e surgiu como jogador nas categorias de base do Barcelona. Seu contato com Guardiola se deu diretamente no Manchester City, onde desenvolveram uma parceria de cerca de três anos. Logo após encerrar sua carreira dentro de campo, em 2016, o ex-meio-campista se juntou aos Citizens para ajudar Pep e evoluir como profissional.

Arteta e Guardiola durante Arsenal x Manchester City - Icon Sport
Arteta e Guardiola durante Arsenal x Manchester City – Foto: Icon Sport

No Arsenal desde 2019, Arteta já venceu uma FA Cup e fez brilhante campanha na última edição da Premier League, apesar de não ter sido páreo para o seu antigo mestre. Durante a atual temporada, Guardiola lembrou o momento de saída do treinador rumo ao Arsenal. O multicampeão ponderou que seria egoísmo de sua parte segurá-lo como auxiliar e que as pessoas precisam voar.

Vincent Kompany – Burnley

Se na última temporada, o City foi dominante na primeira divisão inglesa, quem fez isso na segunda foi o Burnley. O técnico? Vincent Kompany, ex-jogador dos Citizens e também seguidor de Guardiola.

O belga não chegou a ser assistente do catalão, mas aderiu muito conhecimento após ser o capitão do City por mais de dois anos enquanto Guardiola era o treinador. Não à toa, Pep já opinou que Kompany será técnico do clube azul de Manchester num futuro próxima, por toda sua ligação com a torcida e, claro, estilo de jogo condizente com a identidade dos Sky Blues.

Kompany no Burnley – foto: Burnley/Twitter)

Xavi Hernández – Barcelona

Meio-campo cerebral do Barcelona de Guardiola, Xavi foi fundamental para o sucesso do time que encantou o mundo e projetou o treinador agora tricampeão europeu. Muito se especulava que o antigo camisa 6 seguiria os passos do técnico, como vem fazendo.

Xavi começou sua trajetória fora do campo no Catar e agora treina o Barcelona. Ele ajudou o time culé a se reerguer e voltar a ser campeão de La Liga. A equipe do ex-meio-campista não encanta tanto como as de Guardiola, mas é dona de uma defesa implacável e vem conquistando resultados de destaque.

Barcelona: Xavi critica conduta de Mourinho na final da Europa League
Xavi pelo Barcelona Foto: Icon Sport

Erik Ten Hag – Manchester United

Curiosamente, o técnico do maior rival também bebeu da fonte de conhecimentos do comandante do Manchester City. Erik Ten Hag e Pep Guardiola foram parceiros no Bayern de Munique, quando o espanhol era o treinador principal e o holandês trabalhava com o time B dos Bávaros.

O contato dos dois na época de Alemanha era grande. Quando o United contratou Ten Hag, no começo da temporada, Guardiola rasgou elogios ao técnico e elogiou o modo de jogar do Ajax, seu antigo clube.

— Você precisa assistir o Ajax dos últimos anos e então verá suas qualidades. Parabéns ao Erik e, é claro, ao Manchester United. Ele é um treinador mundial –, comentou Guardiola.

Domènec Torrent – sem clube

De todos, Dome é o mais conhecido do público brasileiro. Ele treinou o Flamengo em 2020 e chegou com a pompa de ser um pupilo de Guardiola, mas somente a grife não foi suficiente para o treinador catalão se manter no Rubro-Negro.

Contato com o técnico do City não faltou. Doménec esteve ao lado de Guardiola por quase dez anos e o acompanhou em Espanha, Alemanha e Inglaterra. Depois do Flamengo, treinou o Galatasaray, mas não obteve sucesso.

Enzo Maresca – Leicester City

A bola da vez é Maresca, que assinou com o Leicester até 2026. Além de ser auxiliar de Pep no City, ele também trabalhou como assistente em Ascoli, Sevilla e West Ham, Anteriormente, chegou a treinar o time principal do Parma, mas não obteve sucesso.

O Leicester quer repetir a escrita do Burnley em apostar num seguidor de Guardiola para voltar à Premier League imediatamente.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.