Como Diogo Jota é ‘solução e problema’ para Arne Slot no Liverpool

6 minutos de leitura

Diogo Jota saiu do banco de reservas e precisou de apenas 22 segundos para marcar o gol de empate do Liverpool contra o Nottingham Forest no dia 14 de janeiro.

Esse é apenas um exemplo da efetividade do atacante com os Reds. Ele chegou ao clube em 2020 depois de se destacar no Wolverhampton e soma 64 bolas na rede e 21 assistências em 164 jogos. No entanto, isso se tornou um “problema” para Arne Slot. Como? A PL Brasil analisa a seguir.

Para entender a situação, vamos recapitular algumas das formações ofensivas do técnico holandês para o time titular nesta temporada. Slot começou a campanha com Mohamed Salah e Luis Díaz nas pontas e Diogo Jota centralizado — o que parece ser seu “plano A”.

Depois, chegou a colocar Cody Gakpo no lugar de Díaz e Darwin Núñez na posição de centroavante ocupada por Jota.

Houve também o esquema 4-2-3-1 que deixou o português mais recuado com Gakpo e Chiesa nas alas e Núñez avançado, como no jogo contra o West Ham na Copa da Liga Inglesa em setembro.

Diogo Jota, Núñez e Alexander-Arnold comemoram gol do Liverpool na FA Cup
Diogo Jota, Núñez e Alexander-Arnold comemoram gol do Liverpool na FA Cup (Foto: Propaganda Photo/Imago)

Isso reflete um dos pontos fortes de Diogo Jota: a versatilidade. Aos 28 anos, ele pode atuar como ponta — na esquerda ou na direita — ou centroavante. Não à toa esteve envolvido em 10 gols nas 20 vezes que foi a campo em 2024/25.

Diogo Jota é baixa constantemente no Liverpool

O que impede Jota de conquistar números ainda melhores — e aqui está a dor de cabeça do treinador — são os problemas físicos. O camisa 20 se machucou no clássico contra o Chelsea na 8ª rodada da PL, em 20 de outubro, e só retornou dia 14 de dezembro, em duelo contra o Fulham.

Depois de garantir o empate do Liverpool com o Forest na 21ª rodada, o jogador sentiu novamente uma lesão muscular e virou baixa por “algumas semanas”, como disse Arne Slot. O técnico não pôde contar com ele nos dois jogos seguintes — contra Brentford no Campeonato Inglês e Lille na Champions League.

Essa foi a 10ª lesão registrada pelo português desde que assinou com o clube de Merseyside, e são mais de 60 partidas como desfalque por problemas físicos.

Diogo Jota sente lesão em jogo pelo Liverpool na Premier League
Diogo Jota sente lesão em jogo pelo Liverpool na Premier League (Foto: Propaganda Photo/Imago)

Quem frequentemente ocupa seu lugar na equipe é Darwin Núñez, que vive altos e baixos e foi até ligado a uma possível transferência de clube em janeiro.

Núñez desembarcou no norte da Inglaterra dois anos depois de Jota e ainda não consegue ser uma unanimidade na equipe. São 39 gols e 22 assistências em 127 duelos disputados. Na temporada atual, o uruguaio de 25 anos registra 10 participações em tentos nas 31 aparições que fez.

AtacanteJogos na temporada 2024/25Participações em gols
Darwin Núñez3110
Diogo Jota2010

No comparativo entre os atacantes apenas na Premier League, Jota supera o companheiro de time em gols (5 a 4), gols esperados (4,87 a 3,27) e na média de tentos por partida (0,4 a 0,2). O uruguaio leva vantagem no quesito grandes chances criadas (2 a 3) e média em aspectos defensivos, como desarmes (0,5 a 0,9) e cortes (0,4 a 0,5), além de ter menos grandes chances desperdiçadas (8 a 3).

AtacanteMinutos jogados na PL 2024/25Gols marcadosGols esperadosGrandes chances criadasGrandes chances perdidas
Darwin Núñez82643,2733
Diogo Jota62754,8728

O português voltou a campo na vitória por 4 a 0 sobre o Tottenham pela Copa da Liga Inglesa na quinta-feira (6), e pode encarar o Plymouth Argyle neste domingo (9), na Copa da Inglaterra.

O Liverpool é líder da Premier League, avançou às oitavas da Champions também na primeira colocação, e tem o camisa 20 como peça fundamental para manter a efetividade do time com Salah e Díaz. O jornalista James Pearce, do “The Athletic”, destaca que Diogo Jota é a referência ideal no ataque dos Reds.

— Jota é, sem dúvidas, o camisa 9 mais completo à disposição de Slot. Ele em forma e enérgico vai determinar o que o Liverpool vai alcançar nesta temporada –, analisa o jornalista.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.