Disputa de pênaltis: o drama da Inglaterra em competições

Ingleses sofreram com as últimas disputas de pênalti

0
318
disputa de pênaltis

Uma das “histórias mais antigas do futebol inglês” é a seleção inglesa sendo eliminada em uma disputa de pênaltis. Esse é um verdadeiro drama para o torcedor inglês cansado de decepções quando a Inglaterra precisa decidir sua vida, na marca da cal.

De 1990 até 2018, a Inglaterra disputou 12 grandes competições (6 Copas do Mundo e 6 Eurocopas) e em 6 das 12 eliminações, deu adeus ao torneio na disputa de pênaltis.

disputa de pênaltis

Disputa de pênaltis: o drama da Inglaterra em competições

Inglaterra x Alemanha – Copa do Mundo de 1990

A Inglaterra tinha uma grande seleção e, depois do título na Copa do Mundo de 1966, esta foi a melhor campanha dos ingleses em mundiais. Os Three Lions perderam para a Alemanha nas semifinais na disputa de pênaltis por 4 a 3, depois de empatarem em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Quem marcou? – Lineker, Beardsley e Platt

Quem perdeu? – Pearce e Waddle

Inglaterra x Alemanha – Eurocopa de 1996

Lá vem os alemães de novo. Sem dúvida, a Alemanha é o grande pesadelo da Inglaterra, seja em Copas do Mundo ou Eurocopas. Os ingleses sediaram a Euro 96 e até eliminaram a Espanha nas quartas na disputa de pênaltis, mas novamente pararam nas semifinais com o erro de Gareth Southgate.

Quem marcou? – Shearer, Platt, Pearce, Gascoigne e Sheringham

Quem perdeu? – Southgate

Inglaterra x Argentina – Copa do Mundo de 1998

Além da Alemanha, a Argentina é uma das maiores rivais da Inglaterra, e essa rivalidade advém de disputas geopolíticas das últimas décadas. Na Copa de 1998, ingleses e argentinos empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar das oitavas, depois que Beckham foi expulso por pontapé em Simeone.

Quem marcou? – Shearer, Merson e Owen

Quem perdeu? – Ince e Batty

Inglaterra x Portugal – Eurocopa de 2004

Em um grande jogo, Inglaterra e Portugal empataram em 2 a 2 nas oitavas da Eurocopa de 2004, disputada em solo lusitano. Logo na primeira cobrança, David Beckham isolou e complicou a vida dos ingleses.

Eis que outro craque – Rui Costa – também desperdiçou sua cobrança e deu vida à Inglaterra. No entanto, Darius Vassel bateu mal no fim e deu a vaga aos portugueses.

Quem marcou? – Owen, Lampard, Terry, Hargreaves e Cole

Quem perdeu? – Beckham e Vassel

Inglaterra x Portugal – Copa do Mundo de 2006

Novamente, os portugueses no caminho dos ingleses. Com Beckham lesionado no intervalo e Rooney expulso na primeira parte do segundo tempo, a Inglaterra se segurou como pode com um a menos durante a prorrogação para segurar o 0 a 0.

Nos pênaltis, Frank Lampard e Steven Gerrard, que não eram de perder pênaltis, acabaram vendo suas cobranças nas mãos do goleiro Ricardo, que também evitou o chute de Jaime Carragher.

Quem marcou? – Hargreaves

Quem perdeu? – Lampard, Gerrard e Carragher

Inglaterra x Itália – Eurocopa de 2012

A Inglaterra novamente parou nos pênaltis na Eurocopa de 2012, depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar com a Itália. Ashley Young e Ashley Cole desperdiçaram suas cobranças em mais um fracasso inglês nas disputas de pênalti.

Quem marcou? – Gerrard e Rooney

Quem perdeu? – Young e Ashley Cole