Dixie Dean: O maior artilheiro de uma edição do Campeonato Inglês

Com apenas 21 anos, Dixie Dean foi peça fundamental para o Everton conquistar seu terceiro título inglês

1
492
Dixie Dean
Barker/Getty Images

O Campeonato Inglês, em mais de 100 anos de história, contou com a passagem de grandes atacantes. Contudo, mesmo diante de tanto tempo, um recorde segue inatingível na Inglaterra. Na longínqua temporada 1927/1928, Dixie Dean, um jovem atacante do Everton fez história ao marcar 60 gols em apenas 39 jogos.

Mais de 90 anos depois, o maior artilheiro em uma única edição do Campeonato Inglês.

A origem de Dixie Dean

Nascido em 1907 em Birkenhead, cidade bem próxima a Liverpool, Dixie Dean iniciou sua carreira como jogador profissional no clube local, o Tranmere Rovers, time que atualmente disputa a League One (Terceira Divisão).

Permaneceu no Rovers entre os anos de 1923 e 1925 ficando ali durante 16 meses. Seu desempenho logo em sua primeira equipe trouxe excelentes números: Dean entrou em campo para 30 jogos e marcou 27 gols.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
  • E se o Southampton não tivesse vendido seus jogadores?

Em pouco tempo, seu talento chamou a atenção de outras equipes, mas a escolha de seu novo clube teve como fator determinante sua experiência ao assistir um jogo quando ainda criança.

Leia mais: Quem é Jimmy Greaves, o maior artilheiro da história do Tottenham

Com apenas oito anos, Dean foi junto de seu pai acompanhar uma partida do Everton no Goodison Park.

Diante disso, em 1925, logo após completar 18 anos, o atacante chegava ao clube pelo qual torcia em sua infância para escrever seu nome na história do Everton e do futebol inglês.

Anos de Everton

Sua saída do Tranmere Rovers para os Toffees foi, na época, a maior transação feita no futebol, com o Everton pagando três mil libras para poder contar com o jogador. O valor pago para ter Dixie Dean em seu plantel mostrou-se um excelente investimento.

Desde sua primeira temporada defendendo seu clube de infância, o atacante sempre figurou entre os melhores marcadores da equipe. Em suas 12 temporadas defendendo o Everton, somente em duas oportunidades ele não foi o artilheiro.

1927/1928: A surreal temporada de Dixie Dean

Entre tantas magníficas atuações, a temporada 1927/1928 certamente é aquela pela qual Dean será para sempre lembrado. O Campeonato Inglês seria vencido pelo Everton pela terceira vez na história, deixando para trás o Huddersfield na briga pelo título.

Com uma disputa acirrada até as últimas rodadas, a equipe de Liverpool sagrou-se campeã apenas dois pontos à frente do vice (53 a 51).

Dixie Dean
Barker/Getty Images
Leia mais: Filme sobre Bobby Robson mostra personalidade cativante de uma lenda

A campanha do clube durante o torneio contou com 20 vitórias, 13 empates e nove derrotas. O ataque do Everton ao final das 42 rodadas contabilizava nada menos do que 102 gols marcados.

No entanto, entre tantos números, salta-se aos olhos que mais da metade dos gols feitos pelo Everton durante todo o campeonato foram marcados por Dixie Dean. Com apenas 21 anos de idade, o jogador foi responsável por marcar 60 gols durante os 39 jogos em que foi a campo.

“Ele pertence à companhia dos grandes, como Beethoven , Shakespeare e Rembrandt”, afirmou o lendário Bill Shankly

Tendo a seu favor uma média superior a 1,5 gol por partida, o atacante inglês atingiu um nível que dificilmente será alcançado novamente no futebol.

Nos bons e maus momentos

Na temporada seguinte ao título, o Everton fez uma campanha muito fraca. Mesmo com Dixie Dean contribuindo com 26 gols naquele campeonato, a equipe terminou apenas na 18ª posição.

Já a temporada 1929/1930 foi ainda mais frustrante. O clube que dois anos antes conquistava a glória máxima do futebol inglês, via-se agora rebaixado para a segunda divisão, terminando o campeonato na lanterna da competição.

Mesmo no pior momento e com mais 23 gols marcados para os Toffees, o atacante permaneceu junto de sua equipe para a disputa da segunda divisão.

O Everton logo tratou de retornar à elite da Inglaterra após conquistar o título da “segundona”. O artilheiro inglês continuou em alta, tendo feito 39 gols naquele campeonato e 48 em toda a temporada.

Leia mais: Copa da Liga Inglesa: quem é o maior campeão do torneio?

Dessa forma, na temporada seguinte o time se preparava para deixar outra vez a sua marca na elite. A volta do Everton à First Division lhe rendeu mais um título inglês. Naquela edição Dixie Dean com mais 45 gols, ajudou a equipe de Liverpool a superar o Arsenal na disputa pelo troféu.

“Quando Dixie subia para a bola, ele era quase imparável”, disse Sir Matt Busby, que jogou contra Dixie Dean

No campeonato de 1932/1933, a equipe passou longe de ganhar o título inglês. No entanto, o Everton chegaria à decisão da Copa da Inglaterra, e após vencer o Manchester City, conquistaria pela segunda vez o torneio.

Esse seria o último título que Dixie Dean conquistaria em Goodison Park. Já desgastado fisicamente, ele deixaria seu clube de coração em 1937. Com seu desligamento do Everton seu talento para futebol também parece ter se perdido.

Outras experiências e a Segunda Guerra como aposentadoria

Na temporada 1938/1939, William “Dixie” Dean transferiu-se para o Notts County, clube que na época disputava a Third Division South. No entanto, em seu novo clube foram pouquíssimos jogos durante toda a temporada, com nove jogos e apenas três gols.

Já com 32 anos, o jogador inglês ainda teve passagens rápidas e discretas pelo Sligo Rovers, da Irlanda e posteriormente pelo Hurst, atual Ashton United.

Em seu último clube, atuou apenas dois jogos, já que em 1940 as competições esportivas foram paralisadas com conta dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, evento que acabou colocando um ponto final em sua carreira como jogador.

Shaun Botterill/Getty Images

Durante toda sua vida como jogador de futebol, Dixie Dean disputou 507 partidas como profissional, tendo alcançado a marca de 473 gols.

Até o último momento de sua vida ele esteve ligado ao futebol. Em 1º de março de 1973, já com 80 anos, Dean retornou ao Goodison Park para acompanhar seu clube de coração em mais um Merseyside Derby. No entanto, durante a partida, o inglês sofreu um ataque cardíaco, falecendo em decorrência disso.

Seu legado e sua imagem certamente estão eternizados na história Everton, tendo o clube instalado uma estátua de Dean nos arredores do seu estádio. O recorde alcançado pelo jovem de Birkenhead certamente ainda parece uma marca inatingível pelos jogadores na Inglaterra.

1 COMENTÁRIO

  1. Fiz o tour do Goodison Park em abril de 19. O guia do tour começa falando das taças do clube e da história do Dixie Dean.
    Emocionante!

Comments are closed.