O braço direito de Jürgen Klopp pode ganhar sua primeira oportunidade como treinador na próxima temporada. O auxiliar deixará o Liverpool junto com o alemão, e pretende seguir carreira solo. As sondagens já começaram.
Pep Lijnders, discípulo de Klopp, pode comandar o Besiktas, da Turquia. Segundo o “The Athletic”, o time alvinegro está em busca de um novo comandante e avalia muito bem o nome do holandês. A equipe turca está sem técnico desde que demitiu o português Fernando Santos, demitido no último sábado (13).
Pep Lijnders pode treinar ex-Liverpool no Besikitas
O Besiktas foi o último time a surgir com interesse em Lijnders, de 41 anos. A saída do profissional do Liverpool foi anunciada junto a Klopp no início do ano.
Os turcos, porém, não são os primeiros a buscarem informações sobre o “aprendiz de Klopp”. Recentemente, o Ajax foi ligado a Pep Lijnders para a próxima temporada. O gigante holandês demitiu Maurice Stein e nomeou John van’t Schip como interino até o fim de 2023/24.
Se fechar com o Besiktas, Pep Linjders poderá reecontrar um velho conhecido de Liverpool: Alex Oxlade-Chamberlain. O elenco também tem nomes famosos no cenário do futebol europeu, como Vincent Aboubakar, Cenk Tosun e Al-Musrati.
O time de Istambul vive uma temporada complicada. No Campeonato Turco, é apenas o quarto colocado, com 48 pontos, e não tem mais chances de título. A equipe ainda foi eliminada na fase de grupos da Conference League e na quinta rodada da Copa da Turquia.
Quem é Pep Lijnders, o fiel escudeiro de Jürgen Klopp?
Lijnders tem uma longa trajetória no futebol. Ele começou trabalhando nas categorias de base do PSV Eindhoven, em 2002, e tinha papel fundamental no desenvolvimento individual dos jogadores. Se mudou para o Porto no ano de 2006, ainda para trabalhar nas divisões inferiores. Lá, atuou junto com Luís Castro, André Villas-Boas, Vitor Pereira, Jesualdo Ferreira e outros técnicos portugueses.
Sua primeira passagem no Liverpool aconteceu entre 2014 e 2017, com assistente de Brendan Rodgers e Klopp. Linjders tentou dar o próximo passo na carreira em 2018 e assumiu o NEC, da segunda divisão holandesa. No entanto, foi demitido após não conseguiu subir à elite.
Voltou ao Liverpool em 2018 para não sair mais. Se tornou o homem de confiança de Jürgen Klopp e agora deve ampliar o legado do alemão pelo futebol europeu. Em entrevista ao “Coaches Voices”, Pep Lijnders como é positivo atuar ao lado do comandante dos Reds.