Diogo Jota – Mercado da bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
1189
Diogo Jota

Diogo José Teixeira da Silva é um jogador de futebol profissional português.  Ele nasceu em 4 de dezembro de 1996, no bairro de Massarelos, em Porto, e atualmente joga como atacante no Liverpool. Diogo Jota começou sua carreira aos nove anos de idade, quando se juntou ao Gondomar, clube que leva o nome da mesma cidade que habita.

Diogo Jota – Início de carreira

Durante sua carreira na juventude, Diogo Jota atuou pelo Gondomar entre 2005 e 2013. Posteriormente, passou pelo Paços de Ferreira, clube em que frequentou as categorias de base até 2014.

No mesmo ano, já aos 18 anos de idade, Jota foi promovido À equipe principal. Eventualmente, em sua temporada de estreia como profissional, marcou quatro gols em 12 partidas.

No ano seguinte, foi destaque do Paços de Ferreira, com 12 gols em 36 partidas, a 3ª melhor marca da carreira até o momento. Em 2016, seu bom futebol agitou o mercado de transferências, chamando a atenção do Atlético de Madrid, que imediatamente, o contratou.

Porém, em seguida, Diogo  Jota foi emprestado ao Porto, time da sua terra natal, movimentando mais uma vez o mercado da bola. Pelo Dragão, o atacante português teve uma boa temporada no vice-campeonato da equipe.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Diogo Jota

Contudo, no mercado de transferências daquele ano, o jogador voltou ao Atlético de Madrid e, novamente, não teve oportunidades. Assim, foi emprestado outra vez.

No entanto, o destino de Jota no mercado da bola em 2017 foi o Wolverhampton, da Inglaterra. Na Terra da Rainha, Diogo Jota assumiu protagonismo nos Wolves, com 46 jogos e 18 gols, sendo a melhor marca da carreira em número de partidas e gols.

Seu desempenho por empréstimo convenceu a direção dos Lobos, que acertou em definitivo a permanência do atleta como maior contratação do clube no mercado da bola, por 14 milhões de euros (cerca de R$63 milhões na época). No time de Nuno Espírito Santo, Jota se tornou a referência técnica nas boas campanhas da equipe na Premier League.

Eventualmente, em 2020, Diogo Jota chamou atenção do alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool. Dessa forma, o craque foi contratado pelos Reds no mercado da bola sobre grande expectativa por 44,77 milhões de euros (R$314 milhões na ocasião), para se juntar ao plantel campeão nacional na temporada anterior.

Assim, em sua temporada de estreia pelo clube, Diogo Jota começou alternando entre o banco de reservas e o time titular. Porém, atuou 30 vezes ao logo da campanha. Nesta temporada, Jota inicia como “12º  jogador ” do elenco, disputando vaga com Salah, Firmino e Mané. Porém, nos bastidores do clube há rumores de uma possível titularidade no lugar do brasileiro, que vive mau momento.

Seleção Portuguesa

Pela seleção nacional, Diogo Jota estreou em 2019, fazendo parte do elenco campeão da Liga das Nações. Neste ano, integrou a equipe de Portugal na Eurocopa com grandes expectativas e rumores de um bom desempenho. Contudo, teve atuação discreta e abaixo do esperado, assim como a campanha dos lusitanos, que caíram nas oitavas de final.

Transferências e Mercado da Bola de Diogo Jota

Até o momento, esteve em cinco equipes profissionais. Porém, só atuou em quatro. Pelo Atlético de Madrid, o jogador chegou a ser contratado, mas passou por empréstimo por Porto e Wolverhampton vinculado ao clube espanhol antes de fechar em definitivo com os Wolves no mercado de transferências de 2018.

Além dos citados, Diogo Jota iniciou a carreira pelo Paços de Ferreira antes de se juntar aos colchoneros. Em 2020, movimentou o mercado da bola com rumores de uma possível ida ao Liverpool. Eventualmente, a negociação foi feita, e Diogo Jota trocou o Wolverhampton pelos Reds, clube que joga atualmente.